sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Barca do Sol - Biografia

A Barca do Sol - Biografia


A Barca do Sol foi uma banda brasileira de rock progressivo formada em 1973 no Rio de Janeiro como banda de apoio do músico Piry Reis e teve em uma de suas formações o cantor Ritchie, na época como flautista. Procuravam misturar o som progressivo com ritmos brasileiros. A Barca é, seguramente, um dos expoentes máximos da música brasileira. Seu folk-rock inteligente e melodioso, com celos e flautas e as ótimas letras, faz da Barca item indispensável em qualquer coleção. Devido aos instrumentos utilizados seu som é geralmente comparado com o da banda Jethro Tull.

Egberto Gismonti produziu o primeiro LP, "A Barca do Sol", em 1974, que introduzia o uso do sintetizador em duas faixas, uma novidade para a época. Dos três discos lançados, dois foram relançados em CD na década de 1990.
"Durante o verão", segundo trabalho, sai em 1976 ainda pela Continental. Com a saída de Morelembaum (que continuaria trabalhando como músico, tornando-se um dos mais requisitados arranjadores, entre outras qualidades, do mercado nacional).

Em 1978, o grupo lança seu LP de despedida, o independente "Pirata", mais experimental que os anteriores. Com o fim da banda em 1981, vários membros continuariam muito ativos. A banda gravou estes três álbuns durante suas atividades e uma coletânea (lançada em 2000) e terminou em 1981. Seus integrantes continuaram em carreira solo, tendo até certo sucesso.

Texto: Udo Rempel Fontes: Wikipédia, UOL,Blog Impulsos (Vanessa Matos).


Integrantes da 1° Formação (1973-1975)

Jaques Morelenbaum - Violoncelo, Violino, Piano e Voz.
Nando Carneiro - Violão e Voz.
Muri Costa - Violão.
Marcelo Costa - Bateria, Percussão.
Beto Rezende - Percussão, Viola, Violão e Guitarra.
Marcelo Bernardes - Flauta.
Marcos Stull - Baixo.
Richard Court (Ritchie) - Flauta.
Rui Motta - Bateria.

Integrantes Da 2° Formação (1976-1981)

Jaques Morelenbaum - Violoncelo, Violino, Piano e Voz.
Nando Carneiro - Violão e Voz.
Muri Costa - Violão.
Marcelo Costa - Bateria, Percussão.
Beto Rezende - Percussão, Viola, Violão e Guitarra.
Alan Pierre - Baixo.
David Ganc - Flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário