quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Apanhador Só - Biografia

Apanhador Só - Biografia


Apanhador Só é uma banda de Indie Rock brasileira fundada no ano de 2005 no estado do Rio Grande do Sul.
 
Em 2006, a banda lançou o EP Embrulho Pra Levar. Com ele, ganhou em votação popular um concurso da TramaVirtual e foi ao Rio de Janeiro para abrir um show de Maria Rita. Seguiram-se apresentações em São Paulo, que renderam bons comentários e garantiram uma volta à capital paulista.

Nos anos seguintes, o grupo experimentou com formatos diferentes para o lançamento de suas músicas: Acústico-Sucateiro (2011) foi apresentado ao público em fita cassete, e Paraquedas (2012) como um disco de vinil de 7 polegadas. A gravação foi produzida por Curumin.

A experimentação acontece também na sonoridade da banda. Os shows de Acústico-Sucateiro, por exemplo, incluíram interferências com objetos como gaiolas, talheres, walkie talkies e um ralador de queijo. A sonoridade geral da banda é bastante comparada com a dos grupos Los Hermanos e Pato Fu.

Em 2012, o grupo recorreu ao financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilizar a gravação do seu segundo álbum. O projeto arrecadou pouco mais de R$ 55 mil na plataforma Catarse. O álbum, Antes que Tu Conte Outra, foi lançado em maio e recebeu o prêmio de álbum do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). (Texto: Wikipédia)


Meio Que Tudo É Um

Entregue ao público quatro anos após o lançamento do ótimo Antes Que Tu Conte Outra – 2º colocado na nossa lista dos 50 Melhores Discos Nacionais de 2013 –, Meio Que Tudo É Um é o terceiro e mais novo álbum de inéditas da banda gaúcha Apanhador Só. São 15 composições inéditas, produto do isolamento do grupo na construção do trabalho. Uma clara continuação do material apresentado no último disco, efeito do completo experimentalismo (e insanidade) que preenche as canções.
Entre faixas como as já conhecidas Sol da Dúvida e Sopro, dobradinha de abertura apresentada ao público na última semana, Meio Que Tudo É Um reserva ao público uma seleção de faixas como Teia, RJ Banco Imobiliário e Viralatice dos Prédios. Composições que se dividem com naturalidade entre o samba, o pop rock e doses consideráveis de ruídos caseiros, por vezes íntimos da mesma atmosfera explorada pela banda no álbum Acústico-Sucateiro, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário