sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Titãs - Tudo Ao Mesmo Tempo Agora - 1991

Titãs - Tudo Ao Mesmo Tempo Agora - 1991 


1. "Clitóris"   Paulo Miklos 3:47
2. "O Fácil É o Certo"   Sérgio Britto 2:13
3. "Filantrópico"   Branco Mello 2:26
4. "Cabeça"   Paulo Miklos 2:05
5. "Já"   Arnaldo Antunes 2:13
6. "Eu Vezes Eu"   Sérgio Britto 2:50
7. "Isso para Mim É Perfume"   Nando Reis 3:19
8. "Saia de Mim"   Arnaldo Antunes 3:19
9. "Flat - Cemitério - Apartamento"   Branco Mello 1:37
10. "Agora"   Paulo Miklos 2:35
11. "Não É por não Falar"   Sérgio Britto 2:31
12. "Obrigado"   Nando Reis 1:08
13. "Se Você Está Aqui"   Nando Reis 2:54
14. "Eu não Sei Fazer Música"   Branco Mello 2:50
15. "Uma Coisa de Cada Vez"   Arnaldo Antunes 3:18

Tudo ao Mesmo Tempo Agora é o sexto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em 1991.

Das viagens eletrônicas para o rock nu e cru. Isso é o que se pode dizer sobre a transição estética que os Titãs promoveram entre Õ Blésq Blom, de 1989, e este álbum. Tudo ao Mesmo Tempo Agora mostra a banda em um meio-termo entre o punk rock dos Stooges e as novas sonoridades do movimento grunge que então florescia em Seattle. O disco é o único trabalho da banda em que os próprios integrantes assumiram o encargo de produzir as faixas, encerrando uma vitoriosa parceria com o produtor Liminha (considerado o "nono titã"). Os oito Titãs dividiram entre si os créditos das quinze faixas, embora nem todos tivessem participado da composição de todas as canções.
Lançar um trabalho como "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" era algo arriscado num tempo em que os artistas de música sertaneja dominavam um mercado fonográfico em recessão num contexto econômico idem - uma das marcas da chamada Era Collor. O disco não conseguiu chegar à marca das 150 mil cópias vendidas e, não bastasse isso, sofreu muito na mão da crítica. Contribuiu para a fria e ácida recepção ao trabalho o teor das letras, que, em grande parte, eram agressivas e recheadas de palavrões. Exemplos são a faixa de trabalho "Saia de Mim", assinada por Arnaldo Antunes ("Saia de mim como um peido/Tudo o que for perfeito"), e "Isso para Mim É Perfume", cuja letra, segundo seu autor, Nando Reis, é sobre o máximo de intimidade a que se pode chegar num relacionamento ("Isso para mim é perfume/Suor, fedor/Isso para mim é garboso/(...)/Cheirar sua calcinha suja na menstruação/(...)/Amor, eu quero te ver cagar"). A crítica considerou infantil o conteúdo do trabalho - e o irônico é que se tratava dos mesmos críticos que ovacionaram a escatologia dos Titãs em "Cabeça Dinossauro", de 1986.
Apesar dos contratempos, os shows da banda seguiam em alta. Apresentações sólidas se seguiram no antigo festival Hollywood Rock em janeiro de 1992, às vezes em jam sessions juntamente com os Paralamas do Sucesso. Porém, em dezembro de 1992, durante os ensaios para o futuro disco Titanomaquia, Arnaldo Antunes, alegando desejar se dedicar aos seus trabalhos paralelos, comunicou sua saída do grupo, em outro duro golpe para a banda.
Tudo ao Mesmo Tempo Agora, incompreendido e comercialmente fracassado, provar-se-ia curiosamente influente quinze anos depois, quando a cantora de MPB Maria Bethânia regravou a faixa "Agora" no disco Mar de Sophia. Outro artista que defendeu o disco foi o irmão de Bethânia, o cantor e compositor Caetano Veloso - cujo disco Cê,lançado em 2006, tem uma sonoridade reminiscente da crueza de Tudo ao Mesmo Tempo Agora.

Formação

Arnaldo Antunes: vocal e guitarra-base
Branco Mello: vocal
Charles Gavin: bateria e percussão
Marcelo Fromer: guitarra-líder
Nando Reis: baixo e vocal
Paulo Miklos: teclado e vocal
Sérgio Britto: teclado e vocal
Tony Bellotto: guitarra-base

Créditos

Engenharia de gravação: Carlos Freitas e Roberto Marques
Overdub de teclados e vocais: Nas Nuvens (RJ)
Engenharia de overdub: Vitor Farias
Mixagem: Nas Nuvens (RJ)
Técnicos de mixagem: Vitor Farias
Assistentes de mixagem: Antoine Midani, Guilherme Carlicchio e Mauro Bianchi
Masterização: Roberto Marques e Stephen Marcussen
Assistentes de estúdio: Thiago Marques
Assistente de produção: Nelson Damascena
Capa: Fernando Zarif
Fotos: Rômulo Fialdini
Roadie: Sombra Jones
Arte final: Patrícia do Valle Dias
Coordenação gráfica: Silvia Panella
Desenhos da capa extraídos da Enciclopédia Barsa.

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