quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Asia - Biografia

Asia - Biografia


Asia é uma banda de rock progressivo formada em 1981 como um supergrupo de ex-integrantes de Yes, King Crimson, Emerson, Lake & Palmer e The Buggles.

O primeiro álbum da banda, Asia, teve sucesso comercial considerável, permanecendo por nove semanas no primeiro lugar das paradas dos Estados Unidos, impulsionado pelos singles "Only Time Will Tell" e "Heat of the Moment", ambos bastante usados em eventos esportivos naquele país. A turnê também foi bem sucedida, com lotação em todas as datas entre 1982 e 1983, enquanto que a MTV também mostrava bastante seus videoclipes. Foi considerado pela Billboard o álbum do ano. Geoff Downes a esta altura detinha o posto de tecladista com maior número de teclados em um palco.

Usava cerca de dezessete instrumentos em turnê, marca que não foi superada até hoje.

A banda tornou-se uma das pioneiras da segunda fase do rock progressivo ao evitar as longas composições da primeira fase da década de 1970, um formato mais atrativo para as rádios. Álbuns seguintes como 90125 (Yes) seguiram os passos do Asia.

Apesar disso, tanto o segundo quanto o terceiro álbum repetiram o mesmo sucesso do primeiro. A revista Rolling Stone considerou Alpha como um álbum comercial superproduzido, enquanto outros lamentavam que Howe e Palmer eram efetivamente somente músicos de estúdio. Apesar disso o álbum recebeu disco de platina e atingiu o sexto lugar na Billboard.

O terceiro álbum, Astra, não foi um sucesso comercial. Mandy Meyer forneceu a banda uma abordagem mais voltada ao hard rock. O único hit foi o modesto single "Go". A banda retornou em estúdio em 1989 com o guitarrista Steve Lukather (Toto) e outros músicos e lançaram Then & Now. A banda fez uma turnê na União Soviética em 1990 para um público de 20 000 fãs em duas noites com casa cheia, o que virou posteriormente um DVD. O álbum recebeu disco de ouro.

A banda encontrou novo caminho com o vocalista e baixista John Payne. O próximo álbum, Aqua (1992), também contava com Steve Howe e Carl Palmer, mas Palmer não gravou para o álbum, sendo que todos os sons de bateria eram gravações de trabalhos antigos. Steve Howe fez pequenas contribuições ao álbum. O grupo lançou Aria em 1994, que tinha a participação do guitarrista Al Pitrelli, ex-membro do Danger Danger e futuro membro do Megadeth, que deixou a banda durante a turnê do disco. Lançaram Arena em 1996, que contava com três diferentes guitarristas de estúdio, Aziz Ibrahin, Eliott Randall e Ian Crichton, este da banda Saga. Em 1996 foi lançado o álbum duplo Archiva, uma compilação de faixas não lançadas durante os três primeiros álbuns com John Payne na banda. Em 1997, foi lançado o álbum instrumental Rare, que contava apenas com Payne e Downes. Em 1999, chegam dois álbuns: The Very Best of Asia (1982-1997) e Anthology. Dois anos depois foi lançado Aura, retornando ao rock progressivo mas sem o sucesso dos primeiros álbuns.

Silent Nation (2004) teve bastante exposição na Internet. A banda tinha uma formação mais estabilizada com Geoff Downes, John Payne, Chris Slade e Guthrie Govan. Em 5 de janeiro de 2006 a formação original foi reunida na Inglaterra, antecipando uma volta oficial no mesmo ano. Em julho as datas da turnê foram anunciadas e a primeira fase começou em 29 de agosto em Rochester, terminando em Londres em 3 de dezembro.

Em 2007, Wetton, Howe, Downes e Palmer saem em turnê, passando por diversos países, inclusive pelo Brasil. Como resultado dessa turnê, é lançado Fantasia Live in Tokyo, no ano seguinte. Em 2008, é lançado, o primeiro álbum de estúdio da formação original em 25 anos. Foi intitulado Phoenix e obteve sucesso significativo na Europa e América. Em 2010 é lançado Omega, o quarto disco com a formação original do ASIA. Em comemoração aos 30 anos do lançamento do primeiro disco da banda, em 2012 é lançado XXX, também com a mesma formação do disco anterior, com todos os membros fundadores presentes no álbum.

Integrantes.

Muitos músicos participaram da banda ao longo de sua existência, especialmente durante a década de 1990, quando a banda consistia essencialmente de Geoff Downes, John Payne e um conjunto rotativo de convidados.

Atuais.

Geoff Downes - Teclado e Back Vocal (Ex-Membro de Yes e The Buggles)
John Wetton - Baixo e Vocal (Ex-Membro de King Crimson e UK)
Steve Howe - Guitarra e Back Vocal (Membro de Yes)
Carl Palmer - Bateria (Ex-Membro de Emerson, Lake & Palmer)

Antigos.

Greg Lake - Baixo e Vocal (Ex-Membro de King Crimson e Emerson, Lake & Palmer)
Mandy Meyer - Guitarra e Back Vocal.
Pat Thrall - Guitarra e Back Vocal.
Al Pitrelli - Guitarra (Ex-Savatage e Megadeth e Atualmente Trans-Siberian Orchestra)
Michael Sturgis - Bateria.
John Payne - Baixo e Vocal.
Aziz Ibrahim - Guitarra.
Tomoyasu Hotei - Guitarra.
Elliot Randall - Guitarra.
Luis Jardim - Percussão.
Guthrie Govan - Guitarra.
Chris Slade - Bateria (Ex-Membro de AC/DC E Uriah Heep)
Jay Schellen - Bateria (Ex-Membro de Hurricane e World Trade)

Integrantes (Asia featuring John Payne)

John Payne - Vocal e Baixo.
Mitch Perry - Guitarra.
Erik Norlander - Teclados.
Jay Schellen - Bateria e Back Vocal.

Antigo.

Guthrie Govan - Guitarra e Back Vocal.

Outros músicos participaram por um curto período de tempo, sem terem gravado material com a banda. A colaboração mais notável deste tipo foi a participação de Greg Lake no baixo e vocal no concerto Asia in Asia. Outros músicos tocaram em sessões especiais, como convidados ou em apresentações, incluindo Simon Phillips, Steve Lukather, Ian Crichton, Ant Glynne, Scott Gorham, Vinny Burns, Tony Levin e Vinnie Colaiuta. Texto: Udo Rempel. (urempel@fas.curitiba.pr.gov.br) Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário