Engenheiros do Hawaii - Longe demais das capitais (1986)
1. "Toda Forma De Poder" 3:14
2. "Segurança" 3:18
3. "Eu Ligo Pra Você" 3:36
4. "Nossas Vidas" 3:05
5. "Fé Nenhuma" 2:45
6. "Beijos Pra Torcida" 1:46
7. "Todo Mundo É Uma Ilha" 2:45
8. "Longe Demais Das Capitais" 4:07
9. "Sweet Begônia" 2:29
10. "Nada A Ver" 3:18
11. "Crônica" 2:45
12. "Sopa De Letrinhas" Humberto Gessinger; Marcelo Pitz 3:08
Longe Demais das Capitais é o primeiro álbum de estúdio da banda de rock brasileira, do Rio Grande do Sul, Engenheiros do Hawaii, lançado em 1986 pela gravadora RCA 1 (posteriormente BMG e Sony BMG, atualmente Sony Music).
Revelada pela coletânea Rock Grande do Sul com as canções Sopa de Letrinhas e Segurança, a banda gaúcha lançou em fins de 1986 seu primeiro LP, puxado pelos sucessos Toda Forma de Poder (incluída na trilha sonora da novela Hipertensão, da Rede Globo), Segurança (incluída na trilha sonora da telenovela Corpo Santo, da Rede Manchete) e Sopa de Letrinhas. O disco se destaca pela visão crítica das letras do vocalista Humberto Gessinger, que versam sobre insegurança, falta de perspectiva e existencialismo, com toques políticos.
O disco foi recentemente relançado em vinil pela Sony Music na série Meu Primeiro Disco, que traz os relançamentos dos discos de estréia de vários artistas da gravadora, em vinil e também em CD, com versões demo.
Curiosidades
Sopa de Letrinhas é, até agora, a única parceria entre Humberto Gessinger e Marcelo Pitz.
A foto da capa era originalmente em Preto e Branco, e recebeu coloração artificial no disco sem conhecimento da banda. A versão remasterizada em CD voltou a ser P&B, para espanto de alguns fãs.
Nos últimos shows da turnê do disco, a canção A Revolta dos Dândis (Parte 1) foi incluída nos mesmos. O baixista Marcelo Pitz chegou a ensaiar para a gravação do novo disco, mas logo decidiu sair da banda, por não desejar uma mudança de rotina muito radical, com viagens, shows e autógrafos. O baterista Carlos Maltz chegou a declarar, em sua biografia, que "Pitz, que era um cara meio zen, não agüentou o estilo neurótico-maníaco-depressivo que os Engenheiros cantavam e viviam e caiu fora antes do começo das gravações".
Toda Forma de Poder esteve na trilha sonora da novela global Hipertensão, exibida no mesmo ano do lançamento do disco (1986). Segurança, por sua vez, fez parte da trilha da novela Corpo Santo, da extinta Rede Manchete.
No fim da turnê Longe Demais das Capitais (intitulada Toda Forma de Tour) eles tocavam uma música intitulada Facel Vega, que serviria de base para a canção A Revolta dos Dândis, que daria nome ao segundo disco da banda. Outras duas canções tocadas na turnê eram Sprayvo e Carecas da Jamaica.
Ainda durante a Toda Forma de Tour, o músico Nei Lisboa chegou a cantar uma versão em inglês de Segurança que dizia: "You need someone / to make you feel safe / or else you go insane / or else you go insane".
Todo Mundo é Uma Ilha faz referência a um poema de John Donne, onde é afirmado o contrário: nenhum homem é uma ilha. O poema também é citado de forma similar no título do livro Por Quem os Sinos Dobram de Ernest Hemingway.
O refrão de Crônica (Você, que tem idéias tão modernas / É o mesmo homem que vivia nas cavernas) é uma citação do livro Segundo Diário Mínimo, do escritor italiano Umberto Eco.
Humberto Gessinger declarou que a história da canção Segurança é fictícia, porém, pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
A primeira fase beirava o amadorismo: nem a gravadora nem a banda apostavam em sucessos. O disco foi gravado e somente depois do estouro nacional de "Toda Forma de Poder" e "Segurança" o trio Gessinger, Maltz e Pitz assinou contrato com a RCA, hoje Sony Music.
Formação
Humberto Gessinger: vocal e guitarra
Marcelo Pitz: baixo
Carlos Maltz: bateria
Convidados
Manito: saxofone em "Segurança"
Nei Lisboa: vocal em "Toda Forma de Poder"
Créditos
Técnico de gravação: Walter Lima
Direção de arte: Miguel Plopschi
Coordenador de gráfico: Tadeu Valério

Nenhum comentário:
Postar um comentário