segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Green Day - American Idiot - 2004

Green Day  - American Idiot - 2004


1. "American Idiot" - 2:54
2. "Jesus of Suburbia" - 9:08
"Jesus of Suburbia"
"City of the Damned"
"I Don't Care"
"Dearly Beloved"
"Tales of Another Broken Home"
3. "Holiday" - 3:52
4. "Boulevard of Broken Dreams" - 4:20
5. "Are We The Waiting" - 2:42
6. "Saint Jimmy" - 2:55
7. "Give Me Novacaine" - 3:25
8. "She's A Rebel" - 2:00
9. "Extraordinary Girl" - 3:33
10. "Letterbomb" - 4:06
11. "Wake Me Up When September Ends" - 4:45
12. "Homecoming" - 9:18
"The Death Of Saint Jimmy"
"East 12th St"
"Nobody's Likes You"
"Rock'n Roll Girlfriend"
"We're coming Home Again"
13. "Whatsername" - 4:12

American Idiot é o sétimo álbum de estúdio da banda Green Day, lançado em 21 de Setembro de 2004 pela Warner Bros. Records.
A intenção do CD é de ser similar a outros álbuns como The Wall do Pink Floyd, Close to the edge dos Yes, The lamb lies down on broadway dos Genesis ou Tommy do The Who, ou seja, uma ópera rock, mas inovando, com a criticismo da sociedade actual. O disco foi adaptado para um musical em exibição na Broadway. American Idiot - O musical, conta com a participação de um grande elenco que protagoniza o contexto das músicas apresentadas no álbum. Como aconteceu com The Wall, fala-se de intenções de um dia adaptá-lo em um filme. Muitas das canções do álbum tratam da oposição à administração de George W. Bush em particular, e também à sociedade americana contemporânea em geral. As letras de Holiday incluem, "Pulverizem a Torre Eiffel/Que criticaram seu governo" que pode ser facilmente ligado ao criticismo da França e outras nações contra a guerra do Iraque. As letras da primeira faixa, American Idiot, dizem "Bem, talvez eu seja um americano idiota/Não faço parte de uma agenda preconceituosa", relacionando a rejeição da banda pelas atitudes de George W. Bush. O Green Day já disse em várias ocasiões que eles não acreditavam que a política da administração de Bush os representava ou ao interesse geral dos americanos. O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong e o resto da banda concordam que escrever este álbum é uma atitude clássica americana: protestar e comentar. O álbum foi nominado para sete prêmios Grammy e ganhou o de Melhor Álbum de Rock.
Ironicamente, o álbum poderia não ter saído: na verdade, o Green Day estava trabalhando em uma seqüência para Warning, mas as fitas master desta foram roubadas.
O álbum ficou em sétimo lugar nos "Top 100 Albums of 2004" e na posição 833 de todos os tempos pela Rate Your Music. No Brasil, o álbum ganhou a certificação de Ouro (mais de 20 000 cópias vendidas).1 Já nos EUA, o álbum recebeu cinco certificações de Platina (mais de 5 000 000 exemplares vendidos). As vendas mundiais superam 14 milhões de cópias. O álbum ficou em 225 na lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.2 Está também na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Antecedentes

