sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Titãs - Õ Blésq Blom - 1989

Titãs - Õ Blésq Blom - 1989


1. "Introdução por Mauro e Quitéria"   Mauro, Quitéria Mauro e Quitéria 0:44
2. "Miséria"   Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Sérgio Britto Sérgio Britto e Paulo Miklos 4:27
3. "Racio Símio"   Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Nando Reis Nando Reis 3:19
4. "O Camelo e o Dromedário"   Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Tony Bellotto Paulo Miklos 5:22
5. "Palavras"   Marcelo Fromer, Sérgio Britto Sérgio Britto 2:33
6. "Medo"   Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Tony Bellotto Arnaldo Antunes 2:06
7. "Natureza Morta"   Arnaldo Antunes, Liminha, Branco Mello, Marcelo Fromer, Paulo Miklos, Sérgio Britto Arnaldo Antunes e Branco Mello 0:19
8. "Flores"   Charles Gavin, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto Branco Mello 3:27
9. "O Pulso"   Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Tony Bellotto Arnaldo Antunes 2:45
10. "32 Dentes"   Branco Mello, Marcelo Fromer, Sérgio Britto Branco Mello 2:30
11. "Faculdade"   Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos Nando Reis 3:13
12. "Deus e o Diabo"   Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto Sérgio Britto e Paulo Miklos 3:28
13. "Vinheta Final por Mauro e Quitéria"   Mauro, Quitéria Mauro e Quitéria 0:35

Õ Blésq Blom é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em 16 de outubro de 1989 pela WEA.

Õ Blésq Blom marcou nova mudança na sonoridade dos Titãs ao final da década de 80, deixando de lado o som "sujo" que a banda desenvolvera três anos antes e então abordando sonoridades que remetiam ao Tropicalismo, à world music e ao pop eletrônico.
Considerado pelo jornalista musical José Augusto Lemos, na época editor-chefe da revista Bizz, como sendo "o vinil mais bem produzido que este país já viu", o disco teve excelente repercussão dentro da crítica e boa aceitação por parte de público. Até o fim de 1990, alcançou venda de 220 mil cópias, no rastro de canções como "Flores", "O Pulso" e "Miséria".
Para contribuir no novo toque de brasilidade, o grupo convidou para ilustre participação a dupla de repentes pernambucanos Mauro (ex-estivador e auto-intitulado "O Rei do Rock") e sua esposa Quitéria, que cantavam com um poliglotismo curioso, misturando palavras em inglês, italiano, grego, russo e japonês. São deles as vinhetas de introdução e fechamento do disco. Além disso, foi também criação de Mauro o estranho nome do álbum, a ser "traduzido" como "os primeiros homens que andaram sobre a terra"1 .
Boa parte do disco se apoiou em programações eletrônicas e teclados (por exemplo, "Miséria", "O Pulso" e "Deus e o Diabo", esta última não tendo agradado Marcelo Fromer e Tony Bellotto justamente pela falta de ênfase nas guitarras), mas veio contar também com o pop rock tipicamente brasileiro ("Flores", "Palavras"), o rock pesado em "Medo" e sonoridade puxada para o country de "32 Dentes".

Formação

Arnaldo Antunes: vocal
Branco Mello: vocal
Charles Gavin: bateria e percussão
Marcelo Fromer: guitarra e violão
Nando Reis: baixo e vocal
Paulo Miklos: saxofone (em "Flores") e vocal
Sérgio Britto: teclado e vocal
Tony Bellotto: guitarra e violão

Participações Especiais

Liminha: bateria eletrônica ("Miséria", "Deus e o Diabo" e "Faculdade"), guitarra ("O Pulso" e "Deus e o Diabo"), percussão eletrônica ("O Camelo e o Dromedário") e programação de teclados ("O Pulso", "Miséria" e "Deus e o Diabo").
Mauro e Quitéria: introdução e vinheta final, com gravação na Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco.

Créditos

Coordenação de produção: Ana Tranjan
Arranjos: Liminha e Titãs
Engenharia de gravação e mixagem: Brad Gilderman e Liminha
Engenheiros adicionais: Mauro Bianchi e Vitor Farias
Assistentes de estúdio: João Carlos Fragoso, Mauro Bianchi e Milton Meier
Assistentes técnicos: Luiz Fernando Pereira e Ricardo Garcia
Coordenação gráfica e arte final: Silvia Panella
Capa: Arnaldo Antunes
Fotos: Isabel Garcia

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