sexta-feira, 18 de outubro de 2013

George Harrison - Live in Japan - 1992

George Harrison - Live in Japan - 1992


Disc one

1. "I Want to Tell You" – 4:33
2. "Old Brown Shoe" – 3:51
3. "Taxman" – 4:16
4. "Give Me Love (Give Me Peace on Earth)" – 3:37
5. "If I Needed Someone" – 3:50
6. "Something" – 5:21
7. "What Is Life" – 4:47
8. "Dark Horse" – 4:20
9. "Piggies" – 2:56
10. "Got My Mind Set on You" (Rudy Clark) – 4:56

Disc two

1. "Cloud 9" – 4:23
2. "Here Comes the Sun" – 3:31
3. "My Sweet Lord" – 5:42
4. "All Those Years Ago" – 4:26
5. "Cheer Down" (George Harrison/Tom Petty) – 3:53
6. "Devil's Radio" – 4:25
7. "Isn't It a Pity" – 6:33
8. "While My Guitar Gently Weeps" – 7:09
9. "Roll Over Beethoven" (Chuck Berry) – 4:45

Live in Japan é o penúltimo álbum de George Harrison, e seu segundo álbum ao vivo. Foi gravado em dezembro de 1991 durante uma turnê no Japão,junto com Eric Clapton, Steve Ferrone, Ray Cooper ou Andy Fairweather-Low. O grupo cantou vinte músicas da carreira de Harrison,da época dos Beatles ou dos seus álbuns solo. 
Esse álbum foi lançada em 10 de Julho de 1992 nos Estados Unidos e 13 de julho de 1992 na Inglatera como um álbum duplo. Este é o último CD publicado por Harrison antes de sua morte, nove anos depois. Em total discrição com uma promoção inexistente, o álbum não entrou nas paradas do Reino Unido, e ficou na posição #126 do ranking dos EUA.Às vezes, porém,na 15ª posição das paradas no Japão. 
A crítica parece ser relativamente mista contra ele, alguns críticos falaram que foi um serviço honroso e outros dizendo que era muito bom.Ao longo do tempo, no entanto, o disco tornou-se um testemunho importante mostrando como George era um grande guitarrista.
Contexto e gravação 
Desde o fim da turnê dos Beatles em 1966, George Harrison limitou-se a fazer as suas aparições em concerto: já era relutante em que a banda voltasse ao palco para concluir as filmagens de Let It Be.O primeiro concerto de sua carreira solo em 1971, causou sensação, uma vez que foi o Concert Fort Bangladesh, o primeiro concerto humanitário da história, durante a qual ele convidou vários amigos para executar ao seu lado. O álbum que foi lançado é aclamado pela crítica e comercial.Em 1974, após o lançamento de seu álbum Dark Horse, Harrison começou uma turnê pelo os EUA, mas teve laringite e com isso a turnê teve várias críticas.Desgostoso, o músico não fez nenhuma turnê por quase vinte anos.
Naquele ano, seu amigo Eric Clapton sugeriu que ele voltasse a fazer turnê.Eric que perdeu seu filho de quatro anos em circunstâncias dramáticas, e se ofereceu para acompanhar George Harrison no palco para afastar seu sofrimento.Tendo reunido um grupo de excelentes músicos,Clapton persuadiu seu amigo para sair em turnê no Japão.George decidiu então a ter o prazer de volta ao palco com um grupo.Além disso, o público japonês é considerado por Harrison como mais calmo do que o público americano que ele enfrentou em 1974.

A turnê começou em 1º de Dezembro de 1991, no Yokohama Arena e terminou no Tokyo Dome Stadium em 17 de dezembro. Um total de 13 concertos foram realizadas em sete cidades. O guitarrista cantou seus sucessos da época dos Beatles e sucessos de sua carreira solo.Durante os primeiros dias, contudo, reduziu de 21 para 19 músicas, eliminando Loves Comes to Everyone e Fish on the Sand; outras canções aparecem no álbum. Durante a turnê, vários álbuns lançados por Harrison em 1970 foram reeditados em CD no Japão.A data exata da gravação do disco não é conhecida.
Lançamento e recepção
O álbum foi lançado duplo, que inclui dezenove músicas pelo selo Dark Horse no 10 de julho de 1992, nos Estados Unidos, e três dias mais tarde no Reino Unido. Dado que dez anos antes do álbum Gonne Troppo teve pouca ou nenhuma promoção.
Se a maioria da crítica ignorou o álbum no seu lançamento, alguns, como a Rolling Stone, falaram que foi iniciativa nobre e valiosa. Stephen Thomas Erlewine para, o Allmusic site, o álbum ao vivo supera produções contemporâneas de Paul McCartney: "Harrison mostrou versões incrivelmente poderosas de seu melhor material solo, que superou o álbum duplo Tripping the Live Fantastic ou Paul is Live. Nada mal para um cara que não gosta de dar concertos. "Com a retrospectiva e a morte de Harrison, o álbum ganhou um status especial como um testemunho das poucas atuações ao vivo do músico."
Em 2004, Live in Japan, foi remasterizado e relançado separadamente e como parte da caixa deluxe The Dark Horse Years 1976-1992, com nova distribuição pela EMI, e com um extra SACD remixado ao lado do original.
Infelizmente essa turnê não continuou porque Eric Clapton tinha outra turnê marcada e George não estava afim de fazer outros shows que esses no Japão, já bastavam.

Músicos 

George Harrison – guitarra base e slide,violão,vocais principais
Eric Clapton – guitarra, vocais
Andy Fairweather-Low – guitarra, backing vocals
Nathan East – baixo, backing vocals
Greg Phillinganes – teclados,orgão Hammond, backing vocals
Chuck Leavell – piano, teclados
Steve Ferrone – bateria
Ray Cooper – percussão
Katie Kissoon – background vocals
Tessa Niles – background vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário