sexta-feira, 20 de maio de 2016

Al Kooper - Biografia

Al Kooper - Biografia


Al Kooper (nascido Alan Peter Kuperschmidt, em 5 de Fevereiro de1944) é um compositor Americano, produtor musical e músico, conhecido por fazer parte da banda Blood, Sweat & Tears (embora ele não tenha ficado com o grupo por um tempo suficiente para compartilhar de sua popularidade), provendo auxílio de estúdio para Bob Dylan quando ele começou a utilizar instrumentos elétricos (contrariando o movimento folk que se utilizava apenas de instrumentos acústicos), em 1965, e também juntando os guitarristas Mike Bloomfield e Stephen Stills para gravar o álbum Super Session. Ele tem tido uma carreira solo de sucesso desde então, escreve música para trilha sonora de filmes, e tem tem ensinado composição musical. Ele continua a se apresentar ao vivo.

Kooper, nascido no Brooklyn, cresceu em uma família Judia em Hollis Hills no Queens/NY. Seu primeiro sucesso musical foi como o guitarrista de quatorze anos da banda The Royal Teens, conhecidos pelo riff de blues de 12 compassos da canção “Short Shorts”, de 1958. Em 1960, ele foi integrado ao time de compositores de Bob Brass e Irwin Levine, e escreveu “This Diamond Ring”, que veio a ser um hit de Gary Lewis and the Playboys. Quando tinha 21 anos de idade, Kooper se mudou pra Greenwich Village.

Ele tocou com Bob Dylan no concerto de 1965, e nas gravações de estúdio em 1965 e 1966, além de ter tocado órgão Hammond com Dylan no Newport Folk Festival em 1965. Kooper também tocou os riffs de hammond na canção “Like a Rolling Stone”. Foi em uma das sessões de gravação que Kooper conheceu e se tornou amigo de Mike Bloomfield, cujo tocar de guitarra o admirava. Ele trabalhou extensivamente com Bloomfield durante vários anos. Kooper tocou órgão mais uma vez com Dylan durante a turnê mundial de 1981.

Kooper entrou na banda The Blues Project como tecladista em 1965, deixando a banda pouco antes da apresentação no Monterey Pop Festival em 1967. Ele formou Blood, Sweat & Tears em 1967, saindo após o primeiro álbum da banda, Child is Father to the Man, por conta de “diferenças criativas”, em 1968.Ele gravou Super Session com Bloomfield e Stills também em 1968, e em 1969 ele colaborou com o guitarrista de 15 anos Shuggie Otis no álbum Kooper Session. Em 1975, ele produziu o álbum de estreia da banda The Tubes.

Kooper tocou em centenas de gravações, incluindo algumas dos Rolling Stones, B.B. King, The Who, The Jimi Hendrix Experience, Alice Cooper e Cream. Em determinadas ocasiões, ele até já se utilizou da técnica de Overdub (técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada), como em The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Koopr e em outros álbuns, como “Roosevel Gook”. Depois de se mudar para Atlanta em 1972, ele descobriu a banda Lynyrd Skynyrd, e produziu e tocou nos três primeiros álbuns da banda, incluindo os singles “Sweet Home Alabama” e “Free Bird”. Kooper também escreveu a partitura para a série de TV Crime Story e para o filme The Landlord. Kooper ainda escreveu música para diversos filmes feitos para televisão. Ele foi a força musical por trás de várias canções pop, incluindo “You’re the Lovin’ End”, para Banana Split, um programa televisivo para o público infantil.

Kooper publicou um livro de memórias, Backstage Passes: Rock 'n' Roll Life In The Sixties (1977), agora disponível na versão revisada como Backstage Passes & Backstabbing Bastards: Memoirs of a Rock 'N' Roll Survivor (1998). Esse último inclui acusações contra “manipuladores” da indústria musical, incluindo o seu antigo gerente de negócios, Stan Polley. Seu status como um autor publicado permitiu-lhe juntar-se (e agir como diretor musical de) a Rock Bottom Remainders, uma banda formada por escritores, incluindo Dave Barry, Stephen King, Amy Tan, e Matt Groening.

Kooper está atualmente aposentado de lecionar “songwriting and recording production” na Berklee College of Music, em Boston, e toca aos finais de semana com suas bandas The ReKooperators e The Funky Faculty. Em 2008, ele participou da produção do álbum Psalngs, o lançamento de estréia do músico canadense John Lefebvre e foi incluído no Musician Hall of Fame and Museum, em Nashville.

Em 2005, Martin Scorsese produziu um documentário, No Direction Home: Bob Dylan, para a PBS American Masters Series, o trabalho mais notável de Kooper com Dylan , como músico, são as partes de órgãos em "Like a Rolling Stone". Kooper havia sido convidado para a sessão como observador, e que esperava para ser autorizado a sentar-se à guitarra, seu instrumento musical primário. Kooper tirou seu violão do case e começou a afinar-lo. Depois de ouvir Mike Bloomfield, que era o guitarrista contratados para as sessões, aquecendo no quarto, Kooper concluiu que Bloomfield naquele momento, era um guitarrista muito melhor, então Kooper colocar sua guitarra de lado e retirou-se para a sala de controle.

Conforme as sessões de gravações progrediram, o tecladista Paul Griffin foi movido do Hammond para o piano. Kooper rapidamente sugeriu ao produtor Tom Wilson que ele tinha uma “ótima parte de órgão” para a canção (que mais tarde ele confessou que era na verdade apenas uma desculpa para tocar na sessão), e Wilson respondeu, “Al, você não é um organista, você é um guitarrista”, mas Kooper insistiu. Antes que Wilson pudesse explicitamente rejeitar a sugestão de Kooper, ele foi interrompido por uma ligação na sala de controle. Kooper imediatamente foi ao estúdio e assumiu a posição de organista, apesar dele raramente ter tocado órgão antes das sessões. Wilson voltou rapidamente, e ficou chocado ao encontrar Kooper no estúdio. Naquele momento, Kooper estava tocando com Dylan e a banda de apoio. O órgão podia ser ouvido uma colcheia depois dos outros membros da banda, que Kooper seguiu para ter a certeza de estar tocando os acordes corretos. Durante uma reprodução das faixas na sala de controle, quando perguntado sobre a faixa do órgão, Dylan foi enfático: "Aumente o volume do órgão". Texto: Fabrício Cavalcanti, fonte: Wikipédia em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário