terça-feira, 15 de outubro de 2013

Engenheiros do Hawaii - Dançando no Campo Minado (2003)

Engenheiros do Hawaii - Dançando no Campo Minado (2003) 


1. Camuflagem (Humberto Gessinger; Paulinho Galvão)
2. Duas Noites No Deserto (Humberto Gessinger)
3. Rota De Colisão (Humberto Gessinger; Bernardo Fonseca)
4. Dançando No Campo Minado (Humberto Gessinger)
5. Segunda-Feira Blues I (Humberto Gessinger; Carlos Maltz)
6. Dom Quixote (Humberto Gessinger; Paulinho Galvão)
7. Até O Fim (Humberto Gessinger)
8. Na Veia (Humberto Gessinger)
9. Fusão A Frio (Humberto Gessinger; Paulinho Galvão)
10. Segunda-Feira Blues II (Humberto Gessinger; Carlos Maltz)
11. Outono Em Porto Alegre (Humberto Gessinger; Paulinho Galvão)

Dançando no Campo Minado é o 16º álbum oficial da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii, lançado em 2003.

É o disco mais curto da banda, com 32 minutos, apresentando uma sonoridade mais pesada em relação ao disco anterior, Surfando Karmas & DNA. Seus principais sucessos foram Dançando no Campo Minado, Segunda-Feira Blues (dividida em duas partes, parceria de Humberto Gessinger com Carlos Maltz), Até o Fim e Na Veia (ambas ganharam videoclipes).

Formação

Humberto Gessinger:Voz,guitarra,violão,harmônica e teclados
Paulinho Galvão:Guitarra
Bernardo Fonseca:Baixo
Gláucio Ayala:Bateria,percussão e vocais

Participações

Carlos Maltz - voz em "Segunda-Feira Blues II"
"O Cara" - guitarra em "Rota de Colisão"
Vinimax - voz em "Rota de Colisão"

Curiosidades

Este álbum é o mais curto da banda, com duração total de aproximadamente 31 minutos. Humberto Gessinger declarou que queria passar a impressão de urgência com o disco e que gosta de ouvi-lo como uma grande música de 31 minutos. O vocalista ainda considerou o disco como uma espécie de amadurecimento em relação a Surfando Karmas & DNA, o disco anterior.
Segunda-Feira Blues I e II eram uma única música, composta pelo vocalista junto com o ex-baterista Carlos Maltz. As duas músicas foram tocadas unificadamente nos últimos shows antes das gravações do disco e nos primeiros shows após as mesmas.
Nos primeiros segundos da canção Segunda-Feira Blues I, ouve-se uma voz cantando, em baixo volume: "Onde estão os caras que lutavam e cantavam" (2x). Pouco depois, o primeiro verso da canção, "Onde estão os caras que lutavam dia-dia, sem perder a ternura jamais", traz a citação do revolucionário Ernesto Che Guevara: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura" (Tradução do espanhol: "É preciso endurecer, sem perder a ternura jamais").
Na mesma canção, há uma citação do livro "O Lobo da Estepe", de Hermann Hesse: "Onde está o teatro mágico só para iniciados?".
A turnê deste disco foi a mais curta da banda, iniciada em Junho de 2003 e concluída em Fevereiro de 2004.
Uma letra antiga de Gessinger, intitulada "O que Você Faz à Noite?", que foi gravada pelo Barão Vermelho e mais tarde foi tocada na turnê do Humberto Gessinger Trio, chegou a ser gravada para o disco, mas foi excluída, por fugir ao estilo do álbum e ser considerada, segundo o cantor, "anos 80 demais".
Em "Rota de Colisão", no trecho "a hora da verdade, a idade da razão", a expressão destacada é o nome de um livro do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Também nesta canção, o trecho "O lado escuro da lua, as luzes da cidade" seria uma referência ao álbum Dark Side of the Moon, da banda de rock progressivo inglesa Pink Floyd, haja visto a admiração declarada de Humberto Gessinger pela mesma.
A canção "Nuvem Passageira", de Hermes Aquino, quase entrou no disco. Em seu lugar, entrou a faixa-título, "Dançando no Campo Minado".
"Outono em Porto Alegre, a canção que encerra o disco, chegou a ter o nome "Veja Você" (trecho que abre o refrão).
Ainda sobre "Segunda-Feira Blues", há uma referência ao filósofo e economista liberal escocês Adam Smith no trecho: "Que acenavam com a mão invisível um mercado para todos nós". Smith, precursor do liberalismo econômico, acreditava que uma "mão invisível" deveria orientar os interesses do mercado, que deveria se auto-regular sem a interferência do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário