segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IRA! - Meninos Da Rua Paulo - 1991

IRA!  - Meninos Da Rua Paulo - 1991 


1. "Rua Paulo"
2. "Imagens de Você (Pictures of a Matchstick Man)" (Francis Michael Rossi - Versão: Edgard Scandurra, Nasi)
3. "Amor Impossível"
4. "O Tolo dos Tolos" (Ricardo Gaspa, Edgard Scandurra)
5. "O Ladrão Era Eu"
6. "A Etiópia e os Meus Problemas"
7. "Você Ainda Pode Sonhar (Lucy in the Sky With Diamonds)" (Lennon/McCartney - Versão: Raulzito)
8. "Um Dia Como Hoje"
9. "Prisão das Ruas"
10. "Cavalos Selvagens"
11. "Não Matarás"
12. "Os Meninos da Rua Paulo" (Edgard Scandurra, Nasi, André Jung, Ricardo Gaspa)

Meninos da Rua Paulo é um álbum de estúdio da banda brasileira de rock Ira!, lançado em 1991.

Contexto, música e gravação

Meninos da Rua Paulo foi uma espécie de volta às origens do próprio Ira!, ao rememorar a "fase mod" compreendida nos dois primeiros discos. O trabalho de composição do repertório se deu de forma mais tranquila para o grupo do que na época do LP anterior, Clandestino. Desta vez, Edgard Scandurra chegou ao ponto de escrever três canções por dia. A banda tinha bastante entusiasmo e esperava obter sucesso com o novo trabalho: "Este disco foi gravado com a intenção de soar o mais 'ao vivo' possível. A gente está entrando numa nova fase, inclusive no que diz respeito à gravadora. as pessoas nos viam com uma imagem do tipo 'O Ira! não quer tocar em rádio, não quer aparecer, não quer vender disco', quando não é nada disso" , declarou Nasi ao jornal O Globo.
O álbum traz duas versões em português de canções do rock britânico sessentista: "Imagens de Você", baseada em "Pictures of a Matchstick Man", da banda Status Quo, e a já mencionada "Você Ainda Pode Sonhar", que se trata de uma regravação de uma versão feita por Raul Seixas, ainda na época do conjunto Os Panteras, para a célebre canção "Lucy In The Sky With Diamonds", dos Beatles. Esta última, na versão do Ira!, traz um sampler do famoso misto de batidas percussivas e palmas de "We Will Rock You", da banda Queen.
É o único álbum do grupo que possui um tema totalmente instrumental - no caso, a faixa de encerramento. Além disso, no disco ficou notória a mudança da voz de Nasi, que se tornou mais rouca a partir desta época - fato que já podia ser constatado em algumas faixas de Clandestino.

Título

O nome do disco foi inspirado no romance de mesmo nome escrito pelo húngaro Ferenc Molnár, em 1906.

Lançamento e recepção

Meninos da Rua Paulo chegou às lojas de discos no final de setembro de 1991. Apesar de o Ira! fazer aparições na mídia televisiva, em programas como Jô Soares Onze e Meia e Programa Livre, e o videoclipe de "Você Ainda Pode Sonhar", lançado no Fantástico, ser exibido com regularidade na MTV Brasil, o disco não conseguiu chegar à marca de 10 mil cópias vendidas. Na crítica especializada, o álbum pouco despertou interesse. Um dos raros elogios veio de Sérgio Sá Leitão, em resenha escrita para a Folha de S. Paulo: "Ira! volta a mostrar os impulsos juvenis do primeiro LP [Mudança de Comportamento], desgastados em outras investidas menos felizes. Canções acústicas como 'Prisão nas [sic] Ruas' e 'Amor Impossível' remetem ao amor aos 20 anos de 'Coração'. [...] o grupo escapou à lama que aprisiona o pop pátrio."

Formação

Nasi: Voz
Edgard Scandurra: Guitarra, Violão e Vocais
Ricardo Gaspa: Baixo
André Jung: Bateria e Percussão

Participações Especiais

Dino Vicente: Teclados
Os Lázaros: Edgard e Marco Scandurra, Fábio Golfetti e Miguel Barella: Violões (em "Um Dia Como Hoje")
Vilma Barbosa: Pergunta em ("O Ladrão era Eu")
Nico Nicolaiewsky: Acordeom (em "Prisão das Ruas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário