sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Paulo Miklos - Biografia

Paulo Miklos - Biografia


Paulo Roberto de Souza Miklos (São Paulo, 21 de janeiro de 1959) é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, ex-vocalista da banda de rock Titãs. Em 2001 iniciou a carreira de ator. Em 2011, iniciou a carreira de apresentador de televisão, apresentando o "Paulo Miklos Show" na MixTV, entre 2012 e 2013.


Carreira como músico

Seu primeiro contato com a música veio na infância, quando os pais lhe deram um piano e sua avó lhe deu uma flauta doce. Estudou também o piano. Em 1979, participou como arranjador de um festival da extinta TV Tupi, no qual também se apresentaram Arrigo Barnabé e Walter Franco. Chegou a cursar música na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Sem se sentir parte daquele universo de estudantes de conservatório que praticavam desde os seis anos de idade, ele passou um ano visitando a fitoteca da faculdade e copiando seus conteúdos. Também chegou a estudar filosofia na PUC-SP e psicologia em Mogi Mirim.


Com os Titãs

Nos Titãs, Paulo cantava, tocava guitarra e ocasionalmente teclado e saxofone. No dia 11 de julho de 2016, anunciou seu desligamento da banda, com a intenção de se dedicar a projetos individuais. Na época, prometeu percorrer novos caminhos como compositor e intérprete, assim como na carreira de ator.


Solo

Em sua carreira solo, lançou dois álbuns. O primeiro, de 1994, leva seu nome e foi totalmente escrito, composto e produzido por ele mesmo. Até agosto de 1997, havia vendido 7,8 mil cópias. O segundo, Vou Ser Feliz e Já Volto (2001), traz o músico na capa com os cabelos loiros em um ensaio fotográfico em Nova Iorque, onde vivenciou excessos com drogas e álcool. Paulo o descreveu da seguinte forma:

“É um disco escapista. É justamente a brincadeira da tabuleta 'Volto já'. Era um pouco isso, de estar muito imerso na coisa do tédio, do cotidiano, da mesmice. Eu talvez estivesse no auge do momento de estar escapando de tudo e usando todos os artifícios possíveis para estar vivendo uma realidade paralela, explorando as portas da percepção escancaradas.”

Em 2014, ele e a vocalista do Pato Fu Fernanda Takai cantaram a canção "Mostra Tua Força Brasil", composta por Jair Oliveira e dirigida por Simoninha; o trabalho foi para uma campanha do Itaú Unibanco para a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.

Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Arnaldo Antunes (seu ex-companheiro de Titãs), Tiê, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno), Filipe Catto, Zélia Duncan, Pedro Luís (Pedro Luís & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy.

Em 2016, logo após sair dos Titãs, começou a trabalhar em seu terceiro disco solo, que está em fase de produção. Em junho de 2017, informou que o trabalho terá produção de Pupillo (Nação Zumbi), direção musical do jornalista e pesquisador Marcus Preto e diversas parcerias, incluindo Emicida, Dadi Carvalho, Erasmo Carlos em "País Elétrico", Guilherme Arantes em "Estou Pronto" e Russo Passapusso (BaianaSystem) em "Vigia". Seus ex-companheiros de Titãs Arnaldo Antunes e Nando Reis também foram convidados, mas suas participações ainda não foram confirmadas.

Em julho de 2017, foi anunciado que o álbum se chamará A Gente Mora no Agora e será lançado em agosto do mesmo ano, com um show de lançamento marcado para o dia 17 em São Paulo. O primeiro single, "A Lei Desse Troço", também foi divulgado na época. Trata-se de uma parceria com Emicida com arranjos de Letieres Leite. Em 28 de julho, divulgou outra faixa, "Vou te Encontrar", escrita por Nando Reis, outro ex-membro dos Titãs. (Texto: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário