sexta-feira, 27 de maio de 2016

Alex Harvey - Biografia

Alex Harvey - Biografia


Alex Harvey nasceu em 1935 no bairro Kinning's Park de Glasgow, na Escócia. Um bairro de classe operária, onde passou sua infância e juventude. Por sua própria conta, ele passou por uma série de postos de trabalho antes de encontrar o sucesso na música. Suas raízes musicais no jazz Dixieland foram e música skiffle, que gozava de considerável popularidade na Inglaterra e na Escócia durante o final dos anos 1950. Com a sua "Sensational Alex Harvey Band", construiu uma forte reputação como artista ao vivo durante a era do Glam Rock dos anos 1970. A banda era reconhecida pelo seu ecletismo, pelas suas atuações energéticas ao vivo e pela pessoa carismática de Harvey.

Alex já vinha trilhando a tortuosa estrada do Rock & Roll desde 1958, quando formou a original Alex Harvey Band, que se trasmutou em Alex Harvey And The New Saints e, finalmente, em Alex Harvey Soul Band. No fim dos anos 60, o cara tentou se reinventar nos palcos, fazendo parte da banda que dava suporte à primeira encenação de Hair, em Londres. Tá pra aparecer na história do rock um sujeito que tenha se mantido fiel ao seu credo por 14 anos e foi chegar ao Top 10 apenas aos 40 anos de idade (com Delilah, em 1975). De 1958-1965, ele era o líder da banda Alex Harvey Big Soul, tocando blues e canções de rock and roll. Depois de sair da banda Big Soul, ele tentou brevemente uma carreira solo, mas com pouco sucesso.

Alex Harvey encontrou um amigo que o chamou para irem assistir ao Tear Gas, uma banda local que fazia um som muito doido e anárquico, misturando Frank Zappa, Jeff Beck, Captain Beefheart e Jimi Hendrix a performances absolutamente teatrais. Em poucos dias Alex se uniu ao Tear Gas e formaram a Sensational Alex Harvey Band, gravando em seguida o álbum Framed. O primeiro disco da Sensational Alex Harvey Band é fenomenal, onde se destacam canções poderosas como “Midnight Moses”, “Isobel Goudie”, “Framed”, e entre outras, uma surprendente cover de “I Just Want To Make Love To You”, de Muddy Waters. Alex Harvey se reinventou e o som da SAHB é uma mistura de hard blues com glam rock. Sua voz forte e marcante se encaixava perfeitamente nos arranjos bem elaborados da banda, e finalmente, aos 37 anos, Alex Harvey experimenta um pouco de sucesso. A banda, formada por Alex Harvey (guitarra e vocal); Zal Cleminson (guitarra e vocal); Chris Glen (baixo); Ted McKenna (bateria) e Hugh McKenna (teclados), entra em um ritmo frenético de turnês, onde se consolidam como uma grande banda de palco, com Alex chamando a atenção como um dos mais performáticos e provocadores frontman do rock.

Em 4 de fevereiro de 1982, depois de realizar seu último show com sua nova banda, o Cowboys Electric, Harvey sofreu um ataque cardíaco fulminante. Em uma ambulância a caminho do hospital, ele sofreu um segundo ataque cardíaco, este fatal. Sua morte aconteceu um dia antes de seu aniversário de 47 anos, em Zeebrugge, na Bélgica. Em 2002, uma biografia de Harvey, escrita por John Neil Munro foi publicada: The Sensational Alex Harvey. Texto: Collective Collection, Wikipedia e Lastfm. Revisado por: Udo Rempel. (urempel@fas.curitiba.pr.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário