Ronnie Wood - Biografia
Ronald David "Ronnie" Wood (Londres, 1 de junho de 1947) é um guitarrista de rock and roll britânico, mais conhecido como ex-integrante dos The Faces e integrante, atualmente, dos The Rolling Stones. Ron Wood manteve um longo e problemático relacionamento com o uso de drogas, tendo estado 3 vezes internado em clinicas de reabilitação.
Wood começou sua carreira em 1964 com os The Birds. No final dos anos 60 ele passou a ser integrante da banda The Creation entrando depois para o Jeff Beck Group com o vocalista Rod Stewart. O grupo acabou após o lançamento do álbum Beck-Ola em 1969.
Com Rod Stewart, Ron entrou para os The Small Faces, e logo depois o grupo foi renomeado para The Faces. Embora tenham ficado conhecidos nos Estados Unidos como a banda de apoio de Stewart, os Faces eram bem famosos no Reino Unido, rivalizando com os The Rolling Stones em popularidade.
Durante os anos 70 Wood lançou alguns discos solo, incluindo um em parceria com Ronnie Lane, também ex-integrante dos The Faces, chamado Mahoney's Last Stand (1976).
Depois que Mick Taylor deixou os Rolling Stones em 1974, Wood o substituiu na guitarra a tempo de completar a gravação de Black and Blue, lançado em 1976, álbum que o tornaria um integrante legítimo da banda. Durante os anos 80 Wood continuou como integrante oficial dos Rolling Stones, enquanto pintava e seguia sua carreira solo, tocando com artistas como David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin.
Em 1990 Wood tornou-se um parceiro de pleno direito na organização financeira dos Rolling Stones. Durante os anos 1990, lançaram dois álbuns de estúdio e três álbuns ao vivo, bem como turnês em 1990, 1994-95 e 1997-99.
Wood lançou seu sétimo álbum solo, “Slide On This”, em 1992, viajando para promover este álbum na América do Norte e Japão. Sua aparição em 1993 com o ex-companheiro de banda Rod Stewart na MTV Unplugged resultou em um álbum de sucesso intitulado “Unplugged... And Seated”; o álbum ao vivo lançado em 1993 a partir de sua própria turnê foi chamada de “Slide On Live: Plugged In And Standing.” Wood também contribuiu para o álbum de 1996 de Bo Diddley, “A Man Amongst Men”, tocando guitarra slide nas músicas "Hey Baby", "A Man Amongst Men " e "Oops! Bo Diddley" e guitarra em "I Can Not Stand It".
Desde 2000 Wood continuou a combinar o trabalho solo com sua agenda nos Rolling Stones. Após o lançamento do seu álbum “Not For Beginners” em 2001, excursionou pela Inglaterra e Irlanda em 2001 e 2002 com o seu próprio grupo, The Ronnie Wood Band. A banda incluiu além de membros de sua família, o guitarrista Slash e Andrea Corr. Após a turnê, seguiu-se um DVD, “Far East Man”.
Wood saiu em turnê com os Rolling Stones em 2002 e 2003; em 2004 realizou vários concertos e aparições, incluindo uma série de aparições com Rod Stewart. No final do ano suas intenções expressas foram terminar o trabalho de estúdio em um álbum colaborativo a ser intitulado “Your Strum And I’ll Sing”. Em 2005, no entanto, Wood esteve novamente ocupado com os Rolling Stones durante a gravação do álbum “A Bigger Bang”. Apesar de tocar em apenas 10 das 16 faixas do álbum, Wood embarcou na turnê que se estendeu até agosto de 2007.
Em 2005, Wood lançou sua própria gravadora, a Wooden Records, que lançou gravações de sua filha Leah, The New Barbarians e outros. Em novembro de 2006, durante uma pausa na turnê A Bigger Bang, Wood tocou guitarra em três faixas para o álbum “Music City Soul” da artista soul britânica, Beverley Knight, lançado em 2007.
Em 09 de Maio de 2009, juntamente com Anthony Kiedis, Michael "Flea" Balzary, Chad Smith, membros da banda Red Hot Chili Peppers e também com o músico Ivan Neville apresentaram-se com o nome “The Insects" no quinto evento anual em honra a Kledis, MusiCares.
Em 11 de agosto de 2009, Wood entrou no palco do “Shepherds Bush Empire” em Londres com a banda Pearl Jam para tocarem a famosa música "All Along the Watchtower".
Em 25 de Outubro de 2009, Wood, Ian McLagan e Kenney Jones juntaram forças para uma apresentação da banda Faces no Royal Albert Hall de Londres, em nome do “Performing Rights Society's Music Members' Benevolent Fund”. Bill Wyman tocou baixo e os vocais foram compartilhados por vários artistas, notoriamente Mick Hucknall. Rod Stewart, que tinha anteriormente negado rumores de planos para uma reunião de Faces em 2009, não esteve presente. Ainda no mesmo ano, em novembro, Wood ganhou o premio "Outstanding Contribution" na cerimônia de Classic Rock Roll Of Honour em Londres, entregue por Pete Townshend.
Desde 09 de Abril de 2010, Wood apresenta o seu próprio programa de rádio na “Absolute Radio”. Indo ao ar nas noites de sábado as 22:00, o programa de uma hora consiste de Wood apresentando faixas de artistas que ele tem trabalhado e outros favoritos pessoais.
Em maio de 2011, Wood ganhou o premio “Sony Radio Personality of the Year” pelo seu ”The Ronnie Wood Show”.
Em dezembro 2014, ele tocou com a banda ”One Direction” na final do “The X Factor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário