terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Yes - Going for the One - 1977

Yes - Going for the One - 1977


1. "Going for the One" (Jon Anderson) – 5:32
2. "Turn of the Century" (Jon Anderson/Steve Howe/Alan White) – 7:56
3. "Parallels" (Chris Squire) – 5:53
4. "Wonderous Stories" (Jon Anderson) – 3:49
5. "Awaken" (Jon Anderson/Steve Howe) – 15:31
Faixas Bônus

6. "Montreux's Theme" (Steve Howe/Chris Squire/Jon Anderson/Alan White) – 2:38
7. "Vevey (Revisited)" (Jon Anderson/Rick Wakeman) – 4:46
8. "Amazing Grace" (Trad. Arr. Chris Squire) – 2:36
9. "Going for the One" (Rehearsal) (Jon Anderson) – 5:10
10. "Parallels" (Rehearsal) (Chris Squire) – 6:21
11. "Turn of the Century" (Rehearsal) (Jon Anderson/Steve Howe/Alan White) – 6:58
12. "Eastern Number" (Early version of "Awaken") (Jon Anderson/Steve Howe) – 12:16

Going for the One é o oitavo álbum de estúdio da banda de rock progressivo Yes. Lançado em 1977, após uma longa parada em que os membros se dedicaram às carreiras solo, é especialmente notável por marcar o retorno do tecladista Rick Wakeman, que saiu do grupo em 1974 logo após a conclusão da turnê de Tales from Topographic Oceans. Sua re-entrada foi facilitada pela saída do também tecladista Patrick Moraz, que tocou apenas em Relayer. Mesmo tendo saído antes desse disco, consta o agradecimento à Moraz nos créditos.

Após a longa parada, a banda reuniu-se na Suiça, com total energia e motivação e pronta para gravar, ao final de 1976. O álbum foi gravado no Mountain Studios pelos engenheiros de gravação John Timperley e David Richards. Após criar longas e épicas canções nos últimos 5 anos, o Yes recuou alguns passos para gravar alguns de seus mais diretos e concisos trabalhos desde Fragile. Wakeman também variou largamente seu som, deixando um pouco de lado seu mellotron e experimentando com órgãos de igreja, como ouve-se em "Parallels" e na longa faixa "Awaken".

Century Plaza Towers
Após utilizar sucessivos e bem-sucedidos trabalhos gráficos de Roger Dean, o Yes utilizou para este a excelência da Hipgnosis (conhecida por criar as capas para o Pink Floyd). A capa mostra a Century Plaza Towers em Los Angeles, também conhecida localmente como Twin Towers (torres gêmeas).
O retorno do Yes durante o auge do movimento punk foi um inesperado sucesso, com Going for the One alcançando o topo das paradas britânicas e colocando um single entre os Top 10, "Wonderous Stories" - algo que poderia ser considerado impossível nos dias de Tales from Topographic Oceans. Também alcançaram o Top 10 norte-americano, Going for the One chegando à posição #8 na parada da Billboard em 1977.
Com suas qualidades, Going for the One é considerado por muitos críticos como um dos melhores trabalhos do Yes, e, por muitos, dos mais subestimados álbuns do Rock. Somando-se a isso, canção "'Awaken'" é considerada por muitos fãs como a melhor música de toda a carreira do grupo. Jon Anderson disse sobre ela "Nós criamos uma grande canção! Eu amo escutar 'Awaken', ao menos posso dizer que criamos uma Obra-Prima". Em muitas entrevistas, "Awaken" é considerado pelos membros da banda como a mais complexa e consistente composição do Yes.

Integrantes

Jon Anderson: Vocalista - instrumentos de percussão, harpa
Chris Squire: Baixista - vocais
Steve Howe: Guitarra elétrica - vocais
Rick Wakeman: Tecladista - orgão, Sintetizadores Polymoog e Minimoog.
Alan White: Bateria - instrumentos de percussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário