quinta-feira, 13 de junho de 2013

John Lennon - Plastic ono band - 1970

John Lennon - Plastic ono band - 1970


1- "Mother" – 5:34
2- "Hold On" – 1:52
3- "I Found Out" – 3:37
4- "Working Class Hero" – 3:48
5- "Isolation" – 2:51
6- "Remember" – 4:33
7- "Love" – 3:21
8- "Well Well Well" – 5:59
9- "Look at Me" – 2:53
10- "God" – 4:09
11- "My Mummy's Dead" – 0:49
12- "Power to the People" – 3:22
13- "Do the Oz" – 3:07 (Lennon/Ono)

John Lennon / Plastic Ono band é o álbum de estreia a solo pelo Inglês de rock músico John Lennon . Foi lançado em 1970, depois de Lennon tinha emitido três álbuns experimentais com Yoko Ono e Live Peace in Toronto 1969 , uma performance ao vivo em Toronto creditados na Plastic Ono Band . O álbum foi gravado simultaneamente com a estreia avant álbum de Ono garde solo, Yoko Ono / Plastic Ono band , em Ascot Sound Studios e Abbey Road Studios com os mesmos músicos e equipe de produção, e contou com arte da capa quase idêntica. John Lennon / Plastic Ono band é geralmente considerado um dos melhores álbuns solo de Lennon, documentando com honestidade e integridade artística o seu estado emocional e mental naquele momento em sua carreira. Em 1987, como parte de seu 20 º aniversário, a Rolling Stone Magazine classificou em quarto lugar em "As 100 Melhores Álbuns dos últimos vinte anos". Em 2012, a revista classificou-o número 23 na sua lista de As 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos . 
Após os Beatles 'break-up em abril de 1970, no início de abril, tanto Beatle John Lennon e sua esposa Yoko Ono realizou terapia primal com a orientação de Arthur Janov , durante quatro semanas em seus escritórios de Londres, antes dos três voou para Los Angeles para continuar o tratamento por quatro meses. técnica de terapia de Janov enfatizou emocionalmente revivendo traumas reprimidos na infância, em vez de discussão analítica . Em julho de 1970, Lennon começou a gravar demos de músicas que ele escreveu que iria aparecer em John Lennon / Plastic Ono band , e em um determinado dia, o 26, Lennon gravou vários demos de sua canção " Deus ", que apresenta a linha" Eu não acredito em Beatles ".  terapia de Lennon nunca foi concluído devido à expiração de seu visto para os EUA.  Com a experiência que recebeu da terapia, ele foi capaz de canalizar suas emoções em pena de um álbum de auto-revelação material. 

Gravação 

Lennon e Ono voltou de os EUA em 24 de setembro de 1970, para começar a trabalhar no álbum de Lennon, alguns dias depois.  A gravação começou no Abbey Road Studios entre 26 de setembro  e 27 outubro de 1970 com Lennon, Klaus Voormann e Ringo Starr como os músicos do núcleo,  com Phil Spector e Billy Preston cada tocar piano em uma faixa.  O grupo preso a uma variedade de músicas entre gravação de novas faixas: "Quando um garoto conhece uma garota", " Isso é Todos Mama Direita "," Glad All Over "," mel não "," Não Be Cruel "," Hound Dog "e" Matchbox ". " Plastic Ono band "refere-se a banda conceitual Lennon e Ono tinha formado em 1969 de vários músicos de apoio que eles usam em seus vários álbuns solo. Lennon pediu Spector, que tinha produzido bater de Lennon " Instant Karma! " no início desse ano,  para co-produzir o álbum. Spector tocou piano em " amor ",  mas Lennon e Ono produziu o álbum em grande parte por conta própria, como Spector estava disponível durante a maior parte das sessões de gravação. Spector misturou o álbum por três dias para o final de outubro. 

