terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os Paralamas do Sucesso - Vamo Batê Lata - 1995

Os Paralamas do Sucesso - Vamo Batê Lata - 1995


1. A Novidade (Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone/Gilberto Gil)
2. Dos Margaritas (Herbert Vianna/Bi Ribeiro)
3. Vamo Batê Lata (Herbert Vianna)
4. Alagados (Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone)
5. Caleidoscópio (Herbert Vianna)
6. Meu Erro (Herbert Vianna)/Soul Sacrifice (Santana Band)
7. Trac-Trac (Track Track) (Fito Paez, versão Herbert Vianna)
8. O Rio Severino (Herbert Vianna)/Paraíba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
9. Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna)
10. Um a Um (Edgard Ferreira)
11. Você (Tim Maia)/Gostava Tanto de Você (Edson Trindade)
12. O Beco (Herbert Vianna/Bi Ribeiro)
13. Romance Ideal (Herbert Vianna/Martim Cardoso)
14. Não Estrague o Dia (Herbert Vianna)/ Sol e Chuva (Alceu Valença)

Vamo Batê Lata é o segundo álbum ao vivo dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1995 em LP, CD e VHS. Lançado em formato duplo, além do CD com o show, inclui um CD bônus (EP) com quatro canções inéditas de estúdio.
Mesmo com o fracasso de vendas do álbum anterior, Severino (1994), considerado muito experimental pela crítica, a banda ainda mantinha grande sucesso de público no Brasil, além de um período de grande sucesso na Argentina. O álbum marcou o retorno da banda às paradas de sucesso [carece de fontes], através da canção "Uma Brasileira" e da polêmica "Luís Inácio (300 Picaretas)". Vamo Batê Lata teve mais de 900 mil cópias vendidas, a maior vendagem da banda.[carece de fontes]
A turnê do CD teve 89 shows, que passaram por Argentina, Chile, Venezuela, Inglaterra, Japão (3), Colômbia e Uruguai.
O disco fora eleito o melhor álbum nacional de 1995 pelo Jornal do Brasil[carece de fontes] (a banda ainda venceu nas categorias Melhor Grupo Brasileiro, Melhor Show e Melhor Música Nacional, devido à canção Uma Brasileira).

Gravado em duas apresentações da turnê de Severino, em São Paulo, no Palace (atual Citibank Hall de São Paulo), o show inclui muitas músicas do álbum, além de grandes sucessos da banda, como "A Novidade", "Trac-Trac" (com a participação do músico argentino Fito Paez, autor da versão original) e "Alagados".
A canção "Meu Erro" foi mesclada ao instrumental "Soul Sacrifice", do guitarrista latino Carlos Santana. O disco também conta com citações de Luiz Gonzaga (um trecho da canção "Paraíba" foi incluído na introdução instrumental de "O Rio Severino") e Alceu Valença (um trecho de "Sol e Chuva" foi incluído ao final de "Não Me Estrague o Dia").
Foram regravadas as canções "Você", sucesso de Tim Maia (que conta com um trecho de outro sucesso do cantor, "Gostava Tanto de Você") e "Um a Um", de Jackson do Pandeiro (que tem um trecho instrumental de "Se Você Me Quer", do disco Big Bang, gravado pelo grupo em 1989, e que menciona os jogadores Bebeto, Romário, Paulo Sérgio Rosa (Viola) e Ronaldo.
O vídeo, dirigido por Roberto Berliner e lançado em VHS no mesmo ano, inclui quatro músicas a mais, dentre elas uma versão de "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin. Além disso, "Uma Brasileira", que só seria lançada no CD do show, também é tocada. O vídeo foi lançado em DVD em 2005.

Banda

Herbert Vianna: vocal e guitarra
Bi Ribeiro: baixo
João Barone: bateria
João Fera: teclados
Eduardo Lyra: percussão
Monteiro Jr.: saxofone
Senô Bezerra: trombone
Demétrio Bezerra: trompete/flugelhorn
Fito Paez: vocal e piano em "Trac Trac"

Nenhum comentário:

Postar um comentário