Engenheiros do Hawaii - Minuano (1997)
1- "Banco" (Gessinger)
2- "A Montanha" (Gessinger)
3- "Faz Parte" (Gessinger)
4- "Sem Problema" (Gessinger)
5- "3 Minutos" (Gessinger)
6- "Nuvem" (Gessinger)
7- "Nove Zero Cinco Um" (Gessinger)
8- "Deserto Freezer" (Gessinger)
9- "Alucinação" (Belchior)
10- "A Ilha Não Se Curva" (Gessinger; Granja; Adal)
11- "Humano Demais" (Gessinger; Granja; Adal)
12- "Outros Tempos" (Gessinger)
Minuano é um álbum da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii, lançado e produzido em 1997.
O álbum conta com canções como Nuvem, A Montanha, 3 Minutos e Alucinação (regravação do sucesso do cantor Belchior). Foi o primeiro álbum com a formação "quarteto": Humberto Gessinger (voz e baixo), Luciano Granja (guitarra), Adal Fonseca (bateria) e Lúcio Dorfman (teclados).
Formação
Humberto Gessinger - Voz, Violão e Baixo
Luciano Granja- Guitarra e Violão
Lúcio Dorfman- Teclados
Adal Fonseca - Bateria
Curiosidade
Por ser o décimo disco da banda, Minuano teve o título provisório de Dez. *
Outros Tempos, a canção que encerra o disco, chegou a ter o subtítulo "Pra Quem Não Dançou Nos Anos 70"
O tecladista Lucio Dorfman participou como músico de estúdio para as gravações do Minuano. Devido aos bons resultados, a convite de Gessinger, ele se tornou o quarto integrante da banda, junto a Luciano Granja e Adal Fonseca, com quem tocou anteriormente.
Ainda sobre Lucio Dorfman: ele é filho do músico e arquiteto César Dorfman (que foi professor de Gessinger na UFRGS) e sobrinho do maestro gaúcho Paulo Dorfman.
O nome Minuano tem três sentidos. O primeiro é o de um vento frio e seco, que sopra a partir do sudoeste, no inverno, após um período de mau tempo. O segundo tem referência com Minuanos, uma tribo guerreira extinta, constituída por cavaleiros que percorriam o Oeste do Rio Grande do Sul, como nômades. O terceiro, por sua vez, pode significar pampeiro, habitante do pampa.
Na canção 3 Minutos, aos exatos 3:00, pode-se ouvir Humberto repetindo Minuano várias vezes, tocando-a ao contrário.
A melodia de 9051 foi composta na época de Várias Variáveis e serviria para a canção Muros & Grades, mas foi arquivada até 1997, quando foi regravada com a nova letra.
O título 9051 era a antiga forma para ligações a cobrar para Porto Alegre e algumas cidades do Rio Grande do Sul.
A estátua da capa do disco é o Monumento ao Laçador, um monumento de Porto Alegre, que representa o gaúcho tipicamente pilchado (em trajes típicos) e teve como modelo o tradicionalista Paixão Cortês. Em 2001, o monumento foi tombado como patrimônio histórico. Em 2007, foi transferida da Praça do Bombeador, seu local original, para o Sítio do Laçador.
Minuano foi o último disco dos Engenheiros do Hawaii pela gravadora BMG. Em 1999, eles passariam a fazer parte do cast da gravadora Universal Music Group.

Nenhum comentário:
Postar um comentário