Conteúdo 

A experiência de Lennon na terapia primal fortemente influenciado tanto o conteúdo lírico do álbum, empurrando-o para os temas de relações entre pais e filhos e sofrimento psicológico,  eo estilo simples, mas intensa de música do álbum.  Ao longo do álbum Lennon toques em muitas questões pessoais: o seu abandono por seus pais, em "Mother", os meios pelos quais os jovens são feitos em soldados, em "Working Class Hero", um lembrete de que, apesar de sua raiva e de dor, Lennon ainda abraça "Love" e "Deus", uma renúncia de salvadores externos. No clímax do piano-driven de "Deus", depois de enumerar um punhado de "ídolos", ele não acredita em, incluindo Jesus , Hitler , Elvis , Zimmerman ( Bob Dylan ) e Beatles , Lennon proclama que só acredita em si mesmo e Ono. 
" Look at Me "remonta ao período de The Beatles , e foi construído em um padrão de violão dedilhado muito semelhante ao que Lennon usou em " Dear Prudence "," Happiness Is a Warm Gun "e" Julia ". Lennon aprendido essa técnica de Donovan , enquanto os dois estavam em Rishikesh . O álbum foi lançado no Japão sob o títuloジョンの魂( John não Tamashii ? ) , que se traduz como "Soul de John".

A capa do álbum 

Capa do álbum de Lennon é quase idêntica à parte de companheiro de Ono , a sutil diferença é que na capa da Ono, ela está deitada sobre o corpo de Lennon. A foto foi tirada com um consumidor da classe Instamatic câmera pelo ator Dan Richter, que também trabalhou como assistente para os Lennons no momento. A questão disco compacto inicial do álbum listado o título eo artista, enquanto a versão remasterizada 2000 restaura a arte original. Além disso, o LP original não dispõem de uma lista de músicas na tampa traseira, que em vez mostrou uma foto da escola de Lennon em sua juventude.

Recepção e conseqüências

John Lennon / Plastic Ono band foi lançado no mesmo dia, tanto no Reino Unido e EUA, 11 de dezembro de 1970.  álbum de Ono correspondência, Yoko Ono / Plastic Ono banda , foi lançado no mesmo dia.         " Mãe " , suportado com pista de Ono "Por que", foi lançado como single em os EUA.  John Lennon / Plastic Ono band foi recebido com elogios críticas após o lançamento. Crítico Greil Marcus comentou: "cantar de João no último versículo do" Deus "pode ​​ser o melhor em tudo do rock".  No início de 1971, o álbum alcançou o número oito no Reino Unido e foi número seis em os EUA, passar 18 semanas no Top 100.  O álbum foi particularmente bem sucedido na Holanda , batendo George Harrison 's sucesso All Things Must Pass a partir do topo da tabela e permanecendo no número um durante sete semanas consecutivas.
Após a morte de Lennon , o álbum, juntamente com outros sete álbuns de Lennon, foi reeditado pela EMI como parte de um conjunto de caixa, que foi lançado no Reino Unido em 15 de junho de 1981. Em 2000, Yoko Ono supervisionou uma remixagem de John Lennon / Plastic Ono band para a sua reedição em CD remasterizado, incluindo duas faixas bônus: 1971 hit "Power to the People", de Lennon, e "Do the Oz", que apareceu no 1998 box set John Lennon Anthology . Em 2003, Mobile Fidelity Sound Lab relançou o álbum em 24 quilates de áudio CD de ouro e 180 gramas metade da velocidade dominado GAIN 2 analógico Ultra reedições em vinil. Em 2010, a Digital Remaster de toda discografia de Lennon foi lançado, usando misturas originais e obras de arte.
John Lennon / Plastic Ono band é geralmente considerado um dos melhores álbuns solo de Lennon, documentando com honestidade e integridade artística o seu estado emocional e mental naquele momento em sua carreira.  Em 2000, Q colocado John Lennon / Plastic Ono band no número 62 em sua lista dos 100 melhores álbuns britânicos de sempre.  Em 1987, o álbum ficou em quarto lugar na Rolling Stone ' s lista dos 100 melhores álbuns do período 1967-1987, e, em 2003, foi colocado no número 22 na lista dos da revista 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos .  Em 2006, o álbum foi colocado pelo Pitchfork mídia no número 60 de suas 100 melhores álbuns da década de 1970.  Em 2006, o álbum foi escolhido por Tempo como um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário