terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tom Jobim - 1973 - Matita Perê



Faixas

"Águas de Março" (Antônio Carlos Jobim) — 3:56
"Ana Luiza" (Antônio Carlos Jobim) — 5:26
"Matita Perê" (Antônio Carlos Jobim, Paulo César Pinheiro) — 7:11
"Tempo do Mar" (Antônio Carlos Jobim) — 5:09
"The Mantiqueira Range" (Paulo Jobim) — 3:31
"Crônica da Casa Assassinada" (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes) — 9:58
a. "Trem Para Cordisburgo"
b. "Chora Coração"
c. "Jardim Abandonado"
d. "Milagre e Palhaços"
"Rancho nas Nuvens" (Antônio Carlos Jobim) — 4:04
"Nuvens Douradas" (Antônio Carlos Jobim) — 3:16

Créditos

Antônio Carlos Jobim - piano, violão e vocal
Claus Ogerman - arranjos (exceto faixa 3) e regência
Dori Caymmi - arranjo da faixa 3
João Palma - bateria e percussão
Airto Moreira - bateria e percussão
George Devens - percussão
Harry Lookousky - spalla
Eduardo Athayde - direção de produção
Frank Laico - engenharia de áudio
Ray Beckenstein - flautas e madeiras
Phil Bodner - flautas e madeiras
Jerry Dodgion - flautas e madeiras
Don Hammond - flautas e madeiras
Romeo Penque - flautas e madeiras
Urbie Green - trombone
Ron Carter - baixo
Richard Davis - baixo


Em janeiro de 73, Tom Jobim gravou Matita Perê em Nova Iorque, nos estúdios da gravadora Columbia. Contou com os arranjos e a regência do maestro alemão Claus Ogerman, com quem já havia trabalhado em seus discos pela gravadora CTI. Matita Perê marca um novo momento na carreira de Tom. Sua presença na bossa nova como um dos artífices do movimento já estava assegurada nos livros de história. A colaboração com Frank Sinatra já fora mais que comemorada. Tudo isso lhe conquistara o espaço e o respeito necessários junto à indústria fonográfica para que tivesse total liberdade de criação. E foi fazendo uso dessa liberdade que Tom resolveu lançar um disco orquestral que flertava com os climas oníricos de Debussy (Tempo do Mar) e com a literatura de Guimarães Rosa (Matita Perê).

O disco abre com uma versão de Águas de Março, música e letra do próprio Tom que desfia uma série de imagens prosaicas num ritmo quase cinematográfico. Tom se orgulhava da dificuldade enfrentada por estrangeiros em entender e traduzir certas expressões usadas na canção como 'febre terçã'. No ano seguinte a música ficaria famosa na interpretação de Tom em dupla com Elis Regina.

Ana Luiza para Tom era um tema premonitório, pois ele posteriormente viria a se casar com uma mulher chamada Ana e teria um filha chamada Luiza. Matita Perê é um longo tema orquestral na linhagem Villa Lobos. A letra faz referência ao conto O Duelo de Guimarães Rosa, mas também se remete à poesia de Drummond. O poeta compareceria ao lançamento do disco acompanhado por outros escritores.

Mantiqueira Range é um tema instrumental que quase resvala no jazz-rock (presença de Airto Moreira na percussão). Crônica da Casa Assassinada é a trilha sonora de um filme de Paulo César Saraceni baseado em livro do escritor Lúcio Cardoso. Um Rancho nas Nuvens não esconde suas intenções jazzísticas e Nuvens Douradas usa uma batida samba para contrastar com o lirismo das cordas.

Depois de Matita Perê, Tom continuaria com suas explorações orquestrais em discos como Urubu (75) e Terra Brasilis (80). Além disso, passaria a incorporar de modo mais constante a temática ecológica às suas composições




Nenhum comentário:

Postar um comentário