quinta-feira, 13 de junho de 2013

John Lennon - Live peace in Toronto - 1969

John Lennon - Live peace in Toronto - 1969


1- "Blue Suede Shoes" (Carl Perkins) – 3:50
2- "Money (That's What I Want)" (Janie Bradford, Berry Gordy) – 3:25
3- "Dizzy, Miss Lizzy" (Larry Williams) – 3:24
4- "Yer Blues" (John Lennon, Paul McCartney) – 4:12
5- "Cold Turkey" (Lennon) – 3:34
6- "Give Peace a Chance" (Lennon, McCartney) – 3:41
7- "Don't Worry Kyoko (Mummy's Only Looking for Her Hand in the Snow)" (Yoko Ono) – 4:48
8- "John John (Let's Hope for Peace)" (Ono) – 12:38

Live Peace in Toronto 1969  é um álbum ao vivo pela Plastic Ono Band , lançado em Apple Records no Reino Unido e os EUA, em dezembro de 1969. Gravado no rock Toronto e Revival Rolo festival, foi o primeiro álbum ao vivo por qualquer membro do The Beatles separadamente ou em conjunto. Ele alcançou a posição número 10 na Billboard 200 e foi certificado um disco de ouro pela RIAA .  O LP original veio com um calendário 1970 de treze meses.
Toronto rocha promotores John Brower e Kenny Walker organizou um festival realizado no Varsity Stadium em 13 de setembro de 1969, em torno da noção de um revival do rock and roll estrelas da década de 1950, reserva de Chuck Berry , Little Richard , Jerry Lee Lewis , Fats Domino , Bo Diddley , e Gene Vincent .  Eles também reservado atos mais modernos, como Alice Cooper , Chicago e The Doors ,  e contatou Lennon para ver se ele estaria disposto a ser o mestre de cerimônias.  Lennon respondeu que, se ele veio em tudo, seria jogar  "Só se você me deixar levar minha nova banda, para que possamos jogar".  Lennon rapidamente montou uma banda com o plástico Ono Banda apelido, composta por Eric Clapton , Klaus Voormann eo baterista Alan White ,  bem como os seus assistentes, Anthony Fawcett, Terry Doran, e Jill e Dan Richter, para acompanhar ele e Ono.  Branco recebeu um telefonema de Lennon, e assumiu que era um amigo brincadeira chamando ele, só perceber que era realmente Lennon depois de uma segunda chamada.Branco viria a chamar a banda line-up como "muito original": "Esta voz no telefone disse: 'Você quer fazer um show comigo - é John Lennon". The Plastic Ono Band foi John e Yoko, Klaus Voormann, Eric Clapton e eu Foi uma banda única. ".  Lennon também pediu a George Harrison , mas Harrison recusou a oferta. 
Na manhã do vôo programado, um dia antes do concerto, em 12 de setembro,  Lennon, Ono, e Clapton não estavam no aeroporto.  Neste ponto, Clapton não tinha tido conhecimento do concerto, nem de Lennon contato com ele.  Brower tinha conseguido chegar até Clapton e disse-lhe entrar em contato com Lennon e Ono, que ainda estavam na cama.  Clapton disse que recebeu "um telefonema no dia estávamos a sair e ele disse que alguém havia lhe pedido para fazer aquele show e foi naquela noite, então eu tive que fazer o aeroporto em uma hora! ".  O grupo teve dois ensaios:  Foi durante uma o vôo transatlântico de Londres para Toronto,  e o outro logo antes de aparecer no palco do festival real.  Lennon disse que o grupo "não sabe o que jogar", como eles não haviam realizado juntos.  Também no vôo, Lennon ganhou a confiança de que, quando ele voltou para a Inglaterra, para deixar os Beatles .  Lennon disse isso para Clapton, e pouco depois, a dos Beatles então gerente, Allen Klein . 

Gravação 

O grupo tocou oito músicas, para uma multidão de 25 mil pessoas.  Antes do início do desempenho do Plastic Ono Band, que foram introduzidos por Kim Fowley ,  e Lennon disse à multidão que o grupo estava indo para jogar apenas músicas que eles realmente sabiam.  Eles realizaram os Beatles '" Yer blues ", porque Clapton tinha realizado com Lennon para The Rolling Stones Rock and Roll Circus , e as suas duas músicas solo, " Dê a paz a Chance "e" Cold Turkey ", o último dos quais teve sua estréia no festival.  "Cold Turkey", apresentado como "a mais nova canção que John escreveu" por Ono, Lennon teve de ler as letras fora de um clipe de bordo.  Ono selecionado uma canção que tinha sido o B-side de "Cold Turkey", " Não se preocupe Kyoko (mamã está apenas procurando por ela Mão na neve) ", que também teve sua estréia no festival.  Pouco antes de a banda entrou em "Não se preocupe Kyoko", Lennon Ono anunciou que era "vai fazer sua coisa em cima de você".  A banda fechou com uma versão elétrica do álbum de casamento pista  "John John (Vamos torcer para a Paz)",  um número experimental alargado composto por ela gritando o título várias vezes para o retorno das guitarras elétricas.  O número, e a Plastic Ono A participação da banda no show, terminou com as guitarras eo baixo se colocar na frente dos amplificadores para continuar o feedback, depois que a banda foi embora, até que Mal Evans desligado os amplificadores. Com suas observações do estágio, Lennon e Ono ligada a aparência aqui a sua campanha em curso para a paz.
Lennon foi pessoalmente ao Abbey Road Studios em 25 de setembro de 1969 a mixar o álbum de suas gravações de oito faixas.  Enquanto na sessão, Lennon terminou o mestre de som para o álbum, embora ele não voltar em 20 de Outubro de re- fazer o "Não se preocupe Kyoko" master estéreo, removendo a maioria dos vocais de Ono de suas canções e backing vocals de Clapton.  O álbum é, tecnicamente, uma trilha sonora de gravação,  fazendo parte da parte de áudio do documentário sendo feita do festival por DA Pennebaker , mais tarde lançado como Doce Toronto . Lennon e Ono fez um acordo com Pennebaker para licenciar a sua parte do show para o registro, em troca de direitos para incluir a sua aparência. De acordo com o Beatles Monthly , devido à reação adversa a performance de Ono, Pennebaker removidos os segmentos com Lennon e Ono após exames limitados do filme, mais tarde re-editado como Keep On Rockin ' .  Showtime finalmente apresentou o desempenho em 1989 , eo filme completo apareceu mais tarde em home vídeo e DVD . 

Lançamento e conseqüências

O álbum, que foi lançado no mesmo dia, tanto no Reino Unido e EUA,  falhou ao gráfico no Reino Unido,  mas chegou ao número 10 em os EUA.  Foi lançado para anular todas as versões piratas que Lennon tinha certeza iria vazar no mercado. Edições do álbum dos EUA erroneamente afirmou que o álbum foi gravado na Inglaterra.  O álbum veio com um calendário de 13 meses, que tinha fotos, poemas e canções em que,  a partir de Lennon In His Own Write e um espanhol nas Obras e de Ono Grapefruit livros. Em os EUA, a Capitol estavam relutantes em primeiro lugar para a emissão do álbum, após os fracassos comerciais de seus três álbuns experimentais.  Lennon lembrou em uma entrevista em dezembro de 1980 que ele teve que convencer Capitólio para distribuir o álbum: "Eles disseram 'Isso é lixo, não vamos colocá-lo para fora com ela gritando de um lado e você está fazendo esse tipo de coisa ao vivo." E eles se recusaram a colocá-lo para fora. Mas nós finalmente convenceu-os de que ... as pessoas podem comprar isso ".  Em uma entrevista com a Rolling Stone , Lennon disse que Capitol "estavam no [Paul] McCartney movimento, que foram , e eles pensaram que eu era apenas um idiota urinando sobre com um largo japonês e da música que estávamos fazendo, como Toronto , eles não querem colocar para fora, porque não gosto disso ". 
A crítica foi dirigida a lado dois do LP, o lado que consiste inteiramente de duas músicas Yoko Ono. Richard Ginell de Allmusic observações:
Lado dois, infelizmente, foi inteiramente dedicado ao choro de Ono, pitchless, desmiolado, banshee vocalizando em "Não se preocupe Kyoko" e "John John (Vamos torcer para a Paz)" - o ex-backed com laboriosos ritmos de rock eo segundo com feedback. Não é à toa que você vê muitas cópias usadas do LP com vestido uma lados e limpo, unplayed lados-B - e "arte" de Yoko é tão irritante hoje como era em 1969. Mas naqueles dias, se você quisesse John você teve que tomar todo o pacote. 
Lennon mais tarde, disse que "não conseguia se lembrar de nenhuma das palavras, mas isso não importava, eu só fazia tudo e fizemos um grande barulho maravilhoso". Carl Perkins disse Lennon depois do show que ele estava " tão bonito que você fez o meu clamor ". Um álbum bootleg do concerto apareceu, sob o título de JL-YO-CE , graças a uma gravação de platéia, que foi lançado alguns meses depois do álbum oficial. Depois de Lennon morte , o álbum, juntamente com outros sete álbuns de Lennon, foi reeditado pela EMI como parte de um conjunto de caixa, que foi lançado no Reino Unido em 15 de junho de 1981. O álbum foi relançado em os EUA em 1982 , na Capitol, e, novamente, no mesmo país, na mesma gravadora, em 1986. O álbum foi originalmente programado para aparecer em CD pela primeira vez em junho de 1989, mas o plano foi desfeito.  Ono, com a ajuda de Rob Stevens de Quad Recording,  supervisionou uma remixagem de Live Peace in Toronto 1969 por seu disco compacto problema,  lançado em 1 de Maio de 1995.  Dois dos faixas remixadas apresentam uma variação na voz de Ono: enquanto "Dizzy senhorita Lizzy" tem backing vocals adicionais de Ono, "Money" tem menos backing vocals de Ono. O encarte do CD incluído um calendário de 1995, imitando a versão original.  O álbum também está disponível a partir do rótulo audiófilo Mobile Fidelity Sound Lab .  O livreto para o 2006 Mobile Fidelity versão também inclui um calendário atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário