Acqua Fragile - Biografia
Acqua Fragile foi uma banda de rock progressivo italiana, ativa de 1971 a 1975.
A banda foi fundada na cidade de Parma. Bernardo Lanzetti, líder e vocalista da banda, é mais conhecido por seu trabalho com o Premiata Forneria Marconi e também em outras bandas de rock progressivo, incluindo a neoprogressiva Mangala Vallis.
A primeira formação da banda, como "Gli Immortali" ("The Immortals") era composta por Bernardo Lanzetti (vocal), Gino Campanini (guitarra), Piero Canavera (bateria), Maurizio Mori (teclados) e Franz Dondi (baixo).
No início da década de 1970, o Gli Immortali tocou com o PFM (uma das mais bem sucedidas bandas de rock italiano de todos os tempos). O empresário do PFM, Franco Mamone, formou um novo grupo com Lanzetti (que depois mudou seu nome para "Acqua Fragile"). Com a ajuda de Mamone, o Acqua Fragile foi contratado para abrir shows de rock progressivo de bandas proeminentes como Soft Machine, Uriah Heep e Gentle Giant.
Em 1973 a banda lançou um álbum homônimo por uma gravadora independente. Este trabalho de estréia foi claramente inspirado pelas bandas de rock progressivo Genesis e Gentle Giant, e tinha letras em Inglês, algo bastante incomum para bandas italianas da época, ainda mais que o álbum não foi lançado fora da Itália. Até mesmo a voz de Lanzetti soou muito parecida com a de Peter Gabriel.
O próximo álbum Mass Media Stars (1974) foi lançado na Itália e nos Estados Unidos. A banda substituiu Lanzetti por Roby Facini (ex-membro do Top 4 e Dik Dik), mas não conseguiu reviver o sucesso do Acqua Fragile com Lanzetti.
A banda se separou em 1975. Depois da separação, os membros da Acqua Fragile fizeram projetos independentes. Lanzetti teve uma carreira solo de relativo sucesso e mais tarde juntou-se ao grupo neoprogressivo Mangala Vallis. Dondi e Canavera tocaram em vários grupos (incluindo uma banda tributo ao Beatles). Dondi recentemente Fundou um novo projeto, chamado "Projeto Acqua Fragile", como um ato de renascimento em honra do Acqua Fragile. Texto revisado por: Udo Rempel. (urempel@fas.curitiba.pr.gov.br)
Integrantes.
Bernardo Lanzetti (Vocal)
Gino Campanini (Guitarra)
Piero Canavera (Bateria)
Maurizio Mori (Teclados)
Franz Dondi (Baixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário