terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Ultraje a Rigor - Crescendo - 1989

Ultraje a Rigor - Crescendo - 1989


1. "Crescendo"   Roger Moreira 2:17
2. "Filha da Puta"   Roger Moreira 2:53
3. "Volta Comigo"   Roger Moreira 3:33
4. "Laços de Família"   Sérgio Serra 2:55
5. "Secretários Eletrônicos"   Roger Moreira 1:11
6. "Maquininha"   Roger Moreira 1:55
7. "Ricota"   Edgard Scandurra 3:59
8. "Filha Daquilo"   Roger Moreira 2:53
9. "A Constituinte"   D.P. / Arranjo: Ultraje a Rigor 0:34
10. "Crescendo II - A Missão (Santa Inocência)"   Roger Moreira 5:37
11. "Ice Bucket"   Maurício Defendi 2:31
12. "Coragem"   Roger Moreira 2:57
13. "Os Cães Ladram (Mas Não Mordem) e a Caravana Passa"   Roger Moreira 2:00
14. "Beer"   Edgard Scandurra 3:23
15. "Querida Mamãe"   Sérgio Serra 3:12
16. "O Chiclete"   Edgard Scandurra 3:09

Crescendo é o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda Ultraje a Rigor, sendo vendido em LP e CD no ano de 1989.

Em 1989, a banda se encontra mais madura musicalmente, embora mais cansada devido aos vários shows. Crescendo teve boas vendagens (garantiu o terceiro disco de ouro da carreira do grupo por 100 mil LPs vendidos), mas atraiu menos atenção da crítica e da mídia em relação aos discos anteriores. Porém, a polêmica continuava, quando a banda fez uma provocação ao anúncio do fim da censura oficial, com a canção "Filha da Puta". Duas versões dessa música foram lançadas em um single promocional voltado para as rádios. Uma era a versão original ("versão sociedade"), contendo o palavrão. Já a outra, intitulada "Filha Daquilo" (considerada a "versão família") incluía uma buzina suprimindo a palavra de baixo calão. Esta última acabou sendo mais executada que a gravação contida no LP original. Outras canções com palavrões leves ou temas picantes como "O Chiclete" e "Volta Comigo", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas.
A despeito destas polêmicas, Crescendo fez os ouvintes perceberem que o Ultraje, apesar de adotar uma sonoridade mais agressiva e um pouco mais elaborada do que nos dois álbuns anteriores, parecia estar menos inspirado quanto ao material apresentado (em que pese o fato do disco ter 14 faixas). O grupo teve de resgatar canções compostas antes mesmo de ter gravado seu compacto Inútil / Mim Quer Tocar em 1983 para preencher o repertório do LP, sendo os casos específicos das músicas "Ricota", "O Chiclete" (as duas escritas por Edgard Scandurra) e "Ice Bucket". Quatro vinhetas instrumentais foram gravadas também: a faixa-título, "Os Cães Ladram...", "Maquininha" e "Secretários Eletrônicos". Até mesmo uma versão da cantiga de domínio público "Atirei o Pau no Gato" (renomeada como "A Constituinte" no lançamento) foi incluída no trabalho. Principal compositor do Ultraje, Roger ainda cedeu espaço para o guitarrista Sérgio Serra apresentar canções de autoria própria. No entanto "Laços de Família" e "Querida Mamãe" (esta última falando sobre uma relação edipiana entre mãe e filho), cantadas e escritas por Sérgio, tinham um estilo "sério" demais para o repertório de uma banda cujas letras quase sempre vinham carregadas de alto teor de humor e ironia.
Mas mesmo Roger apresentou uma canção séria para o disco: "Crescendo II - A Missão (Santa Inocência)". Esta faixa, que também foi o último single do disco, traz um discurso do líder da banda com relação ao infame episódio passado na cidade de Chapecó em 1987, na qual ele foi acusado de estuprar uma fã menor de idade que o teria visitado no hotel onde estava hospedado com os demais integrantes do Ultraje após um show naquele município. Mesmo após o estupro não ter sido comprovado e de ter sido absolvido no caso, Roger sentiu estar com sua imagem pública arranhada com o incidente passado (e, consequentemente, forte constrangimento) e acabou compondo a canção que soa também como um desabafo e autodefesa contra as acusações que sofreu.
As faixas "Filha Daquilo" e "Beer" estão disponíveis apenas na edição de CD.

Formação

Roger Moreira: guitarra base, efeitos e voz
Sérgio Serra: guitarra solo, efeitos e vocais
Maurício Defendi: baixo, guitarra na faixa 9, efeitos e vocais
Leonardo Galasso (Leôspa): bateria, efeitos e vocais

Nenhum comentário:

Postar um comentário