Titãs - Televisão 1985
1. "Televisão" (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Tony Bellotto) – 3:40
2. "Insensível" (Sérgio Britto) – 4:25
3. "Pavimentação" (Arnaldo Antunes, Paulo Miklos) – 2:25
4. "Dona Nenê" (Branco Mello, Ciro Pessoa) – 3:35
5. "Pra Dizer Adeus" (Nando Reis, Tony Bellotto) – 5:00
6. "Não Vou Me Adaptar" (Arnaldo Antunes) – 2:45
7. "Tudo Vai Passar" (Marcelo Fromer, Sérgio Britto) – 3:40
8. "Sonho Com Você" (Branco Mello, Ciro Pessoa, Sérgio Britto) – 3:05
9. "O Homem Cinza" (Nando Reis) – 3:40
10. "Autonomia" (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Paulo Miklos) – 2:55
11. "Massacre" (Marcelo Fromer, Sérgio Britto) – 1:40
Televisão é o segundo álbum da banda brasileira de rock Titãs, lançado em 19 de Junho de 1985 pela WEA.
Tal como o álbum de estréia Titãs, este disco ainda representava a faceta mais pop dos Titãs e não conseguiu trazer um verdadeiro sucesso de público à banda. A proposta sonora ainda estava confusa e a estética do LP não agradou aos membros, como lembrado anos depois, de cada faixa simbolizar um diferente canal de TV. Assim, passamos pela new wave ("Televisão"), reggae (na versão inicial de "Pra Dizer Adeus", ainda com Nando Reis nos vocais), misturas entre funk e new wave ("Pavimentação") e doo-wop ("Sonho com Você").
No entanto, uma faixa ao final do álbum simboliza a direção que a banda tomaria em trabalhos posteriores. Com apenas um minuto e quarenta segundos de duração, "Massacre" prepararia o caminho que levaria o grupo ao pesado disco seguinte: Cabeça Dinossauro.
Naquele tempo, o octeto paulistano não era muito bem recebido pelo público carioca. Chamar o cantor e guitarrista Lulu Santos foi um meio que eles acharam que poderia quebrar esta barreira, mas a banda, poucos dias depois do começo dos trabalhos de produção do álbum, não conseguiu encontrar uma relação pacífica com o artista carioca. Este implicava com a presença da faixa-título no trabalho, a técnica dos músicos (declarando que Nando Reis tocava seu baixo como se estivesse tocando um cavaquinho) e não satisfez a banda com a mixagem que fez para o trabalho.
Até o final de dezembro, Televisão chegou apenas às 24 mil cópias vendidas, e o seu fracasso comercial não se justificou apenas pelo não entendimento do público do conceito do álbum. A WEA mostrava-se mais empenhada em fazer a promoção do disco de estréia do Ultraje a Rigor, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado poucas semanas após o segundo LP dos Titãs, emplacando nada menos do que nove de suas onze faixas nas rádios e garantindo excelente desempenho comercial, com cerca de 450 mil exemplares vendidos.
O ano de 1985 se encerraria de uma forma ainda mais infeliz para os Titãs: Arnaldo Antunes e Tony Bellotto foram detidos por posse de heroína. Bellotto foi libertado após o pagamento da fiança, entretanto, Arnaldo teve de amargar a cadeia por quase um mês.1 Foi algo impactante para o grupo, que teve treze shows cancelados e correu o perigo de se extinguir.
Formação
Arnaldo Antunes: vocal
Branco Mello: vocal
Charles Gavin: bateria e timbales
Marcelo Fromer: guitarra
Nando Reis: baixo e vocal
Paulo Miklos: baixo ("O Homem Cinza" e "Pra Dizer Adeus"), teclado ("Não Vou me Adaptar", "Insensível" e "Tudo Vai Passar") e vocal
Sérgio Britto: teclado e vocal
Tony Bellotto: guitarra
Participações Especiais
Léo Gandelman: sax ("Pavimentação" e "Televisão")
Lulu Santos: guitarra ("Pra Dizer Adeus") e baixo ("Dona Nenê")
Créditos
Produção executiva: Pena Schmidt
Direção artística: Arnolpho Lima Filho
Técnicos: Guilherme, Ricardo Franja e Roberto
Mixagem: Estúdio Sigla (RJ)
Engenharia de mixagem: Andy Mills e Edu
Assistente de mixagem: D'Orey
Capa: Guto Lacaz
Foto: Vânia Toledo
Figurino: Kaos Brasilis
Nenhum comentário:
Postar um comentário