sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Os FAMKS - 1978

OS FAMKS - 1978


1. Vem dançar (Estevão Bispo - Nando)
2. Sempre te tratei numa boa (Ronaldo - Mani - Lincoln Olivetti)
3. Não deixe terminar (R. Young - Augusto César)
4. Preciso te encontrar (Estevão Bispo - Nando)
5. O amor que eu quero te dar (R. Young - Estevão Bispo - Augusto César)
6. Fim de semana (Miguel - Zé Rodrix)
7. Todo mundo fala (Mariozinho Rocha - Augusto César)
8. Longa lenda (Paulo Sérgio Valle - Otávio Augusto)
9. Você tem que ser minha (Paulo Sergio Valle - Kiko - Nando)
10. Riso amarelo (Ronaldo - Lincoln Olivetti)
11. Herói de um sonho jovem (Otávio Augusto)
12. Labirinto (Ronaldo - Lincoln Olivetti - Robson Jorge)

Famks (1978) foi o segundo e último álbum lançado pelo grupo Os Famks.

Os Famks foi uma banda brasileira dos anos 70, que deu origem ao Roupa Nova.

Formação

O grupo Os Famks foi fundado pela família Cataldo em 1967. Na época, a formação era Alceu Cataldo (guitarra e voz), Newson Cataldo (guitarra contra-solo), Francisco Cataldo (guitarra solo), Marcelo (bateria e percussão), Marquinhos (teclado) e Túlio (contrabaixo). Em 1968, Marquinhos foi substituído no teclado por Mauro Salgado, ex-membro d'Os Beatos, com passagem rápida por Renato e seus Blue Caps, em que havia ajudado na formação. Marcelo foi substituído na bateria por Fernando (Fefeu), vindo da banda Die Panzers, e Túlio foi substituído por Luís Carlos Serpa, também ex-Beatos, ambos convidados por Mauro.

Na época, a banda era muito requisitada para animar bailes e foi aproveitada para gravações de inúmeras vinhetas. O grupo já se destacava por seu vocal diferenciado e pelo estilo de rock pesado, tocando músicas estrangeiras em seus bailes e shows. As músicas, na maioria, eram inéditas no Brasil e trazidas pelo famoso disk jockey Big Boy, da rádio Mundial.

Em 1971, Nando substituiu Luís Carlos no contrabaixo e Cleberson Horsth foi convidado para tocar órgão, substituindo Mauro Salgado. Com essa formação, os Famks gravaram um compacto com músicas de Zé Rodrix, sendo uma delas A Lenda da Porca. Outros componentes foram deixando o grupo a partir dessa época e, em 1975, além de Nando e Cleberson, que permaneceram, a formação contava com ex-integrantes da banda Los Panchos Villa: Kiko na guitarra, Ricardo Feghali nos teclados e Paulinho na percussão, mais o baterista Serginho. Essa formação, em 1980, mudaria de nome para o atual Roupa Nova.

Roupa Nova

Em 1980, os integrantes dos Famks foram convidados por Mariozinho Rocha para gravarem uma vinheta de fim de ano para uma rádio. A partir desse encontro, Mariozinho, que era produtor musical, resolveu produzir o grupo sob o nome de Roupa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário