sábado, 22 de fevereiro de 2014

Black Sabbath - Heaven And Hell - 1980

Black Sabbath - Heaven And Hell - 1980


1. "Neon Knights"   3:53
2. "Children of the Sea"   5:34
3. "Lady Evil"   4:26
4. "Heaven and Hell"   6:58
5. "Wishing Well"   4:08
6. "Die Young"   4:45
7. "Walk Away"   4:26
8. "Lonely Is the Word"   5:50

Heaven And Hell é o nono álbum de estúdio da banda de heavy metal Black Sabbath lançado em 24 de abril de 1980. É o primeiro a contar com o vocalista Ronnie James Dio.

Mudanças de formação

O vocalista e co-fundador da banda, Ozzy Osbourne, deixou a banda em 1979 e Tony Iommi já tinha pensado em alguém para substituí-lo antes de sua segunda saída da banda, em junho de 1979. A turnê 10 anos de aniversário da banda, a turnê do álbum Never Say Die!, seria o álbum de despedida de Ozzy.
Geezer Butler deixou a banda, concordando em voltar para a gravação do próximo álbum. Como novo frontman da banda, foi escolhido o vocalista Ronnie James Dio que tinha deixado a banda de Ritchie Blackmore, Rainbow, após seu álbum de maior sucesso até o momento, Long Live Rock 'n' Roll. Blackmore queria que Dio cantasse músicas mais comerciais, o que aconteceu posteriormente no álbum Down to Earth com Graham Bonnet, mas Dio se recusou e deixou a banda.

Composição

Antes de Heaven And Hell, Geezer normalmente era o que mais contribuía nas letras, porém com a entrada de Dio isso mudou. As letras começaram a tomar um rumo diferente, falando de dragões e castelos, mágica e misticismo, algo muito comum em todas as letras de Dio, que levou todos os créditos pelas letras.
Uma curiosidade é que enquanto Geezer esteve fora da banda entre 1979 e 1980, Geoff Nicholls foi escolhido para substituí-lo e acabou compondo todas as músicas, porém Geezer voltou antes da gravação do álbum e Geoff foi para os teclados.

Recepção

Heaven And Hell foi como um renascimento da banda. As canções, agora mais pesadas e mais rápidas, trouxeram uma nova legião de fãs, às vezes tão novos que nem sequer lembravam de quando Paranoid era um hit. O sucesso foi tanto que eles até relançaram Paranoid que ficou em #14 nas paradas (contra #1 em 1970). O primeiro single de Heaven And Hell, "Neon Knights", estreou em #22 nas paradas, demostrando que o grupou não tinha perdido seu potencial. Rapidamente várias músicas se tornaram favoritas entre os fãs, como "Neon Knights" (uma música rápida, que começou a ser a música de abertura dos shows), "Children Of The Sea" e "Die Young" que sempre estavam presentes do set list da banda, e ainda a faixa título "Heaven And Hell", cujo refrão virou mania entre todos os roqueiros da época e era cantada por dezenas de milhares de fãs em uníssono com Dio. Aliás, "Heaven And Hell" ao vivo chegava a ter versões de quase 20 minutos, repleta de longos improvisos. Produzido por Martin Birch, famoso por seu trabalho em bandas como Deep Purple, Rainbow e Iron Maiden, o álbum também continha algumas canções que ficaram menos conhecidas como "Lady Evil", "Wishing Well", "Walk Away" e "Lonely is the World" com seu lindo solo de guitarra.
A popularidade da banda coincidiu com o NWOBHM, e a banda sem dúvida se favoreceu em ser confundida com o movimento, mas, mais do que isso, a banda serviu de inspiração para novas bandas do movimento, como o Iron Maiden.
Heaven And Hell ficou em nono nas paradas britânicas e em vigésimo oitavo nas estadunidenses.

Turnê

Muitas canções famosas da fase pré-Dio foram interpretadas por ele durante a turnê, sendo "Paranoid", "War Pigs", "Children of the Grave", "Iron Man" e "N.I.B." alguns exemplos. A turnê mundial da banda, tinha 20 datas marcadas no Reino Unido, sendo 4 delas no "Hammersmith Odeon", provando que a banda não tinha perdido nada de sua popularidade. Em um show em Milwaukee, Geezer levou uma garrafada na cabeça, e a banda teve que se retirar após tocar apenas duas músicas.
Infelizmente o baterista Bill Ward, que foi co-fundador da banda, teve que se retirar no meio da turnê por motivos pessoais e de saúde, e o grupo novamente teve que fazer uma substituição. O escolhido foi o baterista Vinny Appice, ex-Derringer, que continuou na banda até meados de 1982.

Banda

Tony Iommi - Guitarra
Geezer Butler - Baixo
Ronnie James Dio - Vocais
Bill Ward - Bateria
Geoff Nicholls - Teclados

Produção

Gravado no "Criteria Recording Studios", Miami, Florida
Assitente de arrajos Joe "C" Foglia
Gravação adicional no "Studio Ferber", Paris, França
Equipamento Graham Wright e Mickey Balla
Ilustração da Capa Lynn Curlee
Ilustrações Harry Carmean
Diretor de Arte Richard Seireeni
Remasterizado por'Ray Staf' no Whitfield Street Studios
Fotografia adicional por Ross Halfin e Chris Walter

Nenhum comentário:

Postar um comentário