sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Titãs - Titanomaquia - 1993

Titãs - Titanomaquia - 1993 


1. "Será que É Isso o Que Eu Necessito?" – 2:49 (Sérgio Britto)
2. "Nem Sempre Se Pode ser Deus" – 2:20 (Sérgio Britto/Branco Mello)
3. "Disneylândia" – 2:46 (Arnaldo Antunes/Paulo Miklos)
4. "Hereditário" – 2:06 (Arnaldo Antunes/Tony Bellotto/Nando Reis)
5. "Estados Alterados da Mente" – 3:42 (Arnaldo Antunes/Branco Mello)
6. "Agonizando" – 3:35 (Sérgio Britto)
7. "De Olhos Fechados" – 2:11 (Arnaldo Antunes/Paulo Miklos)
8. "Fazer o Quê?" – 3:27 (Sérgio Britto/Charles Gavin/Arnaldo Antunes)
9. "A Verdadeira Mary Poppins" – 2:18 (Sérgio Britto/Marcelo Fromer/Paulo Miklos)
10. "Felizes são os Peixes" – 2:13 (Branco Mello/Sérgio Britto)
11. "Tempo pra Gastar" – 3:45 (Sérgio Britto/Marcelo Fromer/Charles Gavin)
12. "Dissertação do Papa Sobre o Crime Seguida de Orgia" – 3:08 (Arnaldo Antunes/Branco Mello)
13. "Taxidermia" – 3:37 (Paulo Miklos/Tony Bellotto/Arnaldo Antunes)

Titanomaquia é o sétimo álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em Junho de 1993.

Pela primeira vez os Titãs lançam um álbum sem seu co-fundador Arnaldo Antunes, que anunciou sua saída em dezembro de 1992 e compusera com a banda (que novamente recorreu aos créditos coletivos) três faixas para o novo álbum: "Disneylândia", "Hereditário" e "De Olhos Fechados". O massacre que a banda sofreu da crítica na época de Tudo ao Mesmo Tempo Agora foi retribuído com um disco mais furioso ainda - mas desta vez com produção e mixagem bem resolvidas, a primeira a cargo do norte-americano Jack Endino, conhecido por ter guiado a produção minimalista da estréia do Nirvana, Bleach.
Se não foi unanimidade na hora de ser recepcionado pela imprensa, Titanomaquia tampouco fracassou totalmente nessa ocasião. Teve boas resenhas em jornais como a Folha de São Paulo e O Globo. Referente ao público, as vendagens mais uma vez ficaram aquém da expectativa sobre um dos mais representativos grupos de rock brasileiro, mas os shows ainda eram um must à parte.
Os principais sucessos do trabalho foram "Será que é Isso o que Eu Necessito?" (cantada por Sérgio) e "Nem Sempre se Pode ser Deus" (com os vocais de Branco), cujas letras deixavam claro o quanto o grupo esnobava as palavras negativas dos formadores de opinião. Além destas, "Hereditário" - única faixa cantada por Nando, que não encontrou sintonia com o disco, visto seu envolvimento com a MPB, e não compôs uma única faixa presente no CD - e "Taxidermia" (interpretada por Paulo) também foram singles e ganharam videoclipes.
Foi neste mesmo período que a banda, em sociedade com o produtor e jornalista musical gaúcho Carlos Eduardo Miranda, fundou o selo Banguela, de breve existência, mas que revelou ao Brasil um futuro sucesso na mídia, o grupo brasiliense Raimundos. Outros contratados do selo eram os também brasilienses do Little Quail & The Mad Birds, o Mundo Livre S/A, o Graforréia Xilarmônica, o Maskavo Roots, e a banda Kleiderman, formada por Branco Mello, Sérgio Britto e a baterista Roberta Parisi só para citar alguns. Já em férias, os integrantes investiram em vários projetos paralelos.

Créditos

Titãs
Branco Mello: vocal
Charles Gavin: bateria e percussão
Marcelo Fromer: guitarra
Nando Reis: baixo e vocal
Paulo Miklos: sampler, sintetizador e vocal
Sérgio Britto: mini-moog, órgão e vocal
Tony Bellotto: guitarra
Participações especiais
Jack Endino: guitarra (acordes finais em "Agonizando", guitarra rítmica e feed back em "Disneylândia")
Ficha Técnica

Produção executiva: Nelson Damascena e Titãs
Estúdio de pré-produção: Oásis (SP)
Técnicos: Evaldo Luna, Nivaldo Costa e Valter Tavares
Assistentes: Paulinho Brandão
Gravação de Demo Tape: Paulo Junqueiro
Estúdio de gravação: Nas Nuvens (RJ)
Engenharia de gravação: Jack Endino e Paulo Junqueiro
Assistentes de gravação: Otávio Paixão e Ivan Knopfler
Mixagem: Nas Nuvens (RJ)
Engenharia de mixagem: Jack Endino e Paulo Junqueiro
Assistentes de mixagem: Guilherme Calicchio,
Márcio Paquetá, Renato Munhoz, Sérgio Chataignier
Manutenção: Ricardo Garcia
Masterização: Future Disc (Los Angeles)
Engenharia de masterização: Eddie Schreyer e Paulo Junqueiro
Coordenação gráfica: Silvia Panella
Capa: Fernando Zarif
Corte: José Oswaldo Martins
Roadie: César Gavin

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