Deep Purple - Abandon (1998)
1. "Any Fule Kno That" 4:29
2. "Almost Human" 4:26
3. "Don't Make Me Happy" 4:56
4. "Seventh Heaven" 5:25
5. "Watching the Sky" 5:26
6. "Fingers to the Bone" 4:47
7. "Jack Ruby" 3:48
8. "She Was" 4:19
9. "Whatsername" 4:26
10. "'69" 4:59
11. "Evil Louie" 4:56
12. "Bludsucker" 4:27
Abandon é o décimo sexto álbum de estúdio da banda Deep Purple lançado em 1998. O título do álbum é um trocadilho feito pelo vocalista Ian Gillan: "A Band On" — a turnê do álbum chamou-se "A Band On Tour". Unicamente num álbum do Deep Purple, há neste o retrabalho de uma música anteriormente gravada, "Bloodsucker", do álbum Deep Purple in Rock de 1970 (neste álbum, grafada como "Bludsucker").
A faixa "Don't Make Me Happy" aparece mixada em mono neste álbum, o que gerou polêmica e questionamentos à banda. Roger Glover, que diz ter "nostalgia" pelo cassete, sempre faz suas gravações em fitas analógicas, digitalizando-os depois para posterior mixagem e masterização digitais, que são o padrão atual. O engenheiro de masterização Greg Calbi, com quem o Deep Purple trabalha há anos, tem uma agenda cheia e, quando chegou a vez do Deep Purple fazer sua finalização do álbum, percebeu-se que o take de "Don't Make Me Happy" continha uma gravação problemática, com as duas trilhas stereo fora de sincronia. Após um duro trabalho de sincronização, percebeu-se que a gravação havia se tornado mono. Uma solução seria uma remixagem a partir dos takes originais, mas isso adiaria o lançamento do álbum e o início da turnê por dois meses, por causa da agenda cheia de Greg Calbi. Para evitar o atraso, decidiu-se lançar a faixa em mono, do jeito que estava.
Roger Glover quis relançar o álbum com a faixa em stereo, mas achou que seria injusto com os fãs que haviam comprado o primeiro álbum, pois estes certamente comprariam o álbum de novo. Ele pensa em lançar a faixa em stereo, como deveria ter saído, no futuro, talvez no aniversário de 25 anos de Abandon.
Formação
Ian Gillan – vocal
Steve Morse – guitarra
Roger Glover – baixo
Jon Lord – órgão, teclado
Ian Paice – bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário