segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Legião Urbana - Que País É Este 1978/1987 (1987)

Legião Urbana -  Que País É Este 1978/1987 (1987) 


1. "Que País É Este" (Renato Russo) - 2:57
2. "Conexão Amazônica" (Renato Russo / Fê Lemos) - 4:37
3. "Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)" (Renato Russo) - 2:32
4. "Depois do Começo" (Renato Russo) - 3:13
5. "Química" (Renato Russo) - 2:19
6. "Eu Sei" (Renato Russo) - 3:10
7. "Faroeste Caboclo" (Renato Russo) - 9:04
8. "Angra dos Reis" (Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - 5:00
9. "Mais do Mesmo" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - 3:18

Que País É Este 1978/1987 é o terceiro álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1987. Traz uma sonoridade mais pesada, além de canções compostas na época do Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo. No Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Diamante pela ABPD.3

O sucesso de Dois fez com que a gravadora pressionasse a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que no entanto houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, "Angra dos Reis", em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e "Mais do Mesmo", que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico.
"Faroeste Caboclo" foi composta em 1979, na fase "trovador solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 168 versos e não tem refrão, conta a história do nordestino João de Santo Cristo. Russo a considerava sua "Hurricane" (música de Bob Dylan sobre o boxeador que passou anos injustamente atrás das grades). Na época do lançamento do disco, foi considerada a mais longa canção da banda (mais tarde superada por "Metal contra as Nuvens", do disco V). Da mesma fase de "Faroeste Caboclo", está presente no disco a canção "Eu Sei", que antes se chamava "18 e 21". Esta já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo.
O disco ainda traz "Depois do Começo", única faixa de sua autoria que Russo admitia não gostar, por considerar pretensiosa; e "Química", que já havia sido gravada pelos Paralamas do Sucesso em seu álbum de estreia, Cinema Mudo. Durante a turnê do show deste álbum, aconteceu uma tragédia no Estádio Mané Garrincha. Fãs se exaltaram e foram pisoteados; isso acabou aumentando a fobia de palco de Russo e tornando o trabalho da banda mais introspectivo, o que refletiria no álbum seguinte.

Formação

Dado Villa-Lobos — guitarras, violão, percussão e vocal de apoio
Renato Russo — vocal, teclados e violão
Renato Rocha — baixo e vocal de apoio
Marcelo Bonfá — bateria, percussão e teclados


Nenhum comentário:

Postar um comentário