segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Green Day - Dookie - 1994

Green Day -  Dookie - 1994


1. "Burnout"   2:07
2. "Having a Blast"   2:44
3. "Chump"   2:54
4. "Longview"   3:59
5. "Welcome to Paradise"   3:44
6. "Pulling Teeth"   2:30
7. "Basket Case"   3:03
8. "She"   2:14
9. "Sassafras Roots"   2:37
10. "When I Come Around"   2:58
11. "Coming Clean"   1:34
12. "Emenius Sleepus"   1:43
13. "In the End"   1:46
14. "F.O.D./All By Myself"   5:46

Dookie é o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda de punk rock Green Day em 1º de fevereiro de 1994, tornou-se uma sensação no cenário musical mundial, causou grandes controvérsias na comunidade do punk rock, muitas críticas alegando que a banda estava se vendendo. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame3
Com singles como "When I Come Around", "Basket Case" e "Longview" todos indo para o primeiro lugar na parada musical de rock moderno da Billboard, Dookie logo ficou em primeiro lugar na parada dos álbuns, ganhou um Grammy por "Melhor Álbum de Música Alternativa".
"Longview", uma das músicas neste álbum, é sobre masturbação e maconha induzida por tédio. Esta canção é muito parecida com a canção "New Rose" da banda The Damned com os mesmos solos de bateria e guitarras extremamente rápidas. Também mostra uma linha interessante de baixo que é uma das marcas do baixista Mike Dirnt. Esta canção foi um dos primeiros sucessos gerais do Green Day.
O álbum foi produzido por Rob Cavallo e pela própria banda, e os engenheiros de som foram Neill King e Casey McCrankin.
Nos E.U.A., este álbum atingiu a marca dos 12 milhões de discos vendidos e as vendas mundiais foram de 26 milhões de discos.

Antecedentes e gravação

Após o sucesso do segundo álbum Kerplunk, uma série de grandes gravadoras se interessaram no Green Day. Representantes de várias etiquetas tentaram seduzir a banda a assinar um contrato, convidando-os para as refeições para discutir um acordo , com um gerente e até mesmo convidar o grupo para ir a Disney. A banda se recusou esses avanços até encontrar o produtor da Reprise Records o produtor Rob Cavallo . Eles ficaram impressionados com o seu trabalho com o colega californiano da banda The Muffs. Eventualmente, a banda deixou sua gravadora independente Lookout! Records em termos amigáveis, e assinou contrato com a Reprise . O clube 924 Gilman Street proibiu o Green Day de entrar desde a assinatura com a grande gravadora. Refletindo sobre o período, o vocalista Billie Joe Armstrong disse à revista Spin em 1999, "Eu não poderia voltar para a cena punk, se nós éramos o maior sucesso no mundo ou o maior fracasso [...] A única coisa que eu podia fazer era pegar minha bicicleta e ir para a frente ". Cavallo foi escolhido como o principal produtor do álbum, e Jerry Finn como o mixer. O Green Day originalmente deu a primeira fita demo para Cavallo, e após ouvi-la, ele percebeu que "tinha tropeçado em algo grande" a sessão de gravação da banda durou três semanas e que o álbum foi remixado duas vezes. Armstrong afirmou que a banda queria criar um som seco ", semelhante ao do álbum do Sex Pistols ou aos primeiros albuns do Black Sabbath". A banda sentiu a mistura original a ser insatisfatória. Cavallo concordou, e foi remixada a Fantasy Studios em Berkeley, Califórnia. Armstrong disse depois de sua experiência de estúdio "Tudo já estava escrito, tudo o que tínhamos a fazer era lança-lo".

Composição

Muito do conteúdo do álbum foi escrito por Armstrong, exceto "Emenius Sleepus", escrito pelo baixista Mike Dirnt e a faixa escondida, "All by Myself", que foi composta pelo baterista Tré Cool . O álbum tocou várias experiências dos membros da banda, incluiu temas como ansiedade,ataques de pânico, masturbação, orientação sexual, tédio e ex-namoradas. O single Longview tinha uma linha do baixo feita por Mike Dirnt que escreveu sob a influência de LSD . Ele originalmente esqueceu muito dela, mas as porções lembradas foram incluídas na canção. Armstrong afirmou que a canção era principalmente sobre o tédio, masturbação e fumar maconha, como é evidente em algumas das letras.
Welcome to Paradise, é o segundo single do Dookie, estava originalmente no álbum Kerplunk na segunda faixa. A canção foi regravada com um som menos granulado para Dookie. A canção nunca teve um videoclipe oficial, no entanto, um certo desempenho ao vivo da canção é freqüentemente associada como um videoclipe. O vídeo está localizado no site oficial do Green Day. O hit "Basket Case", que apareceu em muitas paradas de singles em todo o mundo,também foi inspirado pelas experiências pessoais de Armstrong. A canção trata de ataques que Armstrong sofria como ansiedade. O vídeo da música foi filmado em uma instituição mental abandonada.
O single, "She", foi escrito por Armstrong sobre uma ex-namorada que lhe mostrou um poema feminista com um título idêntico. Em contrapartida, Armstrong escreveu a letra de "She" e mostrou a ela. Mais tarde, ela mudou-se para o Equador, o que levou Armstrong para colocar "She", no álbum. A mesma ex-namorada é o tema das músicas "Sassafras Roots" e "Chump".
O último single, "When I Come Around", foi novamente inspirado por uma mulher, embora este momento sobre a esposa de Armstrong. Após uma disputa entre o casal, Adrienne Armstrong deixou ele passar algum tempo sozinho. O vídeo apresentou os três integrantes da banda andando ao redor de Berkeley e San Francisco durante a noite, terminando de volta ao local onde iniciou a caminhada. A canção, "Coming Clean", lida com Armstrong chegar a um acordo com a sua bissexualidade, quando ele tinha entre 16 anos e 17 anos de idade. Em uma entrevista á revista The Advocate, ele diz que, embora ele nunca teve um relacionamento com um homem , a sua sexualidade tem sido "algo que parece como uma luta em mim".
Billie Joe Armstrong escreveu a canção "In the End", sobre sua mãe e seu marido. Ele é citado dizendo: "Essa música é sobre o marido da minha mãe, não é realmente sobre uma menina, ou como alguém diretamente relacionado a mim em um relacionamento, In the End é sobre minha mãe". Armstrong também escreveu a canção "Having a Blast" quando estava em Cleveland em 1992. O baixista Mike Dirnt declarou em uma entrevista que, embora ele usou um baixo Gibson G3, ele gravou Dookie com variados Baixos Fender Precision.

Pessoal

Billie Joe Armstrong — vocal, guitarra
Mike Dirnt — baixo, vocal de apoio
Tré Cool — bateria, guitarra e volcal em "All by Myself"

Production

Rob Cavallo; Green Day — produtores
Jerry Finn — mixer
Neill King — engenheiro
Casey McCrankin — engenheiro
Richie Bucher — artista da capa
Ken Schles – fotografia
Pat Hynes – arte do livreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário