quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Art Garfunkel - Biografia

Art Garfunkel - Biografia


Arthur Ira “Art” Garfunkel (nascido em 5 de novembro de 1941, New York City, EUA) é um cantor ganhado do Grammy, poeta e ator indicado ao Globo de Ouro, mais conhecido por ser metade do Folk Duo Simon & Garfunkel, junto com Paul Simon.

Pontos altos de sua carreira solo incluem um hit top 10, três top 20, seis top 40, 14 Adult Contemporary top 30 singles, 5 Adult Contemporary número um, dois UK número 1 e um Prêmio People’s Choice. Ainda, com sua carreira solo e colaborações com outros artistas, Garfunkel ganhou 6 Grammys, incluindo o prêmio Lifetime Achievement. Em 1990, ele e seu antigo parceiro musical Simon foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame.

Início da Vida e Carreira.

Garfunkel nasceu em Forest Hills, Queens, New York City, filho de Rose e Jakob Garfunkel, um vendedor viajante. Art tinha dois irmãos: o mais velho, Jules, e o mais novo, Jerome. Seus avôs imigraram para a América na virada do século e se estabilizaram em Manhattan. Antes de trabalhar com venda, Jacob trabalhou como ator e m Dayton, Ohio. Garfunkel é judeu, seus avós paternos emigraram de Iasi, Romênia. Seu primo por lado de mãe, Lou Pearlman, fundou as boybands N’Sync e Backstreet Boys.

De acordo com o DVD “Across America”, o amor de Garfunkel pelo canto veio na primeira série: "Quando estávamos alinhados em ordem de tamanho, e depois que todos já tinham ido embora, eu ficava para trás para apreciar o som do eco dos degraus da escada e cantar 'Unchained Melody' e 'Você vai Never Walk Alone", aprendendo a amar estas canções desde os 5 anos". Mais tarde, o pai de Garfunkel lhe comprou um gravador e a partir de então, Garfunkel passou as tardes cantando, gravando e ouvindo as gravações, para que pudesse ouvir os erros e aprender a melhorar

Em seu bar mitzvah (1954), Garfunkel se apresentou como cantor, cantando durante 4 horas seu repertório para sua família. Na sua adolescência, Garfunkel sofreu uma infecção pulmonar, levando a um amor com o basquetebol. Ele explicou em 1998, em uma entrevista: “No verão de 55, eu tinha uma infecção pulmonar. Eu não podia correr, mas eu amava jogar basquete e havia um aro nas proximidades. Grande parte do verão eu passei arremessando lances livres. Eu nunca joguei em uma equipe após a Junior High School. Apenas joguei “3 contra 3” em meia quadra no pátio da escola.” Ele conheceu seu futuro parceiro, Paul simon, na sexta série, quando eles atuaram na peça de teatro escola de Alice In Wonderland. Garfunkel disse que Simon se interessou em canto após escutar Garfukle cantar a música “Too Young” de Nat King Cole, num show de talentos da escola.

Entre 1956 e 1962, a dupla fez show, sob o nome “Tom & Jerry”, em bailes de escolas. Seus ídolos eram The Everly Brothers, de quem eles tentavam imitar as harmonias vocais. Em 1957, Simon e Garfunkel gravaram a música “Hey, Schoolgirl” sob o nome Tom & Jerry, pela gravadora Big Records. O single chegou na posição 49 nas paradas de pop. Garfunkel também lançou alguns single como solo artista, sob o nome de Artie Garr.

Após graduar-se na Forest Hills High School junto com Simon, Garfunkel estudou no Columbia College, Universidade de Colúmbia em Manhattan, no início da década de 60, onde fez parte da fraternidade Alpha epsilon Pi. Garfunkel fez parte do time de tenis, esqui, esgrima e boliche do Colégio. Ele também foi membro do grupo masculino a capella do campus, Columbia Kingsmen. Depois de inicialmente ter se formado em Arquitetura, Garfunkel fez bacharelado em história da arte em 1962 (ou 1965), seguido de um mestrado em matemática pela Columbia em 1967. Garfunkel também completou um curso para doutorado em educação da matemátia no Teachers College, na Universidade de Colúmbia, durante o pico comercial de “Simon e Garfunkel”.

Simon & Garfunkel (Simon & Garfunkel - Discografia.)

1970-1975: Hiato e Primeiros Discos.

Durante os três anos seguintes a separação de Simon & Garfunkel, Garfunkel estrelou dois filmes: Catch (1970) e Carnal Knowledge (1971), ambos de Mike Nichols. Ele também passou o fim de 1971 e o início de 1972 trabalhando como professor de matemática na Litchfield Private School, em Connecticut, a pedido de sua noiva Linda Marie Grosman).

No fim de 1972, com o lançamento do “Greatest Hits” de Simon & Garfunkel, e com a breve reunião do duo para um show em benefício do candidado a presidência George McGovern, Garfunkel sentiu-se pronto pra retornar a sua carreira musical. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1973, “Angel Clare”, que continha “All You Know”, “I Shall Sing” e “Travelling Boy como singles. O álbum foi recebido com críticas mistas, chegando ao 5º lugar nos EUA. Em 1974, Garfunkel lançou o hit “Second Avenue”.

Em seu próximo disco, Breakway (1975), Garfunkel se reuniu brevemente com Paul Simon na música “My Little Town”. O álbum também incluía os singles “Breakaway” e “I Only Have Eyes For You”, que foi o primeiro single número 1 nas paradas britânicas.

1976-1979: Diversidade e Desastre.

Em 1976, Garfunkel gravou com diversos artistas, incluído Stephen Bishop (Careless), James Taylor (In the Pocket) e J. D. Souther (Black Rose). Do início de dezembro de 1976 a setembro de 1977, Garfunkel trabalhou eu seu próximo disco.

O disco, Watermark, foi lançado em 1978, porém inicialmente não chamou muita atenção do público. Seu principal single, Crying In My Sleep”, não chegou no Top 40 americano. Após dois meses fora do mercado, foi novamente lançado em janeiro de 1978, com um cover de “(What a) Wonderful World”, de Sam Cooke, que chegou ao primeiro lugar das paradas Adult Contemporary e 17º lugar nas paradas pop, como novo single. Paul Simon e James Taylor contribuíra com os backings vocals, fazendo da música um grande hit na US A.C. Em 1978 Garfunkel fez uma turnê nos EUA e Canadá, com o guitarrista Arlen Roth, John Barlow Jarvis no piano e Leah Kunkel na segunda voz. Duran te essa turnê ele se apresentou no Saturday Night Live.

O último disco de Garfunkel na década de 70 foi “Fate for Breakfast”, lançado em 1979, foi seu primeiro disco fracassado nos EUA. O primeiro single “In a Little While (I’ll Be on my Way)” falhou em entrar no top 40, assim como seu segundo single “Since I Don’t Have You”. Por outro lado, no Reino Unido o disco foi um tremendo sucesso, alcançando um hit número um, “Bright Eyes (que apareceu na trilha sonora do filme “Watership Down”). Sua namorada de longa data, Laurie Bird, cometeu suicídio em junho de 1979, em seu apartamento em Manhattan, três meses após o lançamento do disco, em março. Posteriormente, Garfunkel admitiu que o incidente o deixou em profunda depressão por grande parte dos anos 80, o que causou seu declínio musical nessa década.

1980-1995: Depressão e Desaparecimento.

O próximo álbum de Garfunkel foi o ponto baixo de sua carreira. Dedicado a Bird, Scissor Cut continha três singles: “A Heart in New York”, “Scissors Cut” e “Hang on In”, os últimos dois sequer entraram nas paradas.

Desapontado com as vendas de “Scissors Cut”, Garfunkel reuniu-se com Simon para o “The Concert in Central Park” e uma turnê mundial. Eles tiveram vários desentendimentos durante a turnê. Em 1984, a revista Stereo Review relatou que Simon excluiu a voz de Garfunkel do que seria um novo disco de “Simon & Garfunkel” e acabou sendo lançado como disco solo de Simon (Hearts and Bones). Em 1986, Garfunkel fez o papel de açougueiro no álbum conceitual Yhe Hunting of the Snark, de Mike Batt. Garfunkel largou a cena musical novamente quando seu pai morreu, entrando em depressão. Mas no outono de 1985 ele viria a conhecer a sua futura esposa Kathryn (Kim) Cermack. Eles se casaram em setembro de 1988. A aposentadoria de Garfunkel durou sete anos até seu disco de 1988, Lefty, que produziu três singles: “So Much in Love”, “When a Man Loves a Woman” e “This is the Moment”.

Garfunkel lançou sua primeira compilação no Reino Unido em 1984, The Art Garfunkel Album, nunca lançada nos EUA. Em 1988 lançou “Garfunkel” e em 1933 “Up ‘til Now”, que recebeu boa crítica e teve sucesso comercial.

1996-2006: Ressurgimento.

Em 1996 lançou o disco ao vivo “Across America”, gravado no salão de regristro da Ellis Island, com participação de James Taylor, Kim (esposa de Garfunkel) e o filho do casal, James.

Garfunkel cantou a cancão tema do seriado de televisão “Brooklyn Bridge” (1991) e “The Ballad of Buster Baxter” para um episódio da série educacional para crianças “Arthur” (1998), onde ele era retradado como um alce narrador e cantor. A versão de “Always Look on the Bright Side of Life” de Garfunkel foi usada nos créditos finais do filme “As Good as it Gets” (1997).

Em 2003, Garfunkel fez sua estréia como compositor em seu “Everything Waits to be Noticed”. Em parceria com os cantores e compositores Maia Sharp e Buddy Mondlock, o álbum continha diversas musicas que originalmente eram poemas escritos por Garfunkel. O álbum é reconhecido como as primeiras composições de Garfunkel desde sua adolescência com o “Tom & Jerry”.

Mais tarde, no mesmo ano, Simon and Garfunkel se reuniram novamente para uma bem sucedida turne mundial que se extendeu até 2004. Em 2005, sua música “Sometimes When I’m Dreaming” (originalmente de “The Art Garfunkel Album - escrita por Mike Batt) foi regravada pela cantora, ex- ABBA, Agnetha Fältskog em seu álbum “My Colouring Book.

Em 2006, Garfunkel assinou com a Rhino Record (Atco Records revivida), e lançou um novo disco em 30 de janeiro de 2007, “Some Enchanted Evening”. O álbum era uma celebração dedicada à música pop de sua infância. No fim de fevereiro de 2007, durante uma entrevista em um programa de TV alemão para promover seu novo álbum, Garfunkel expressou interesse em se reunir novamente com Paul Simon para gravar um novo disco do duo.

2008-2013: Acontecimentos Recentes.

Em 2009, Garfunkel interpretou si mesmo em um episódio da série “Flight of the Conchrods” entitulado “Prime Minister”.

Ele continuou em turnê em 2009 com quatro músicos e seu filho.
Em 13 de fevereiro de 2009, Simon e sua banda reabriram o Beacon Theatre, em New York, que tinha fechado sete meses ante para renovação. Como bis, Simon trouxe seu “velho amigo” Garfunkel. Eles cantaram três músicas: "Sound of Silence", "The Boxer" e "Old Friends".

Em 2 de abril de 2009, o duo anunciou uma turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão para Junho e Julho de 2009. Em 29 e 30 de outubro, eles participaram juntos concerto pelo 25º aniversário do Rock and Roll Hall of Fame, no Madison Square Garden, New York.

Em março de 2010, Simon & Garfunkel anunciaram um a turnê de 13 datas, que começaria em abril, com show no New Orleans Jazz & Heritage Festival. De acordo com a impressa, o set list iria focar nos clássicos do duo, bem como em músicas da carreira solo de ambos. Em 17 de junho de 2010, Simon & Garfunkel cancelaram a turnê, anteriormente remarcada para julho de 2010, que foi adiata por tempo indeterminado para Garfunkel se recuperar de uma paralisia das cordas vocais. Em novembro de 2010, Garfunkel afirmou que tinha parado de fumar dois meses e meio antes, que estava se recuperando da paralisia e pretendia sair em turnê em 2011. Ele tentou sair em turnê em agosto de 2012, mesmo mês que lançou uma retrospectiva com 34 músicas, nomeada “The Singer”. Garfunkel marcou 19 shows solo nos EUA e Suécia entre agosto e dezembro de 2012, desses 16 foram cancelados. Sua mais recente aparição em concerto foi em Stockholm, em 27 de setembro de 2012. Garfunkel deveria se apresentar em Gothenburg e Malmö dias 28 e 29 do mesmo mês, mas cancelou na última hora por “problema vocal imprevisto”. Falando sobre sua voz em fevereiro de 2013, Garfunkel afirmou que está se recuperando e que pensava em reservar dadas para pequenos shows novamente. Postagem por: Alex Sala & João Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário