Deep Purple - Deep Purple 1969
1. "Chasing Shadows" Jon Lord, Ian Paice 5:34
2. "Blind" Lord 5:26
3. "Lalena" Donovan Leitch 5:05
4. "Fault Line"
"The Painter" Ritchie Blackmore, Nick Simper, Lord, Paice
5. "Why Didn't Rosemary?" Evans, Blackmore, Simper, Lord, Paice 5:04
6. "Bird Has Flown" Evans, Blackmore, Lord 5:36
7. "April" Blackmore, Lord 12:10
Deep Purple , também conhecido como Deep Purple III , é o terceiro álbum de estúdio pelo Inglês de rock da banda Deep Purple , lançado em 1969, Harvest Records no Reino Unido e em Tetragrammaton em os EUA. Era para ser o último álbum com a formação original.
Foi lançado numa época em que a banda estava começando a crescer como artistas, ao vivo e em estúdio, encontrando sua direção musicalmente. Havia alguns conflitos sobre se a banda deve continuar em sua mais crua, a direção mais pesada. Este tumulto causado, o que foi parcialmente responsável por dois dos membros, Nick Simper (baixo) e Rod Evans (vocal), que está sendo substituído. Comercialmente, este álbum foi o menos bem sucedido de I álbuns da era dos três Marcos.
Deep Purple estava em turnê no exterior no final de 1968 para promover o seu segundo álbum, The Book of Taliesyn . Seus dois so-far lançado singles e álbuns ainda tinha que fazer um impacto na Grã-Bretanha, quando eles voltaram lá no dia 3 de janeiro de 1969. Seu Inglês gravadora EMI pressionou a banda para fazer um único bem-sucedido em sua casa tribunal, então não havia muito tempo para a restituição depois de voltar para casa. " Kentucky Woman "teve, como seu anterior single" Silêncio "não se saíram bem lá, mesmo se tivesse sido um sucesso nos Estados Unidos e fez ainda melhor no Canadá. A própria banda surgiu com material original muito mais sólida a segunda vez, querendo libertar todo o potencial de cada canção. Assim, fazendo uma música que caberia facilmente o intervalo de três minutos estava se tornando difícil. No entanto, eles não poderiam lançar um novo álbum sem esse único para promovê-lo.
A banda tentou gravar um novo single para atender os critérios de-quebra em dezembro, enquanto nos Estados Unidos, mas nada tinha vindo dele, de modo que acabou por desistir. Depois de voltar para a Inglaterra, que se estabeleceram em estúdio novamente no início de 1969, o novo concorrente single, "Emmaretta" foi concluída no dia 7 de janeiro, após quatro tomadas necessário. Foi marcada como lado-B. Eles precisavam de uma nova A-side, então depois de experimentar um pouco com idéias diferentes, "O pássaro voou" foi rendido. Foi um trabalho mais progressivo e complicada do que "Emmaretta", por isso a música em si demorou um pouco mais de tempo para terminar, o que fizeram depois, no dia 7. Após esta breve visita ao estúdio, a banda criou uma série de one-cervejarias na Grã-Bretanha o seguinte fevereiro e março. "Torça That Neck" de seu álbum anterior, que teve ainda a ser lançado no Reino Unido, foi emitido lá como o único do lado B para promover a banda de turnê.
Gravação
Durante essa turnê de dois meses, a banda também criou seus slots de reposição por algum tempo para gravar no De Lane Lea Studio, em Londres, onde a banda optou por regravar "O pássaro voou", que já havia sido lançado com "Emmaretta" em os EUA, mas não foi devidamente desenvolvido para o álbum, mais uma vez mostrando seu desejo de criar material original sólido. A nova versão foi concluída em 18 de março, e renomeado para "pássaro voou". Outras músicas do álbum foram gravadas em um período de tempo generalizada ao longo de fevereiro e março.
Palavra do sucesso do Deep Purple na América finalmente tinha dado alguma influência sobre a sua reputação no Reino Unido, uma vez que aumentou gradualmente em popularidade e pedido. Revistas de música começou artigos de impressão sobre eles, e toda a sua reputação cresceu consideravelmente ao longo destes dois meses. Jon Lord elaborou a diferença anterior em popularidade a banda tinha experimentado entre os EUA eo Reino Unido antes, desta maneira:
"Nós devemos ser o único grupo esquizofrênico na existência; se sair e fazer uma data na Inglaterra podemos ganhar £ 150 Nos estados, a data semelhante vai ganhar nos cerca de 2500 quilos..
Quando um repórter perguntou ao senhor sobre o porquê ele achava que o Deep Purple estava tendo muita dificuldade para encontrar o grande público de volta para casa, ele respondeu:
"Porque nós tivemos sucessos Acho que os devotos subterrâneos britânicos tendem a olhar para baixo sobre nós. Americanos são muito mais tolerante com esse negócio de ter singles."
Como tal, uma manchete típica de uma revista de música Inglês em início de 1969 seria algo como: "Eles perdem a £ 2.350 por noite de trabalho na Grã-Bretanha".
Promoção na América
"Emmaretta" Foi uma temporada comercial para a banda, que soou nada como o estilo que foi apresentado sobre ele. Esta mudança de estilo foi uma facada para tentar obter um sucesso. No entanto, mais uma vez o single não convencer o público britânico. No final de março, a banda tinha terminado as sessões para o terceiro ainda não identificado como, álbum. Início de abril 1969 encontrei Deep Purple em seu caminho de volta para os Estados Unidos para começar uma nova turnê, que duraria por mais dois meses, semelhante à forma como eles haviam feito na Grã-Bretanha.
Após a chegada, a banda descobriu que sua gravadora Tetragrammaton norte-americana ainda não havia produzido o álbum agora terminou. Assim, as pessoas que os viram na estrada que, por um tempo, só encontra back-catálogo da banda sentado nas prateleiras das lojas. Além disso, as coisas estavam começando a olhar sombrio para a etiqueta anos de idade, e falência era iminente. Depois de construir uma base forte e mostrando o desejo de realmente fazer os seus artistas (como as promoções pesadas de "Silêncio" e "Kentucky Woman" na América), os gastos da gravadora tinha acabado de sair do controle. Deep Purple não tinha sido capaz de repetir o sucesso de "Silêncio", e muito alguns singles de outros artistas atribuídos ao rótulo vendeu bem o suficiente.
Enquanto a turnê, a banda experimentou algumas limitações econômicas, resultando em lhes pedir seu gerente John Colleta para voar de volta para casa, para que o hotel-bills seriam reduzidos. Em uma tentativa de salvar a sua própria situação, o Selo Tetragrammaton emitidos "Emmaretta" como um novo single, apoiado pela versão inicial de "pássaro voou" como lado-B contemporâneo. O single era muito desânimo e decepção, em grande parte mal sucedido, sob pena de afetar as paradas norte-americanas. Mesmo que seu single mais recente não estava fazendo mal, a banda estava recebendo uma reputação como um ato de viver bem. A banda já tinha realmente começado a desenvolver a sua presença de palco em algo maior, indo em uma direção mais alto e pesado, mostrando os talentos instrumentais de Blackmore e Lord que pressagiam que está por vir. Deep Purple tinha efetivamente se transformou em uma banda altamente proficientes no palco.
No entanto, as coisas estavam começando a esquentar internamente, e os membros da banda foram ficando cada vez mais vocal sobre a direção que queria que a música para ir, bem como estar insatisfeito com o seu salário para concertos. Ao final de 1968, membros fundadores Lord e Blackmore estavam começando a ansiar por uma mais nítida, mais cru e, em geral som mais pesado. Mas eles sentiram que o cantor Rod Evans, com a sua proposta, a voz suave, não seria capaz de lidar com o material mais forte, mais agressivo. As tensões também foram elevados com o baixista Nick Simper, que realmente não aprovar a banda virar mais pesado. Foi em maio, durante a turnê americana em curso, Lord e Blackmore, que concordaram em mudar a programação, mudando para fora tanto baixista Simper e Evans cantor. O baterista da banda, Ian Paice, por outro lado, teve seu lugar cativo na banda, e Lord e Blackmore falou sobre suas idéias com ele. Paice concordou com a mudança de lineup.
Lançamento e recepção
Gerente John Coletta ficou surpreso quando ouviu a notícia do trio, aconselhando-os a manter silêncio sobre o assunto até que a turnê foi concluída e eles voltaram para a Inglaterra. Então, depois de voltar para casa no início de junho, Deep Purple recebeu o aviso de sua gravadora americana que o álbum foi finalmente pronto para o lançamento no exterior. Como também foi o caso com a maioria do material em seus dois álbuns anteriores, as músicas têm um som rock psicodélico, especialmente na faixa sétimo "O pássaro voou" e um rock progressivo sentir que beira a música clássica, especialmente no longo seqüência de introdução dos 12 minutos de trilha final "Abril", estúdio de gravação nunca mais longa do Deep Purple. A banda também incorporou um blues de 12 compassos estrutura nas músicas "The Painter" e "Por que não Rosemary?". O som do álbum era mais pesado do que os trabalhos anteriores, semelhante à forma como a banda soa ao vivo durante este período.
Este álbum contém canções mais originais, seis no total, do que em qualquer um dos seus dois primeiros álbuns, agora começam a esforçar totalmente para escrever material original. A única música cover do álbum é " Lalena ", que foi originalmente escrito e realizado por Donovan . Deep Purple , como o álbum foi um pouco confusa auto-intitulado, foi lançado em 21 de junho, em os EUA. Derek Lawrence foi novamente creditado como produtor. Como efeito mais pesado, o som mais cru do álbum, os indivíduos da banda, talvez Ritchie Blackmore e Ian Paice em particular, estavam começando a mostrar realmente suas habilidades instrumentais, que tinham sido escondidas no mix órgão pesado sobre os dois anteriores lançamentos.
Quando lançado nos Estados Unidos, a recepção do álbum foi baixa. Ele não chegou perto do mesmo sucesso que seus dois antecessores, chegando a posição # 162 na Billboard dos EUA. Problemas financeiros da Tetragrammaton foram parcialmente culpados, como a promoção foi sem graça, ea falta de um suporte único ou um passeio bateu também foram fatores.
Tetragrammaton emitiu o álbum em um encarte Stark, enrolado com uma ilustração segmentada de Hieronymus Bosch pintura "s" O Jardim das Delícias . A etiqueta entrou em dificuldades em relação ao uso do Museo del Prado pintura de propriedade, o que foi percebido incorretamente como sendo anti-religiosa;., com "cenas imorais", em os EUA e, assim, rejeitado ou mal abastecido por muitas lojas de discos A pintura original é na cor, embora ele apareceu no LP em monocromático devido a um erro de impressão para a layout original ea banda optou por mantê-lo assim. mesma pintura Bosch (em cor) já havia sido usado como uma capa de álbum, dois anos antes por pérolas aos porcos em sua estréia One Nation subterrâneos .
Pessoal
Ritchie Blackmore - guitarra
Rod Evans - vocais
Jon Lord - órgão , teclado , backing vocals
Ian Paice - drums
Nick Simper - baixo , backing vocals
Pessoal adicional
Produzido por Derek Lawrence
Desenvolvido por Barry Ainsworth
Digitalmente remasterizado e restaurado por Peter Mew no Abbey Road Studios , em Londres
Nenhum comentário:
Postar um comentário