quarta-feira, 18 de maio de 2016

Aktuala - Biografia

Aktuala - Biografia


Aktuala foi uma banda italiana formada em 1972 em Milão. Seus integrantes eram o casal Walter e Laura Maioli, Daniele Cavallanti, Antonio Cerantola e Lino Vaccina. Com características que remetem à música étnica árabe e maghreb no norte africano, escalas exóticas, música de antiguidade, mesclados a elementos de freejazz, psicodelismo, experimentalismo avantgarde, e instrumentação não usual (incluindo bouzuki, balalaika, maracas, tamburim, oboé, saxofone, flauta), o Aktuala efetivamente soa extremamente distante de um típico progressivo italiano. Excetuando-se as injeções de freejazz, notam-se pouquíssimos resquícios de cultura ocidental. É mais fácil associá-la ao krautrock, à obras como Agitation Free, Third Ear Band, Ravi Shankar ou ao Shakti de John McLaughlin, do que a qualquer banda italiana conhecida.

Um ano após assinarem um contrato com a gravadora Bla Bla, lançaram o seu álbum de estréia e homônimo em 1973, trazendo certo reconhecimento pela Europa. O Aktuala traz neste trabalho um disco intenso, de excelência percussiva raramente obtida, capaz de criar climas de um trance tribal, ou em momentos de extrema introspecção, ao qual as músicas parecem adquirir uma sonoridade instintiva, primal, naturalista.

Dois membros, Vaccina e Laura Maioli, logo deixaram a banda para se dedicar ao Trilok Gurtu. Para grupo então entraram Otto Corrado, Attilio Zanchi e Marjon Klok.

Seu segundo álbum, La Terra, foi lançado em 1974. Posteriormente, a banda mudou-se para o Marrocos para produzir seu terceiro álbum, Tappeto Volante, em 1976. O Aktuala passará muito longe de uma música acessível. Trata-se de um belo exemplo de música genuinamente criativa, bem executada. O Aktuala deixa um importante legado, como um fenômeno ímpar e genial do rock progressivo/psicodélico ou seja lá qual rótulo for. Texto: Wikipédia & Let's Rock. Editado por: Udo Rempel.

Integrantes.

Walter Maioli (Flauta, Harmônica e Oboé)
Laura Maioli (Percussão)
Daniele Cavallanti (Saxofone)
Antonio Cerantola (Guitarra)
Lino Vaccina (Percussão)

Outros Músicos.

Otto Corrado (Saxofone e Flauta)
Attilio Zanchi (Violão)
Marjon Klok (Harpa e Percussão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário