quarta-feira, 18 de maio de 2016

Al di Meola - Biografia

Al di Meola - Biografia


Al Di Meola (nascido Al Laurence Dimeola, 22 de Julho de 1954 em Jersey City, Nova Jersey) é um aclamado guitarrista, compositor e produtor americano, de jazz fusion e latin jazz, de origem italiana(de Cerreto Sannita). Com uma carreira musical que abrange mais de três décadas, ele tornou-se respeitado, como um dos mais influentes guitarristas de jazz. Álbuns como Friday Night in San Francisco deram a ele sucesso artístico e comercial com um sólido grupo de fãs por todo o mundo.

Di Meola cresceu em Bergenfield, Nova Jersey, e frequentou a Bergenfield High School. Atualmente vive em Bergen County, Nova Jersey.

Carreira.

Em 1971 ele se matriculou no Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts. Em 1974 juntou-se a banda Chick Corea, Return to Forever, e tocou com ela até uma mudança na formação, em 1976.

Di Meola chegou a explorar uma ampla variedade de estilos, mas é mais reconhecido por seus trabalhos de jazz fusion influenciados pela música latina. Ele é tetracampeão no prêmio de Melhor Guitarrista de Jazz da revista Guitar Player.

Robert Lynch, estudante da história da guitarra, diz: "Na história da guitarra elétrica, ninguém fez mais para o avanço do instrumento de uma maneira puramente técnica do que o Sr. Di Meola. Seu total comando sobre diversos estilos e escalas é simplesmente arrasador. Eu me sinto privilegiado por ter sido capaz de estudar seu trabalho durante todos esses anos."

Além de uma produtiva carreira solo, ele fez diversas colaborações de sucesso com o baixista Stanley Clarke, o tecladista Jan Hammer, o violinista Jean-Luc Ponty, e guitarristas como John McLaughlin e Paco de Lucía. Ele também faz uma participação em "Allergies" do álbum Hearts and Bones' de Paul Simon (1983).

No começo de sua carreira, como é percebido em seu primeiro álbum solo, Land of the Midnight Sun (1976), Di Meola foi notado por sua técnica maestral e extrema rapidez, solos de guitarra complexos e composições. Mas até em seus primeiros álbuns, ele havia começado a explorar culturas do meditarrâneo e generos acústicos, como o flamenco. Bons exeplos são "Mediterranean Sundance" e "Lady of Rome, Sister of Brazil" do álbum Elegant Gypsy (1977). Seus primeiros álbuns foram muito influentes para guitarristas de jazz e rock. Di Meola continuou a explorar a música latina junto com o jazz fusion, em álbuns como Casino e Splendido Hotel. Ele exibiu um toque mais sutil em números acústicos como "Fantasia Suite for Two Guitars" do álbum Casino, e no álbum de sucesso com McLaughlin e Lucia, Friday Night in San Francisco. O álbum seguinte tornou-se um dos mais populares álbuns ao vivo de guitarra acústica já gravados, vendendo mais de duas milhões de cópias em todo o mundo. Em 1980, ele também participou em uma turnê com seu amigo Carlos Santana.

Com Scenario, ele explorou o lado eletronico do jazz em um colaboração com Jan Hammer (após a fama da música tema de Miami Vice). Começando com essa mudança, ele expandiu seus horizontes com o álbum acústico Cielo e Terra. Ele começou a incorporar guitarras e sintetizadores em álbuns como Soaring Through a Dream. Nos anos 90, Di Meola gravou álbuns mais próximos de estilos como World music e música latina moderna, do que de jazz.

Ele continuou a fazer turnês, tocando em locais menores, como The Birchmere em Alexandria, Virginia, e o House of Blues em Las Vegas, Nevada. Concertos recentes incluiram uma amostra de seu novo material (uma engajada mistura de música acústica, "música acústica distorcida" e guitarra/sintetizador com um formato mais amplo do que nas músicas dos primeiros álbuns solo) junto com uma seleção de canções de álbuns antigos. Di Meola frequentemente termina os shows com uma energética apresentação de uma de suas músicas mais desafiadoras, "Race with Devil on Spanish Highway", do álbum Elegant Gypsy. Até mesmo em amostras mais técnicas como essa, ele combina rápidas mudanças de escala com sutileza, rítmo deslumbrante, e trechos melódicos. Devido a suas primeiras gravações, Di Meola tornou-se indescutivalmente o mais importante pioneiro na shred guitar, influenciando guitarristas como Yngwie Malmsteen (com quem aparceu no álbum solo de 2003, Black Utopia, do tecladista Derek Sherinian), Richie Sambora do Bon Jovi com seus speed runs e John Petrucci do Dream Theater. De qualquer forma na maioria dos casos, depois do início dos anos 80, Di Meola tem se distanciado largamente desta abordagem. Em várias entrevistas, Di Meola tem exposto a o motivo por ter se distanciado da guitarra elétrica: devido a danos na audição (manifestada com um zumbido em seu ouvid) devido a anos tocando em volumes excessivos; a guitarra acústica não agrava a sua condição. Mas em 2006 ele redescobriu seu amor pela guitarra elétrica, e o DVD de seu concerto no Leverkusen Jazz Festival em 2006 carrega como subtítulo, "Return to Electric Guitar" (Retorno à guitarra elétrica). Texto: Wikipédia. Traduzido por: Magnus Kenji.

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