George Harrison - Extra Texture - 1975
1. "You" – 3:41
2. "The Answer's at the End" – 5:32
3. "This Guitar (Can't Keep from Crying)" – 4:11
4. "Ooh Baby (You Know That I Love You)" – 3:59
5. "World of Stone" – 4:40
6. "A Bit More of You" – 0:45
7. "Can't Stop Thinking About You" – 4:30
8. "Tired of Midnight Blue" – 4:51
9. "Grey Cloudy Lies" – 3:41
10. "His Name Is Legs (Ladies and Gentlemen)" – 5:46
Extra Texture (Read All About It) é o quinto álbum de estúdio pelo Inglês músico George Harrison , lançado em 1975. Ele seguiu sua conturbada turnê norte-americana no final do ano anterior e do mal recebido Dark Horse álbum, eo clima melancólico da gravação reflete o estado depressivo de Harrison no duras críticas geradas por esses 1.974 projetos. Entre seus lançamentos solo, textura extra é notável como o único álbum cujas letras são desprovidas de qualquer mensagem espiritual óbvia. Excepcionalmente, também, foi registrado principalmente na América em vez de Inglaterra, enquanto que Harrison estava trabalhando em Los Angeles em seu papel como chefe da Dark Horse registros . Gary Wright , David Foster , Jim Keltner , Jesse Ed Davis , Leon Russell , Tom Scott , Billy Preston e Jim Chifre estavam entre os muitos músicos que contribuem. Som do teclado-pesado do álbum incorpora elementos da soul music e da influência do mellow-voz Smokey Robinson , sinalizando mais uma partida por Harrison do rock e folk-rock abordagem de seu trabalho no início da década de 1970. Contrastando com o conteúdo musical, projeto da arte do álbum adotado um tema optimista, que incluiu um inovador cortados tampa.
Textura extra foi último álbum de Harrison em seu contrato com a Apple Records ea EMI , eo último álbum de estúdio emitido pela Apple. Apesar de seu humor geralmente pessimista e uma resposta desfavorável de críticos de música, o álbum foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America prazo de dois meses de lançamento. Ele produziu um single de sucesso na música " Você ", originalmente gravada em Londres em 1971, com co-produtor Phil Spector . O álbum também inclui " Esta guitarra (não posso evitar chorar) ", o que era uma sequela a 1968 de Harrison Beatles composição " While My Guitar Gently Weeps "e uma refutação de seus detratores. textura extra foi lançado em CD em 1992, mas, excepcionalmente para um álbum da Apple, ele ainda tem que ser remasterizado desde então.
Background
Na sua fevereiro 1975 problema, Rolling Stone revista ridicularizado turnê de George Harrison com Ravi Shankar em novembro-dezembro de 1974 e que o acompanha Dark Horse álbum como "desastrosa". Anteriormente visto como "o vencedor surpresa do ex- Beatle sorteios ", nas palavras do autor Nicholas Schaffner - o cavalo escuro - Harrison sofreu a ignomínia de receber, talvez, os piores comentários de qualquer um dos Beatles solo 'carreiras , bem como ter um álbum não conseguem mapear a todos no Reino Unido. Apesar de suas reivindicações para salvar a face toda a turnê que tal negativa da imprensa só o fez mais determinado, a crítica bateu duro pessoalmente. Mikal Gilmore reconheceu quase trinta anos mais tarde, "o crises que enfrentou em meados da década de 1970 mudou-lo ", ea depressão era um fator chave.
Durante conversas com Derek Taylor em 1978-79 para sua autobiografia , Harrison descreveu sua atitude ao chegar de volta em Friar Park , em janeiro de 1975: "Quando eu saí do avião e voltar para casa, fui para o jardim e eu estava tão aliviado que. Foi o mais próximo que eu cheguei a um colapso nervoso. Eu não podia sequer entrar na casa ". O mesmo desespero era evidente em letras de " cinza nublado Mentiras ", uma faixa que Harrison descreveu para Paul Gambaccini em Setembro de 1975 como "um daqueles deprimente, 04:00 na espécie manhã de canções".
Depressão permeou muitas das canções que Harrison foi escrita durante este período, um problema que não foi ajudado por seu consumo excessivo e contínuo de cocaína utilização. As letras para " A resposta está no fim "," Esta guitarra (não posso evitar chorar) "," Mundo de Pedra "e" Grey Cloudy Lies "tudo afastar-se de seu tema habitual - espiritualidade hindu - e, em vez aparecem para pedir o ouvinte para a compaixão. oscilando de Harrison de seu Krishna caminho-consciente foi mais evidente no "World of Stone", escreve o autor Gary Tillery : "Esse longo caminho de casa", diz ele, mas em sua autobiografia ele torna, 'Esse longo caminho desde OM '-. confessando agitação interna por ter se desviado de sua fé " Harrison escreveu: " Cansado de Midnight Blue ", em Los Angeles, onde ele fugiu no início da primavera no escuro Cavalo de Registros de negócios relacionados. As letras focadas em seu estado "deprimido" após uma noite em um clube de Los Angeles com "um monte de gente de cabelos grisalhos impertinentes", explicou mais tarde, de acordo com Tillery, com a sua chorus line " Fez-me relaxar direito até o osso "," Cansado de Midnight Blue "foi Harrison chegar" ao fundo do poço ".
Outros passeios sociais em Los Angeles incluído Asas 'festa no Mary Queen transatlântico, em Long Beach , onde um "puxado" para o futuro Harrison foi visto socializar com Paul McCartney pela primeira vez desde que os Beatles 'break-up . Com o novo amor Olivia Arias , muitas vezes a reboque, Harrison também fez questão de pegar alguns shows de Bob Marley & The Wailers , bem como o encontro com velhos amigos Billy Preston e Ronnie Wood nos bastidores de um dos o Rolling Stones 'Forum mostra, em Los Angeles. Novos amigos, como Eric Idle entrou na cena social de Harrison naquele verão, embora o Python "influência s apenas estendeu a textura extra ' arte peculiar s e embalagem em vez de seu musical conteúdo.
Gravação
Foi rótulo Dark Horse de Harrison que ele tinha trazido para LA - Jiva, Stairsteps , Henry McCullough , e Jim Keltner banda atitudes eram todos contratações recentes - e foi através de um dos atos semi-estabelecidos da gravadora, Splinter , que ele veio para fazer seu álbum "obrigação contratual" lá. tempo estúdio tinha sido reservado para o segundo de Splinter LP para o final da primavera de 1975, a A & M Studios , mas o Sheffield duo foram incapazes de fazer as sessões. Ao invés de suportar os custos de cancelamento, Harrison decidiu gravar seu EMI / finais Capitol álbum lá em La Brea Avenue , casa do distribuidor Dark Horse, A & M Records , em que ponto ele seria então capaz de se mover para a Dark Horse estável se .
Bem como a gravação de suas últimas composições, Harrison concluída " Você ", uma música que ele tinha gravado em Londres com Ronnie Spector para ela abandonou álbum solo da Apple , em fevereiro de 1971. Parte da canção aparece duas vezes na textura extra , no forma de um breve instrumental dado o título lógico "um pouco mais de você". A mais recente música de fundo não utilizado que Harrison revisitado era " Seu nome é Legs (Senhoras e Senhores) ", gravado em Friar Park , pouco antes de 1974 turismo, com Tom Scott , Billy Preston , Willie Weeks e Andy Newmark . Em uma piada privada que ninguém parecia conseguir, Esta última música foi apresentada vocais de "Pernas" Larry Smith , um ex-membro de Bonzo Dog Doo Dah banda . A inclusão destas duas faixas mais velhas em textura extra fornecido algum material otimista em um álbum repleto de baladas.
Entre os músicos que aparecem em sessões de A & M eram velhos amigos Jim Keltner, Gary Wright , Jesse Ed Davis , Klaus Voormann , Tom Scott e Jim Chifre . Junto com Keltner, o participante mais regular sobre as sessões era um jovem David Foster , o jogador de piano com atitudes, enquanto o baixista da banda, Paul Stallworth, também contribuiu. Sobre o que viria a ser um visivelmente teclado dominado som, Leon Russell e Nicky Hopkins fez aparições também. Voormann, um amigo próximo de Harrison desde 1960, que a atmosfera nas sessões desagradáveis - a droga pesada usar tão típico da cena musical de Los Angeles, em particular, mas também do ex-Beatle "frame of mind quando ele estava fazendo este álbum" . Com Voormann escolher a ausentar-se, Harrison overdubbed algumas das partes de baixo do álbum próprio, usando um sintetizador ARP ou o seu preferido Moog (assim como tinha feito em " Bye, Bye Love ", o ano antes).
Com Norm Kinney como engenheiro, Harrison gravou as faixas básicas para as novas músicas entre 21 de abril e 07 de maio, começando com " Cansado de Midnight Blue "e" A resposta está no fim ". Após a pausa de algumas semanas, o fase overdubbing estava em curso em 31 de maio, começando com " Você "'s sax sozinho (interpretado por Horn), teclados extras e segunda parte da bateria. Durante os dois dias de 2 de junho de Chuck Findley , outro membro da Dark Horse banda de turnê, juntou Scott para buzina overdubs em tributo de Harrison para Smokey Robinson , " Ooh Bebê (Você sabe que Eu te amo) ", e "Seu nome é Legs", enquanto as cordas Foster-arranjadas para " Esta guitarra "," A Resposta está no fim "e" não consigo parar de pensar You "foram adicionados entre 6 e 9 de Junho.
Em torno deste tempo, Preston é o prazer é meu e Peter Skellern 's Hard Times álbuns foram lançados, e as sessões em breve ocorrerá por Scott New Connection Iorque ; todos esses álbuns incluem participações especiais de guitarra de Harrison ainda a sua reprodução em Textura extra foi surpreendentemente mínimo. A assinatura Harrison slide guitar apareceu significativamente em "Cansado de Midnight Blue" só; ea única pista de guitarra holofotes sobre o álbum, "This Guitar" (um sucessor lírico a sua 1968 clássico " While My Guitar Gently Weeps "), incluídos solos overdubbed por Jesse Ed Davis. Voz de Harrison, o assunto de muita discussão durante a turnê de 1974, havia se recuperado dos estragos da laringite , mas o novo, "close-miked" estilo vocal suave adicionado à impressão de suavidade, como se textura extra foi projetado para ser um mainstream " alma álbum para os amantes ". Em uma partida do mais Dylanesque abordagem encontrado em seus álbuns solo anteriores, este estilo vocal refletido recente imersão de Harrison em meados dos anos 70 alma gênero. Durante este período, ele costumava citar Smokey Robinson como uma grande influência, e Stevie Wonder e Bob Marley como outros exemplos de sua audição preferida.
A capa do álbum
Imagem Inner-luva de Harrison, feita pelo fotógrafo Henry 1974 turnê Grossman; copyright Apple Records
Projeto da arte do álbum foi feita por Grammy Award -winner Roy Kohara, que adotou um tema "maluco" ao longo da embalagem. A capa vívida laranja apresentou um die-cut projeto do título do álbum, através do qual um interior de manga, imagem azulada de Harrison era visível;. edições de vinil mais tarde apresentou o título de "textura extra" como texto simples azul em um fundo laranja, acabando com o cara pormenor cut-out De acordo com o título do álbum, o papelão fino usado para a cobertura foi semelhante em textura ao "pele de animal usado em uma bola de futebol", de acordo com Beatles autor Bruce Spizer . Na contracapa, havia outro Grossman foto turnê Henry de Harrison, claramente se divertindo no palco.
Visto como uma piada referenciando a morte iminente da gravadora dos Beatles, o logotipo icônico da Apple foi apresentado em textura extra como um núcleo comido-away maçã. Além disso, a foto encarte azul de Harrison - "sorrindo como um Monty Python coroinha ", nas palavras de Robert Christgau - foi coberto com a legenda "OHNOTHIMAGEN" ("Oh não ele de novo"), Harrison auto-depreciativo assumir sua popularidade diminuir em 1974-75. O título completo do álbum é um trocadilho com o slogan que de esquina paperboys iria gritar para vender edições de notícias "extra" de última hora de seus jornais: "Extra Extra Leia tudo sobre ele!"
Como em Dark Horse , Harrison listados músicos que contribuem para cada música, no verso do encarte original, mas desta vez com uma lista adicional para aqueles que não aparecem. A primeira delas é o guitarrista Danny Kortchmar , o quarto membro de atitudes, outros incluem Derek Taylor, Eric Idle, Peter Sellers e Dark Horse Registros executivo Dino Airali.
Lançamento
Ao contrário dos álbuns solo anteriores de Harrison desde 1970, os quais tiveram suas datas de lançamento original voltou, Textura Extra (Read All About It) foi gravado rapidamente e apresentado em horário - mais um sinal da "conveniência" que está por trás da criação do álbum.
Precedido pelo avanço single, " Você ", o álbum foi lançado em 22 de setembro de 1975 nos Estados Unidos (como a Apple SW 3420) e em 3 de outubro na Grã-Bretanha (Apple PAS 10009). textura extra alcançado número 8 na Billboard 200 em 25 de outubro, mantendo a posição por três semanas - seu último álbum top 10 em os EUA por 12 anos - e foi certificado ouro pela RIAA em 11 de novembro. A álbum marcou uma bem-vinda, apesar de breve, o retorno para Harrison para o funcionário UK Albums Chart (agora um top 60), atingindo o número 16 lá no final de outubro.
Em outra partida de forma passado, Harrison realizou promoção para seu novo álbum, na Grã-Bretanha. Uma dessas atividades, transmitido em 6 de setembro, foi uma discussão faixa-a-faixa na BBC Radio 1 show de Rockweek , com o apresentador Paul Gambaccini. No mesmo dia, Melody Maker publicou uma entrevista com Harrison, a capa da revista declarando : "George salta para trás!" Harrison explicou Gambaccini que o título do álbum surgiu durante uma discussão estúdio: assim como Harrison estava falando sobre um overdub precisando de alguma coisa "extra", Paulo Stallworth aconteceu de dizer a palavra "textura". Embora ele admitiu estar "em um lugar real para baixo" ao fazer o álbum, o Melody Maker entrevista encontrado Harrison em bom humor, apontando o caminho para um retorno em forma no ano seguinte : "Eu prefiro ser um ex-Beatle que um ex- nazista ! " , brincou, referindo-se à sua experiência desconfortável recente com o musical John, Paul, George, Ringo ... e Bert . Outras atividades de Harrison no final de 1975 também centrado na comédia, começando com sua produção de single "do Monty Python O Lenhador Canção " , lançado em novembro , incluindo a volta da estrela Bem humorado, novamente com Eric Idle, em Rutland Weekend Television ' s especial de Natal .
Textura Extra (Read All About It) foi remasterizado para o lançamento do CD em 1992, mas como a Dark Horse , o álbum ainda não foi remasterizado e reeditado desde então.
Recepção
Descrevendo a recepção do álbum em seu livro de 1977 The Beatles para sempre , Nicholas Schaffner escreveu: "Os críticos do mundo de Harrison, que por muito tempo encontraram seus sermões insuportável, respondeu como touros de uma bandeira vermelha a textura extra , que contém uma série de tratados sobre como revisores sempre "perder o ponto". Mesmo leais de Harison "discípulos", Schaffner acrescentou, tendia a ver o álbum como "lento e sem rumo". Rolling Stone ' s álbum revisor, Dave Marsh , com destaque para "Você" como um retorno ao All Things Must Pass -style grandeza, e que "não consegue parar de pensar Você" e " Cansado de Midnight Blue ", como" os mais eficazes nove minutos de música "Harrison tinha feito desde 1970. Geralmente, em um álbum que foi "impreciso", Marsh lamentou o excesso de confiança em teclados "meramente competentes" e "voz afetuosamente fraco" de Harrison. Roy Carr e Tony Tyler do NME descrito textura extra como "outra oferta lúgubre" e concluiu: ". a agulha de Ecstatograph pessoal do ouvinte aponta sullenly para zero em todo" os pedidos de Harrison para a tolerância e compreensão, assim como sua auto-depreciação no encarte do álbum, parecia sair pela culatra. Como Harrison se reconheceu em uma janeiro 1976 BBC Radio entrevista: ".. Pessoas que nunca foram realmente interessado em me apenas realmente me odiar agora Tornou-se completamente opostos, completamente preto e branco"
Seus biógrafos também tendem a manter o álbum em baixa estima, Alan Clayson descrevendo-o como de Harrison "artística nadir". Simon Leng escreve que esta pós- Dark Horse "disco de recuperação" veio cedo demais, resultando em um trabalho estranhamente passionless , com a cantora soando "porre". Além da edificante "Você", ambos os autores identificam "Cansado de Midnight Blue", como a única graça salvadora em textura extra . Gary Tillery regista o " "título do álbum para uma coleção cheia de tais" sombriamente sarcástico downbeat "faixas mais escuras, o que é" Grey Cloudy Lies ".
O álbum tem seus admiradores, no entanto. Escrevendo em uma pedra Press rolamento tributo, Greg Kot rotula textura extra como "uma espécie de retorno à forma de Harrison". Allmusic 's Richard S. Ginell vê "Você", " A resposta está no fim "e" Esta guitarra (não posso evitar chorar) "como algumas das melhores composições solo de Harrison e identifica outras" flores musicais "em um álbum que ele acredita que resiste relativamente bem à passagem do tempo.
Em uma entrevista de 1987 com novembro Músico revista, Harrison descreveu textura extra como o pior de seus lançamentos solo:. "um álbum sujo ... A produção deixou muito a desejar, como fez o meu desempenho"

Nenhum comentário:
Postar um comentário