Em meados de 2003, a banda se reuniu no Studio 880, em Oakland, Califórnia. A foram escritas e gravadas cerca de 20 músicas para o álbum intitulado Cigarettes and Valentines. Mas as faixas foram roubadas.Dois dias depois do que aconteceu, virou-se para o produtor Rob Cavallo para perguntar se eles devem voltar a gravar as músicas. Cavallo disse a eles para perguntar a si mesmos e ver se eles haviam criado faixas que representam o melhor trabalho da banda. O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong disse: "Francamente, nós podemos olhar para nós mesmos e dizer:" Essa foi a melhor que já fizemos. "Então decidimos ir em frente e fazer algo completamente novo. "Os membros da banda concordaram em passar os próximos três meses escrevendo material novo.
A primeira canção que o Green Day escreveu foi American Idiot. Depois de sua criação, a banda teve um momento difícil para avançar. Um dia, Mike Dirnt estava no estúdio e gravou 30 segundos de uma música para ele mesmo. Armstrong decidiu que queria fazer o mesmo, e o baterista Tré Cool decidiu seguir o exemplo. Armstrong recordou, "Ele começou a se tornar mais grave, tentaram superar uns aos outros. Nós unimos estas peças pequenas de 30 segundos até que finalmente temos algo. "Este conjunto de faixas tornaram-se "Homecoming", mais tarde a banda decidiu escrever um outro conjunto, esta canção tornou-se "Jesus of Suburbia". A banda foi inspirada nos álbuns conceituais do The Who, e no musical West Side Story e Jesus Cristo Superstar. Durante as sessões que estavam no Studio 880, os membros do Green Day dedicou seus dias para escrever material para o álbum, e eles ficaram até tarde bebendo e discutindo música.
Com as demos concluída, os membros do Green Day foi a Los Angeles para continuar a trabalhar no álbum. Eles gravaram no Ocean Way Recording, em seguida, mudou-se para Capitol Studios para completar o álbum. Armstrong disse que "Como compositor, me sinto profundamente o que eu escrevo, é como se eu tivesse que mover a boca para escrever sobre isso." Eles disseram que tinham tido várias partidas, em Los Angeles, por isso tivemos de adiar a data de gravação, em seguida, Armstrong comentou que "Pela primeira vez, estamos inteiramente de aceitar o fato de que somos estrelas do rock."

Música

American Idiot é um álbum conceitual que conta a história de um personagem central chamado Jesus of Suburbia. O álbum foi um ponto de partida de como o Green Day escreveu a música. Armstrong disse: "Como abandonar o" verso-refrão-verso-refrão-ponte "[estrutura de música] ... ele abre a sua mente para esta forma diferente de escrever, o que realmente não há regras." Ele disse que tentou ser ambicioso, que ele acredita que muitas bandas de rock contemporâneas não eram.
Durante a criação do álbum, a banda favorecia os riffs de guitarra alto, Armstrong disse: "Nós apenas estamos indo para ir" bolas-fora "no som da guitarra, as Les Pauls estão conectados e os Marshalls e balançá-lo. Toco mais guitarra nesse álbum, do que em qualquer outro álbum anterior. Ele também acrescentou faixas de guitarra acústica através do álbum de aumentar os seus ritmos de guitarra, criando um som dissonante.

História

O protagonista do álbum St. Jimmy surgiu a partir de Armstrong se perguntando que tipo de pessoa ele significava em American Idiot. Armstrong descreveu o personagem como um "anti-herói", um "homem comum" impotente insensível por uma "dieta de refrigerante e Ritalina". Jesus of Suburbia odeia a sua cidade e as pessoas próximas a ele, então, sai da cidade. Enquanto o álbum progride os personagens St. Jimmy e Whatsername são introduzidos. St. Jimmy é um combatente da liberdade do punk rock. Whatsername inspirado em Bikini Kill da música "Rebel Girl" é uma "mãe da revolução" personagem que Armstrong descreveu como "uma espécie de inimiga de St. Jimmy, em muitos aspectos." Ambos os personagens ilustram a "raiva contra o amor" é o tema do álbum, em que "você pode ir com a rebelião cego de auto-destruição. Mas há outra faceta movido pelo amor que está a seguir suas crenças e ética. E é aí que Jesus of Suburbia realmente onde quer ir ", diz Armstrong. Perto do fim da história, St. Jimmy se suicida. Enquanto Armstrong não quis dar os detalhes da resolução da história, disse que a intenção é que o ouvinte a perceber que, em última análise, Jesus of Suburbia é realmente St. Jimmy,"faz parte do personagem principal que quase morreu. "Na última canção do álbum "Whatsername" Jesus of Suburbia também perde a sua ligação com Whatsername.

Pessoal

Band

Billie Joe Armstrong – vocal, guitarra
Mike Dirnt – vocal, backing vocal ebaixo
Tré Cool – vocal, bateria e percussão
Músicos adicionais
Rob Cavallo – piano
Jason Freese – saxopone
Kathleen Hanna – vocais em "Letterbomb"

Production

Rob Cavallo; Green Day – produtores
Doug McKean – engenheiro
Brian "Dr. Vibb" Vibberts; Greg "Stimie" Burns; Jimmy Hoyson; Joe Brown; Dmitar "Dim-e" Krnjaic – engenheiros assistentes
Chris Dugan; Reto Peter – engenharia adicional
Chris Lord-Alge – mixer
Ted Jensen – materização
Chris Bilheimer - capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário