sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Abayomy Afrobeat Orquestra - Biografia

Abayomy Afrobeat Orquestra - Biografia


ABAYOMY é uma palavra de origem Iorubá, que significa “encontro feliz”. De fato, não haveria expressão que conseguisse traduzir melhor a essência da ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA.

O grupo foi criado em 2009, no Rio de Janeiro, especialmente para a primeira edição do FELA DAY – evento internacional que celebra o nascimento do Fela Kuti (nigeriano criador do afrobeat). Do encontro feliz desses grandes amigos, músicos e admiradores da obra do Fela surgiu necessidade de continuar com o projeto para dar mais visibilidade a esse gênero que está presente no trabalho de diversos artistas brasileiros e ao mesmo tempo ainda é pouco conhecido do grande público.

A Abayomy é formada por 13 músicos que movimentam a cena carioca e abusam de suas referências brasileiras em arranjos vivos, calcados na força do afrobeat.

Traz em suas letras um discurso afinado com o pensamento e as propostas do criador do afrobeat: apontam através da música, as desigualdades sociais e raciais, bem como, dá o devido destaque ao sincretismo religioso brasileiro através das versões para cânticos do Candomblé, Umbanda e da Jurema.

Também não falta em seu repertório covers de clássicos do afrobeat e versões para composições de artistas como Jorge Ben, Marku Ribas, Tim Maia, Antônio Carlos & Jocafi e outros diretamente inspirados nas raízes rítmicas africanas.

Mesmo com pouco tempo de formação, a Abayomy Afrobeat Orquestra, tocou em alguns dos mais importantes palcos do Rio, tais como: Circo Voador, Teatro Oi Futuro. Em diferentes ocasiões dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Orquestra Contemporânea de Olinda, Nina Becker, Marku Ribas e Bnegão.

O Show é um verdadeiro passeio por essas sonoridades marcantes. Passeio em que tanto o público quanto os integrantes da ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA criam, através da música, e com muita brasilidade, um caminho que os conduz diretamente à África. (Texto: Blog Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário