segunda-feira, 10 de abril de 2017

Van Halen - Biografia

Van Halen - Biografia


Van Halen é uma banda de hard rock norte-americana formada em 1974. Foi fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen, que mais tarde juntou o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony. Van Halen rapidamente chegou à fama com seu primeiro álbum de mesmo nome em 1978, e é amplamente considerada como um marco nas vendas de rock nos EUA, ocupando a 19ª posição na lista dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos, com 56 milhões e meio de vendas. É a banda de heavy rock detentora de mais singles a chegarem ao topo do Hot Mainstream Rock Tracks, sendo 13 no total. É também uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos (Van Halen e 1984, respectivamente). Até o momento, vendeu mais de 90 milhões de cópias de discos mundialmente.

Além de ser reconhecida pelo sucesso, a banda é conhecida pelo drama que cerca a saída de antigos membros. As saídas múltiplas de vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone foram cercados em controvérsia e cobertura da imprensa, incluindo numerosas declarações conflitantes entre os cantores e a banda. Depois da turnê de 2004 com Hagar, a banda estava em um hiato do público até Setembro de 2007, quando o baixista Wolfgang Van Halen (filho de Eddie) foi confirmado e rumores de que Roth voltaria a banda, ambos os eventos coincidindo com a indução ao Rock and Roll Hall of Fame em 12 de março de 2007. Após anos de especulações, Van Halen voltou a uma turnê com Roth na América do Norte em 2007 e em 2008. Em 2012, a banda iniciou nova turnê e lançou seu primeiro disco em 14 anos, (e primeiro com o vocalista Lee Roth desde 1984) A Different Kind of Truth.

História.

Nascido em Nijmegen, Holanda, Eddie Van Halen e Alex Van Halen são os filhos do músico Jan van Halen, que fez com que eles tivessem aulas de música. Os irmãos Van Halen começaram a tocar juntos na década de 1960, quando Eddie tocava piano clássico e, posteriormente, bateria, e Alex tocava violão. Enquanto Eddie entregava jornais, Alex tocava a bateria de Eddie às escondidas. Posteriormente, Eddie descobriu que Alex estava tocando seu instrumento e ficou tão frustrado que disse a Alex, "OK, eu vou tocar sua guitarra".

As origens remotas da banda em 1972, quando os irmãos Van Halen formaram uma banda com o baixista Mark Stone que teve diversos nomes como The Trojan Rubber Company, The Broken Combs, Rat Salad, e eventualmente, Genesis. Eddie também fazia os vocais na banda. Eles inicialmente tinham alugado um sistema de som de David Lee Roth, mas decidiram economizar dinheiro deixando-o participar como vocalista, embora ele tivesse sido mal sucedido em uma audição anterior. Em 1974 a banda decidiu substituir Stone por Michael Anthony, o baixista e vocalista da banda local "Snake". Após uma jam session que durou toda a noite, ele foi contratado para baixo e backing vocals.

Neste período, descobriram que havia outra banda chamada Genesis, o que os obrigou a mudar rapidamente para Mammoth. Eventualmente acabaram optando pelo sobrenome dos irmãos, Van Halen, que Roth acreditava ter a mesma potência de Santana. Sendo assim, a banda Van Halen ficou constituída por David Lee Roth (vocal), Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado), Alex Arthur Van Halen (bateria) e Michael Anthony (baixo). A banda começou tocando somente covers e em pouco tempo tornou-se muito conhecida em todos os bares de Los Angeles.

Ascensão.

Era David Lee Roth (1974-1985)

Em 1976, quando tocavam num bar em Los Angeles, Gene Simmons (baixista/vocalista do Kiss) os descobriu e decidiu fazer uma demo com a banda (cujo equipamento era todo emprestado). Esta demo, que continha a primeira versão de "Runnin' With The Devil", não deu muito certo e não foi aceita pelas gravadoras.9 No ano seguinte, em 1977, o produtor Ted Templeman, da Warner Bros. Records, conheceu a banda no mesmo bar em que Gene os encontrou e os contratou. Em 1978 foi lançado o primeiro álbum, também chamado Van Halen. O disco foi muito aclamado, especialmente o solo de guitarra "Eruption".

Nos cinco anos decorrentes, a banda lançou mais 5 álbuns, mantendo sua formação original. Em Janeiro de 1983 a banda se apresentou no Brasil (e também na Argentina, Uruguai e Venezuela). A banda não voltou à América do Sul desde então.

Em 1983, Eddie Van Halen construiu seu estúdio caseiro, 5150 Studios - o nome faz referência ao código policial de prisão por insanidade - e participou como convidado da canção "Beat It" ,de Michael Jackson, o que não agradou muito o vocalista David Lee Roth. No entanto a canção tornou-se um marco na história da música, onde as barreiras entre a música negra e branca começaram finalmente a ser quebradas. O solo é provavelmente o mais conhecido da década de 80. Michael e Eddie apresentaram a canção ao vivo na turnê dos Jacksons de 1984.

Em 1984, a banda lançou seu álbum mais bem-sucedido,1984, que chegou ao segundo lugar da Billboard 200, a parada de discos norte-americana - atrás do disco que continha "Beat It", Thriller. 1984 também continha o single mais vendido da banda, "Jump", que ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos, segundo na Austrália, e sétimo no Reino Unido.

A formação original durou até 1984, quando, por motivos de desentendimento com Edward Van Halen, David Lee Roth decidiu partir para a carreira solo.

Era Sammy Hagar (1985-1996)

Em meados de 1985, enquanto Eddie buscava um novo cantor, seu mecânico passou-lhe o contato de outro de seus clientes, Sammy Hagar, que nos anos 70 liderara a banda Montrose e estava tendo bem-sucedida carreira solo.

Logo no primeiro encontro no estúdio foi composta "Summer Nights"'. Em 1986 lançaram o disco 5150, que se tornou o primeiro álbum de banda a se tornar o número #1 das paradas norte-americanas, e teve singles bem sucedidos como "Dreams" e "Why Can't This Be Love?", que atingiu a 3ª posição na Billboard Hot 100.

Foram lançados mais 4 discos, todos atingindo as primeiras posições nas paradas norte-americanas. Em 1996, em meio a turbulentas gravações de "Humans Being", para o filme Twister, e Hagar não concordar com a banda fazer uma coletânea, o cantor acabou saindo do Van Halen.

Curta reunião com Roth (1996)

Enquanto a banda planejava uma coletânea, David Lee Roth ligou para Eddie perguntando as canções que seriam incluídas. A discussão amigável levou a um convite para Roth visitar o estúdio caseiro de Eddie. Eventualmente a banda gravou duas músicas, "Can't Get This Stuff No More" e "Me Wise Magic", que atingiram a décima segunda e primeira colocações no Hot Mainstream Rock Tracks, respectivamente, e que seriam incluídas na coletânea Best of Volume I (1996). Apesar de rumores sobre uma reunião, a volta de Roth se resumiu às duas canções, principalmente quando após uma aparição do quarteto no MTV Vídeo Music Awards Roth e Eddie tiveram uma alteração verbal.

Era Gary Cherone (1996-1998)

Ray Danniels, empresário da banda, sugeriu o aclamado Gary Cherone, ex-Extreme, para a vaga de vocalista. Foi marcado um encontro no qual a banda o aceitou de imediato. No início de 1998, foi lançado o álbum Van Halen III que foi um fracasso comercial, sendo o primeiro álbum da banda a não superar o milhão de cópias na América do Norte. Apesar do baixo índice de vendas o álbum atingiu a quarta colocação na Billboard 200 e teve um single, "Without You", a atingir o topo do Mainstresm Rock. Eddie chegou a tocar bateria e baixo em algumas músicas quando achou necessário e até mesmo a cantar em uma delas. Cherone não ficou muito tempo no novo emprego, deixando a banda logo após a turnê de divulgação do disco.

Eddie passa então por um momento turbulento, separa-se após anos de casamento e recebe o diagnóstico de câncer na língua. O grupo entra em um hiato e Michael Anthony acompanha Sammy Hagar em sua turnê solo.

Reuniões.

Em 26 de abril de 2001, Eddie anunciou no site oficial da banda que havia sido examinado por três oncologistas e três neurocirurgiões, que afirmaram que ele estava "mais saudável do que nunca e vencendo o câncer".

Em 2004, Sammy Hagar volta à banda e grava três faixas novas na coletânea The Best of Both Worlds. A banda se reúne para uma turnê pelos Estados Unidos, embora Michael Anthony só tenha se juntado pela insistência de Hagar. Após a turnê, todos voltam para seus próprios caminhos.

Em 2006, a banda revelou que voltaria a tocar com o filho de Eddie, Wolfgang, no baixo. Eventualmente se confirmou o retorno de Roth. Em agosto de 2007 a banda Van Halen convoca uma coletiva e anuncia uma turnê norte-americana, agora com a formação: David Lee Roth, Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que entrou no lugar de Michael Anthony para tocar baixo.16 A turnê durou 74 shows de setembro de 2007 a março de 2008, e se tornou a mais lucrativa da banda com faturamento de US$93 milhões.

Novos discos com Roth.

Em 2010 o Van Halen foi ao estúdio de gravação para produzir um novo disco com o produtor John Shanks. Seu site oficial foi atualizado em 26 de dezembro de 2011, anunciando que os ingressos para sua turnê de 2012 estariam disponíveis a partir 10 de janeiro de 2012. Também em 10 de janeiro, seu primeiro single, intitulado "Tattoo", deve estrear nas rádios. O novo álbum da banda e primeiro com a gravadora Interscope Records, será lançado em 7 de fevereiro de 2012.

Em janeiro de 2012, após 14 anos sem lançar um álbum, a banda anuncia oficialmente o lançamento de A Different Kind of Truth, com direito a um show intimista no Cafe Wha, em Nova York. O vídeo clipe do primeiro single do novo álbum, "Tattoo", foi lançado ainda naquele mês e a canção foi vendida pelo i-Tunes. Foi ainda anunciada uma turnê norte-americana, englobando várias cidades dos Estados Unidos e do Canadá, e algumas datas no Japão. A Different Kind of Truth foi lançado no mês seguinte, sendo o primeiro disco da banda desde 1998 e o primeiro com Roth desde 1984. O álbum teve boas críticas, e chegou em segundo na Billboard 200, atrás de 21, de Adele.

A turnê esgotou a maioria de seus shows, e rolou normalmente até maio, quando foi anunciado que os shows seriam adiados. Eventualmente se revelou que a causa da pausa foi que Eddie faria operações para tratar uma diverticulite, e a banda só voltaria aos palcos em 2013. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Atuais.

Eddie Van Halen (Guitarras, Teclados, Backing Vocals, desde 1974)
Alex Van Halen (Bateria, Percussão, desde 1974)
David Lee Roth (Vocais, 1974-1985, 1996, desde 2006)
Wolfgang Van Halen (Baixo, Backing Vocals, desde 2006)

Ex-Integrantes.

Michael Anthony (Baixo, Backing Vocals, 1974-2006)
Sammy Hagar (Vocais, Guitarra Rítmica e Solo, 1985-1996, 2003-2005)
Gary Cherone (Vocais, 1996-1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário