segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil (1993)

Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil (1993)


1. "Vinte e Nove" (Renato Russo) – 3:43
2. "A Fonte" (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá) - 3:56
3. "Do Espírito" (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá) – 3:22
4. "Perfeição" (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá) – 4:37
5. "O Passeio Da Boa Vista" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo) – 2:02
6. "O Descobrimento Do Brasil" (Marcelo Bonfá) – 5:03
7. "Os Barcos" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo) – 2:52
8. "Vamos Fazer Um Filme" (Renato Russo) – 4:21
9. "Os Anjos" (Dado Villa-Lobos) – 2:04
10. "Um Dia Perfeito" (Dado Villa-Lobos) – 3:25
11. "Giz" (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá) – 3:23
12. "Love In The Afternoon" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo) – 4:26
13. "La Nuova Gioventú (Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá) – 4:03
14. "Só Por Hoje" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo) – 4:03

O Descobrimento do Brasil é o sexto álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1993 pela gravadora EMI. O lançamento do álbum coincidiu com o início do tratamento de Renato Russo para livrar-se da dependência química e ele se mostrava otimista quanto ao sucesso da empreitada. As principais canções do disco foram Vinte e Nove e Perfeição. No Brasil foram vendidos mais de meio milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Platina Duplo pela ABPD.1
Em uma entrevista com Renato Russo, transcrita para o livro "Conversações com Renato Russo", da editora Letra Livre, o cantor e compositor mostrou-se incomodado com as críticas relativas ao sexto disco da banda. Segundo ele, "é chato saber que aquilo que deu tanto trabalho vai ser julgado por um cara que ouve três segundos de cada faixa, para dizer assim ou assado. Houve uma crítica sobre O Descobrimento do Brasil que decorei de tão ridícula. 'O Brasil descoberto pela Legião Urbana tão decepcionante quanto as denúncias de corrupção da CPI.' Puxa! Teve outra que dizia: 'as letras são ininteligíveis, não fazem sentido, como Meu tornozelo coça por causa de mosquitos/ Estou com cabelos molhados/ Me sinto livre.' [trecho de L'âge d'Or] Nossa, ou essa senhora não toma banho, nunca foi à praia ou em São Paulo não tem mosquito."

Créditos

Renato Russo: voz, contrabaixo, teclados, violão, cítara e dobro
Dado Villa-Lobos: guitarras, contrabaixo, violão, bandolim, dobro e vocais
Marcelo Bonfá: bateria, teclados, percussão, rhythm track, keyboard bass e vocais

Curiosidades

Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
Na Faixa "vinte e nove" cita-se o Retorno de Saturno, fenômeno este descrito pela Astrologia: Saturno demora cerca de 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo; considera-se, então, que os vinte e nove anos de vida marcam o início de uma nova fase na vida de cada pessoa. a irmã de Renato também diz que essa música retrata os vinte e nove dias que passou num tratamento contra o alcoolismo.
Russo considerava a faixa "Giz" como sua obra-prima, aquela que ele mais gostava se orgulhava de ter feito, conforme declarou durante o show Como É que Se Diz Eu Te Amo, em 1994.2
A música "'Love in the Afternoon'" foi feita para um amigo de Renato, Luís, que morreu subitamente, baleado ao sair de uma boate. No álbum, foi dedicada a Tavinho Fialho (ex-baixista da turnê do álbum anterior, "V", e pai do filho da cantora Cássia Eller), morto em um acidente de carro.
O título de "Só por Hoje" remete ao conhecido lema dos Alcoólicos Anônimos.
"Love in the Afternoon" também é o nome de um filme produzido por Billy Wilder em 1957, embora não haja evidências de relação entre as duas obras.
Foi o primeiro álbum da banda em que houve um merchandising dos instrumentos utilizados pela banda. (Marcelo Bonfá usa baterias MAPEX e Dado Villa-Lobos usa violões Alvarez).
"Perfeição" foi o melhor planejado e produzido videoclipe da banda. Também foi o último videoclipe (todos os discos tiveram pelo menos um clipe, exceto V, A Tempestade e Uma Outra Estação).
A canção " O Descobrimento do Brasil" contém referencias a funcionárias da escola em que Renato estudou na infância, como são citadas: Tia Esperança e Tia Edilamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário