terça-feira, 17 de junho de 2014

Bee Gees - Mr. Natural - 1974

Bee Gees - Mr. Natural - 1974 


1. "Charade" (B. Gibb/R. Gibb) - 4:12
2. "Throw a Penny" (B. Gibb/R. Gibb) - 4:49
3. "Down the Road" (B. Gibb/R. Gibb) - 3:25
4. "Voices" (B. Gibb/R. Gibb/M. Gibb) - 4:50
5. "Give a Hand, Take a Hand" (B. Gibb/M. Gibb) - 4:47
6. "Dogs" (B. Gibb/R. Gibb) - 3:44
7. "Mr. Natural" (B. Gibb/R. Gibb) - 3:48
8. "Lost in Your Love" (B. Gibb) - 4:37
9. "I Can't Let You Go" (B. Gibb/R. Gibb/M. Gibb) - 3:45
10. "Heavy Breathing" (B. Gibb/R. Gibb) - 3:26
11. "Had a Lot of Love last Night" (B. Gibb/R. Gibb/M. Gibb) - 4:07

Mr. Natural é o décimo segundo álbum de estúdio dos Bee Gees. Foi lançado numa época em que os Bee Gees quase acabaram, depois da turbulência de 1973. Mesmo com tudo o que aconteceu o grupo não acabou e decidiu ir à luta, visando à volta ao sucesso. Para isso, mudaram de produtor, contratanto para isso Arif Mardin, que até sua morte foi reconhecido como grande produtor. Mardin mostrou ao grupo o caminho certo a seguir.

Mr. Natural não fez muito sucesso mas foi um marco: simbolizava os Bee Gees entrando nos eixos da música mundial. As músicas do álbum passaram despercebidas, embora possa se encontrar no álbum canções muito bonitas e bem feitas, tais quais: "Charade", "Throw a Penny", "Down the Road", "Dogs", "Mr. Natural" e "Heavy Breathing".

Um artifício usado neste álbum que ficou muito marcado foi o chamado crossfade, que é uma edição de áudio onde o fim de uma música acontece ao mesmo tempo que a outra está começando. Vê-se isto bem claramente na passagem de "Throw a Penny" para "Down the Road", e menos claramente entre "Charade" e "Throw a Penny". Entretanto, não é a primeira vez que os Bee Gees fazem isto: eles já o tinham feito no álbum Life in a Tin Can, entre as faixas "Saw a New Morning" e "I Don't Wanna Be the One".

Uma outra curiosidade sobre o álbum é o fato de em nenhum lugar do encarte estar a foto de algum integrante do grupo. Reza a lenda que, como o álbum era mais soul e R&B, dois ritmos geralmente relacionados a negros, a Atlantic, distribuidora dos Bee Gees nos EUA, quis esconder do público que, na verdade, o grupo era composto por três ingleses brancos. Até hoje ninguém sabe se é verdade ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário