The Rolling Stones - 12 X 5 - 1963
1. "Around and Around" Chuck Berry 3:03
2. "Confessin' the Blues" Jay McShann/Walter Brown 2:46
3. "Empty Heart" Nanker Phelge 2:35
4. "Time Is on My Side" Jerry Ragovoy 2:50
5. "Good Times, Bad Times" 2:32
6. "It's All Over Now" Bobby Womack/Shirley Womack 3:27
7. "2120 South Michigan Avenue" Phelge 3:41
8. "Under the Boardwalk" Arthur Resnick/Kenny Young 2:48
9. "Congratulations" 2:28
10. "Grown Up Wrong" 2:04
11. "If You Need Me" Wilson Pickett/Robert Bateman 2:03
12. "Susie Q" Dale Hawkins/Stan Lewis/Eleanor Broadwater 1:51
12 X 5 é o segundo álbum de estúdio na discografia estadunidense da banda de rock britânica The Rolling Stones, lançado em 1964, após o enorme sucesso de seu álbum estréia The Rolling Stones no Reino Unido e das vendas promissores de sua versão americana, England's Newest Hit Makers.
Em 1964 a banda foi levada aos Estados Unidos, maior mercado do planeta, fazer sua primeira turnê americana. Devido ao sucesso dos The Beatles naquele país, várias bandas britânicas de Rock foram divulgar seus trabalhos lá, na chamada Invasão Britânica. A turnê dos Stones acabou não sendo muito bem organizada e distante da pompa e bajulação que caracterizou a primeira turnê dos Beatles. Ainda assim, os Stones, fãs declarados de Blues e Rythm and blues americano, que por sinal compunha o grosso de seu repertório na época, puderam realizar o sonho de gravar na lendária Chess Records de Chicago, onde vários de seus ídolos como Buddy Guy, Chuck Berry e Bo Diddley haviam gravado os LP's que levaram os jovens ingleses a se tornarem músicos. Os Stones chegaram a conhecer pessoalmente lá, seu ídolo Muddy Waters, ainda que, ele estivesse numa fase de pobreza e ostracismo, trabalhando na manutenção do estúdio, e não gravando.
A partir das músicas gravadas nessas sessões em junho de 1964, a gravadora dos Rolling Stones no Reino Unido, Decca Records, lançou o EP Five by Five, que tinha apenas cinco músicas. Mas como EP nunca foram um formato lucrativo nos EUA, a London Records, distribuidora americana da músicas do grupo, resolveu lançar as músicas do EP britânico através de um álbum inteiro, somando sete novas gravações, para preencher o formato do álbum. Se o nome do EP britânico era Five by Five, por serem cinco canções por cinco músicos, o álbum americano teria doze canções poe cinco músicos, daí o nome do álbum.
O álbum, manteve a receita de seu antecessor, tendo o repertório de covers de clássicos do Rythm and blues americano. No entanto, ele contém três composições da ainda principiante dupla Mick Jagger / Keith Richards, os Glimmer Twins, bem como duas composições do grupo sob o pseudônimo de "Nanker Phelge".
O resto das músicas foram os singles "It's All Over Now" e "Time Is On My Side", com seus lados-B, além de três canções que foram posteriormente incluídos no segundo álbum da discografia britânica, The Rolling Stones No. 2. A Decca, por sinal, para montar o segundo álbum britânico da banda, usaria a mesma capa (menos as letras), deste álbum.
12 X 5 foi lançado em 17 de outubro de 1964, tendo sucesso ainda maior que seu antecessor The Rolling Stones, atingindo o 3º lugar entre os discos mais vendidos nos Estados Unidos e virando Disco de Ouro rapidamente.
Em agosto de 2002, 12 X 5 foi reeditado e remasterizada CD e SACD digipack pela ABKCO Records. Esta edição inclui versões estéreo de "Around and Around", "Confessin' the Blues", "Empty Heart", "It's All Over Now", e uma versão estendida de "2120 South Michigan Avenue", e "If You Need Me"
Créditos
The Rolling Stones
Mick Jagger – vocal, gaita e percussão
Keith Richards – Guitarra elétrica, violão e vocais de apoio
Brian Jones – Guitarra elétrica, Violão, gaita, tamburim, maracas, backing vocal e órgão em "If You Need Me"
Charlie Watts – Bateria e tamburim
Bill Wyman – Contra-baixo e backing vocal

Nenhum comentário:
Postar um comentário