terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Yes - Drama - 1980

Yes - Drama - 1980



1. "Machine Messiah" – 10:27
2. "White Car" – 1:21
3. "Does It Really Happen?" – 6:35
4. "Into the Lens" – 8:33
5. "Run Through the Light" – 4:43
6. "Tempus Fugit" – 5:15

Bonus Track

7. "Into the Lens (I Am a Camera)" (Single Version) – 3:478. "Run Through the Light" (Single Version) – 4:31
9. "Have We Really Got to Go Through This" – 3:43
10. "Song No. 4 (Satellite)" – 7:31
11. "Tempus Fugit" (Tracking Session) – 5:39
12. "White Car" (Tracking Session) – 1:11
13. "Dancing Through the Light" (Jon Anderson/Steve Howe/Chris Squire/Rick Wakeman/Alan White) – 3:16
14. "Golden Age" (Jon Anderson/Steve Howe/Chris Squire/Rick Wakeman/Alan White) – 5:57
15. "In the Tower" (Jon Anderson/Steve Howe/Chris Squire/Rick Wakeman/Alan White) – 2:54
16. "Friend of a Friend" (Jon Anderson/Steve Howe/Chris Squire/Rick Wakeman/Alan White) – 3:38

Drama é o décimo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Yes. É um disco único, por ser o único álbum do Yes sem o vocalista Jon Anderson. Em meados de 1980, pesquisando novas canções para o álbum seguinte à Tormato, Jon Anderson e Rick Wakeman saíram da banda alegando diferenças criativas e financeiras.
Mais tarde, soube-se que esses dois eram os mais entusiasmados durante sessões de estúdio, com a idéia de um novo álbum, enquanto o resto da banda relutava, por causa do relativo fracasso do álbum anterior. Isso desencorajou os dois que, após uma conversa em um bar após um dia no estúdio, decidiram sair da banda.
Após isso, os membros remanescentes, Chris Squire, Steve Howe e Alan White, carregaram o piano. Trevor Horn e Geoff Downes da banda The Buggles (que recentemente haviam obtido um hit número um na parada britânica com "Video Killed the Radio Star") trabalhavam naquela época em um estúdio adjacente. Sendo fãs do Yes, foram lá e se apresentaram. A dupla foi convidada a participar durante algumas sessões e logo receberam convite para entrar na banda.
Gravaram durante toda a primavera européia e lançaram o álbum em Agosto. Drama apresenta um som distinto ao antigo Yes com uma sonoridade new wave (em parte pela tentativa da banda em "atualizar" seu som e também pela presença dos novos recrutas). Talvez para assegurar que um pouco da velha magia ainda existia, Roger Dean foi convidado a fazer novamente a parte gráfica do álbum, o que não acontecia há cinco anos, e Eddie Offord, que foi co-produtor da banda no período de 1971-1974 (era, possivelmente, o produtor mais famoso da história do rock progressivo, produzindo também álbuns do Emerson, Lake & Palmer), retornou ao estúdio para ajudar no novo álbum. Drama saiu-se muito bem na parada britânica, alcançando um número 2, mas na americana deixou um pouco à desejar, fazendo com que Drama se tornasse o primeiro álbum do Yes em anos à não atingir o Top 10 ou conquistar o certificado de "disco de ouro".
De qualquer forma, a turnê americana foi um grande sucesso, mesmo com críticas de parte da mídia e público - a substituição de Jon Anderson por Trevor Horn deixou muitos fãs irados. Aliás, Trevor Horn se esforçou ao máximo - com o agravante de ser sua primeira turnê, com shows e shows seguidos - para emular o tom de voz de Jon Anderson, que sempre alcançou altas notas facilmente.
Por motivos variados, Trevor Horn saiu da banda e os demais membros decidiram dar um fim ao Yes e cada um seguir seu caminho. Oficialmente, a banda acabou no começo de 1981.
O Yes nunca mais tocou as canções de Drama após a turnê de 1980, por causa da negativa de Anderson em cantá-las. Entretanto, eles tocaram o início da instrumental "Tempus Fugit" durante a turnê de 90125.

Músicos

Trevor Horn: Vocalista - Vocais (Baixo em "Run Through The Light")
Chris Squire: Baixista - Baixo, vocais (Piano em "Run Through The Light")
Steve Howe: Guitarrista - Guitarra, vocais
Geoff Downes: Tecladista - teclados, vocoder
Alan White: Baterista - Bateria, percussão e vocais

Nenhum comentário:

Postar um comentário