segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IRA! - Você Não Sabe Quem Eu Sou - 1998

IRA!  - Você Não Sabe Quem Eu Sou - 1998


1. "Às Vezes, De Vez Em Quando" (Edgard Scandurra)
2. "Correnteza" (Ciro Pessoa, Nasi, Gaspa)
3. "Miss Lexotan 6 mg - Garota" (Flávio Basso)
4. "Vou Me Encontrar" (Nasi, Gaspa)
5. "Eu Não Sei (I Can't Explain)" (Pete Townshend - Versão: Roger)
6. "Tantas Nuvens" (Edgard Scandurra, Carlos Barmack, Ciro Pessoa)
7. "Nada Além (Gotta Get Away)" (Ogilvie, Burns - Versão: Ciro Pessoa)
8. "Descendo o Mississipi" (Edgard Scandurra)
9. "Justiça Militar, Justiça Civil (Liquidação de Verão)" (Edgard Scandurra)
10. "Você Não Sabe Quem Eu Sou" (Edgard Scandurra)
11. "A Natureza Sobre Nós" (Ciro Pessoa, Nasi, Gaspa)

Você Não Sabe Quem eu Sou é um álbum da banda brasileira Ira!, lançado em 1998 pela Paradoxx Music.

História

No mesmo ano em que se completava uma década do lançamento de Psicoacústica, o Ira! se comprometeu a fazer um álbum tão ousado quanto o LP que havia lançado dez anos antes, procurando por novas tendências musicais, ou, como já dizia a letra de "Farto Do Rock 'n' Roll", "outros sons, outras batidas, outras pulsações". Se o rap era o estilo musical que marcou a sonoridade do disco de 1988, em Você Não Sabe Quem Eu Sou a influência da vez na música da banda era o techno. A música eletrônica e as festas raves se popularizaram no Brasil no final dos anos 90 e surgiam vários grupos que, formando uma cena própria, seguiam as diversas vertentes do gênero (techno, house, drum'n'bass, etc.), reflexo do êxito destes estilos pelo exterior, onde o DJ Fatboy Slim e grupos como o Prodigy e os Chemical Brothers, dentre outros, estavam bem cotados nas paradas de sucesso com seus singles.
Edgard Scandurra militava pela cena musical eletrônica de São Paulo já fazia algum tempo, e acabou fortemente influenciado pelas preferências musicais do meio clubber, fato que se tornou notório quando lançou seu segundo disco solo, Benzina, em 1996. Passados dois anos do lançamento deste trabalho, o guitarrista deu continuidade ao seu projeto de incorporação de elementos de música eletrônica ao rock no oitavo disco de carreira do Ira!. Outra grande banda do rock brasileiro dos anos 80 seguiu igualmente esse direcionamento: o Barão Vermelho, que lançou, também em 1998, o CD Puro Êxtase. Lobão, no álbum Noite, outro lançamento daquele ano, trouxe influências do trip hop (de grupos como o Massive Attack e o Portishead) para o repertório, que se manifestariam da mesma forma no trabalho seguinte, A Vida é Doce, lançado um ano depois.
Em Você Não Sabe Quem Eu Sou, podem ser encontrados temas totalmente eletrônicos (mais especificamente as faixas "Descendo o Mississipi" e "Justiça Militar, Justiça Civil"); já outras canções, como o rock "Às Vezes, De Vez Em Quando" e a balada que dá nome ao disco, têm apenas integrados resquícios da música techno nos arranjos. "Tantas Nuvens", música de abertura de Benzina, ganhou releitura neste disco do Ira!, com Nasi fazendo os vocais que originalmente eram cantados por Edgard no disco solo deste.
Afora as novas diretrizes musicais, Você Não Sabe Quem Eu Sou tem diversos rocks no repertório. Nasi e Gaspa assinaram três canções juntos, dentre elas "Correnteza" - feita pelos dois juntamente com Ciro Pessoa, e que havia sido registrada na demo que levou o Ira! a ser contratado pela Paradoxx em 1995 - e "Vou Me Encontrar", ambas priorizando o som de trio guitarra-baixo-bateria. Porém, nesta faceta do disco, se destacam uma regravação e uma versão. "Miss Lexotan 6mg" é de autoria do roqueiro gaúcho Flávio Basso (ex-Cascavelettes), o Júpiter Maçã, artista de grande prestígio na cena musical alternativa do Rio Grande do Sul e que à época estava ganhando popularidade na região Sudeste do Brasil. Já "Eu Não Sei", que se trata de versão em português de "I Can't Explain" (do primeiro disco do Who, My Generation), foi feita por Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor e amigo de longa data dos elementos do Ira!. Roger participou da gravação da música, que posteriormente seria registrada no Acústico MTV do Ultraje, em 2005.
"Nada Além" também é uma tradução de um rock originalmente cantado em inglês; neste caso, a inspiração foi a música "Gotta Getaway", da banda punk norte-irlandesa Stiff Little Fingers.
"Eu Não Sei" foi a música de trabalho do disco e seu videoclipe teve boa frequência de exibição na MTV Brasil, aparecendo no Disk MTV, onde o clipe era bastante pedido pelos telespectadores, e no Top 20 Brasil, inclusive. Apesar disso e da boa recepção por parte da crítica (fosse pelo prêmio que conquistou na APCA na categoria "melhor produtor" em 1998, fosse pelas resenhas elogiosas), Você Não Sabe Quem Eu Sou teve vendas modestas. Foi o último disco do Ira! em seu contrato com a Paradoxx, tendo a banda assinado com a recém-criada Abril Music no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário