Alain Barriere - Biografia
Alain Bellec conhecido como Alain Barrière é cantor e compositor. Alain nasceu em La Trinité-sur-Mer, na França, em 18 de novembro de 1935. Fez bastante sucesso com Elle était si jolie(Ela era tão bonita), Ma vie (Minha Vida); e Tu t'en vas (Não te vás).
Ele nasceu em uma família de peixeiros Bretanha, formou-se engenheiro de Artes e Ofícios, mas preferiu seguir a carreira musical.
Em 1961, ele adotou o pseudônimo e participou em apoio a Golden com a canção Galo francês, e foi selecionado para as finais no Olympia. Na final cantou a canção Cathy e classificou; então assinou um contrato com a RCA.
Ele, gravou com pequenos selos e apresentou-se em teatros, em Paris, antes de fazer um nome de sucesso em 1963, com a canção Elle était si jolie, selecionado para representar a França na Eurovisão da Canção, onde terminou em quinto lugar.
Em 1962, o compositor e cantor francês Alain Barriére lançou o seu segundo EP, com 4 novas canções, sendo "Lisbonne" construída a partir do texto de Robert Desnos com música do próprio cantor. O tema foi igualmente incluído no disco ao vivo "Concert Musicorama, volume 2".
Curiosamente, Robert Desnos (1900-1945) foi um poeta surrealista francês falecido durante a 2ª guerra mundial no campo de concentração de Theresienstadt (Checoslováquia).
Apaixonado por Youki (a belga Lúcie Badoud), com quem vivia desde 1930, representou-a como uma sereia em alguns dos seus poemas, nomeadamente no longo poema "Siramour" (contração de Sereia e Amor), publicado em 1931, que contém várias referências à cidade de Lisboa.
A dupla vocal romântica formada pelo casal Jane e Herondy estourou nacionalmente com o sucesso "Não se vá", de Alain Barriere e versão de Thina, bastante executada nas Rádios e com grande vendagem de discos,que levou a dupla ao estrelato com diversas apresentações em TVs e shows lotados.
Em 1964 ele lançou o seu maior sucesso: Minha vida. Outro grande sucesso é Não se vá, fez um dueto com Sean Dunphy em 1974. No ano seguinte, ele construiu Stirwen (estrela branca - em bretão) um teatro-restaurante-discoteca situado em Carnac, uma casa de espetáculos (teatro), onde dá concertos todos os Verões.
Em 1977, ele deixou a França e foi para os Estados Unidos. Um segundo exílio leva para o Canadá. Ele não retornou permanentemente até que o 1990s adiantado, mas sem realmente se reconectar com a canção.
Em 1998 lançou um CD e uma compilação das suas melhores canções. Ele vai para a Salle Pleyel, em Paris, em 1998.
Em 2006 ele publicou sua autobiografia, Minha Vida, no Editions du Rocher (com três novas canções: Se Tu um homem, meu filho (Kipling texto) e Chante meu Grã-Bretanha (homenagem à sua terra natal). Também corre uma nova compilação: The Compilation Autêntico. Ele deu vários concertos no Canadá e é bem recebido (um disco de ouro no Canadá).
Em março/2007, ele começou uma grande turnê pela França. Um novo CD aparece no Outono de 2007 com canções francesas. Há uma interpretação notável da multidão, Le Petit Bonheur, O Chill Big, Ne me quitte pas, La Mer e Le Temps des cerises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário