segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IRA! - Mudança de comportamento - 1985

IRA! - Mudança de comportamento - 1985 



1. "Longe de Tudo"
2. "Núcleo Base"
3. "Mudança de Comportamento"
4. "Tolices"
5. "Coração"
6. "Saída"
7. "Ninguém Precisa da Guerra"
8. "Por Trás de Um Sorriso" (Edgard Scandurra, Ricardo Gaspa, Marcos Valadão, André Jung, Pena Schmidt)
9. "Como os Ponteiros de Um Relógio"
10. "Sonhar Com Quê?" (Edgard Scandurra, Marcos Valadão)
11. "Ninguém Entende um Mod!"

Faixas bônus (Edição remasterizada lançada em 2000)

1. "O Dia, A Semana, O Mês" (ao vivo)
2. "Não Consigo Me Entreter" (ao vivo) (Edgard Scandurra, Marcos Valadão)
3. "Sonhar Com Quê?" (ao vivo) (Edgard Scandurra, Marcos Valadão)
4. "Ninguém Precisa da Guerra" (ao vivo)

História

Gravado em apenas nove dias, Mudança de Comportamento é um disco cujo título faz jus às transformações pelas quais o Ira! passava naquela fase. Além da adesão do ponto de exclamação em seu nome e do redirecionamento musical, passando do punk rock dos primeiros anos (e registrado em Ira, o single de 1984) para um estilo baseado na cultura mod, a banda ganhou uma nova formação com a entrada de dois novos componentes: o baixista Ricardo Gasparini, o Gaspa, companheiro de Nasi no grupo Voluntários da Pátria, ex-integrante do Cabine C e irmão de Ted Gaz (Fábio Gasparini), membro do Magazine; e o baterista André Jung, demitido dos Titãs no révellion de 1984 e convidado por Nasi para integrar o grupo em 2 de janeiro de 1985. Tal formação permaneceria imutável pelos 22 anos seguintes, consistindo numa das mais duradoras de um grupo do rock brasileiro.
É neste disco que se encontra aquele que talvez seja seu maior clássico. "N.B. (Núcleo Base)" foi composta por Edgard Scandurra à época em que ele serviu para o Exército, representando um verdadeiro manifesto antialistamento militar. Além desta canção, destacaram-se a faixa-título, a balada "Tolices", e os rocks "Longe de Tudo" (com a linha de baixo baseada nas de "Start!", do Jam, e de "Taxman", dos Beatles) e "Coração".
O disco venderia 60 mil cópias à época de seu lançamento, e ganharia sua primeira edição em CD quinze anos depois, em 2000, quando a WEA aproveitou para lançar edições também digitalizadas e remasterizadas de Vivendo e Não Aprendendo e Amigos Invisíveis, primeiro trabalho-solo de Edgard. No remaster de Mudança de Comportamento foram incluídas como faixas bônus algumas canções registradas no show de lançamento do LP na danceteria Pool, em São Paulo, dentre elas "O Dia, A Semana, O Mês" (que só seria registrada no quarto disco do grupo, Clandestino) e "Não Consigo Me Entreter" (faixa inédita até o lançamento do álbum em CD).
Uma canção deste período, chamada "1914" (título que remete ao início da Primeira Guerra Mundial), foi incluída na trilha sonora do filme-animação Os Trapalhões no Rabo do Cometa. A faixa nunca foi lançada em CD, nem mesmo nas várias coletâneas que a WEA dedicou ao Ira!, lançadas ao término do contrato do grupo com a gravadora.

Formação

Nasi: Voz
Edgard Scandurra: Guitarra, Violão, Voz
Ricardo Gaspa: Baixo
André Jung: Bateria e Percussão

Participações especiais

Márcio Montarroyos: Trompete (em "Mudança de Comportamento")

Curiosidade

"Mudança de Comportamento", a música, seria regravada mais duas vezes pelo próprio Ira!: no álbum de covers Isso É Amor, de 1999, e no MTV Ao Vivo, um ano depois. Nasi interpretou as releituras de forma diferente da que registrou na versão original, ao corrigir a entonação e a divisão silábica no verso "uma delicada lembrança" (o vocalista interpretava o verso como "uma delícada lembrança", ou "uma delica da lembrança", na gravação de 1985). Em 2002, o Kid Abelha, em seu Acústico MTV, tocou a canção, com participação de Edgard no violão e na segunda voz.
A capa do disco foi criada por Nasi.
No encarte do vinil, há um erro ortográfico com o nome de Nasi, que foi registrado como Marco Valada, sendo que o seu nome correto é Marcos Valadão. Esse erro pode ser visto no local onde menciona o criador da capa do disco. Mesmo com o lançamento em CD em 2000, os erros não foram reparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário