sexta-feira, 18 de novembro de 2016

The Spencer Davis Group - Biografia

The Spencer Davis Group - Biografia


The Spencer Davis Group foi uma banda de pop/rock da década de 60 de Birmingham, Inglaterra. Formada por Spencer Davis com Steve Winwood e seu irmão Muff Winwood. As suas músicas mais conhecidas são "Somebody Help Me", a número um do Reino Unido "Keep on Running" (ambas compostas pelo músico reggae Jackie Edwards), "I'm a Man" e "Gimme Some Lovin", que pegou a segunda posição no Reino Unido e sétima nos EUA.

Steve Winwood deixou a banda em 1967 para formar a banda Traffic antes de se juntar ao Blind Faith, e depois seguiu carreira solo.

História.

The Spencer Davis Group foi formado em 1963 em Birmingham quando o guitarrista galês Spencer Davis recrutou o vocalista e organista Steve Winwood e seu irmão baixista Muff Winwood. O grupo foi completado por Pete York na bateria. Originalmente chamada como Rhythm and Blues Quartette, a banda se apresentava regularmente pela cidade. Em 1964 eles assinaram o seu primeiro contrato de gravação depois de Chris Blackwell da Island Records ver eles numa apresentação de um clube local; Blackwell também se tornou o produtor deles. Muff Winwood deu a ideia do novo nome da banda, pelo seguinte raciocínio: "Spencer era o único que gostava de fazer entrevistas, então eu apontei que se a banda se chamasse The Spencer Davis Group, o resto de nós poderiam continuar na cama e deixar ele fazendo elas".

A primeira gravação profissional do grupo foi uma versão cover de 'Dimples", mas o sucesso veio no fim de 1965 com "Keep on Running", o primeiro single do grupo a atingir a primeira colocação. Em 1966 eles seguiram o sucesso com "Somebody Help Me" e "When I Come Home". Eles tiveram um single distribuido nos EUA em Fontana, assim como "Keep on Running" e "Somebody Help Me" no Atco, mas devido a falta de divulgação, nenhum dos três singles tiveram a radiodifusão esperada.

Para o mercado alemão o grupo lançou "Det war in Schöneberg, im Monat Mai" e "Mädel ruck ruck ruck an meine grüne Seite" (o primeiro é de uma opereta de Berlin em 1913, o segundo é uma música tradicional da Swabian, da região sudoeste da Alemanha) como um single tributo para aquele público, já que Davis estudou no oeste de Berlin no começo de 60.

Por volta do fim de 1966 e começo de 1967, o grupo lançou mais dois hits, "Gimme Some Lovin" e "I'm a Man". Ambos venderam mais de um milhão de cópias, e foram premiados com disco de ouro. Essas faixas provaram ser seus sucessos mais conhecidos, principalmente nos EUA (onde assinaram com a United Artists). Jimmy Miller era seu produtor.

Em 1966 o grupo estrelou em "The Ghost Goes Gear", uma comédia musical britânica, dirigida por Hugh Gladwish, e estrelando também Sheila White e Nicholas Parsons. O enredo envolvia o grupo em uma estadia na casa de infância de seu manager, uma mansão mal-assombrada no interior da Inglaterra. Mais tarde o filme foi considerado um equívoco por Winwood.

Em 1967, Winwood sai da banda para formar a Traffic; seu irmão Muff foi trabalhar como A&R (responsável pela pesquisa de talentos e desenvolvimento artístico dos músicos. Actua igualmente como elo entre os artistas e a gravadora) na Island Records. Em um empreendimento conjunto, a trilha sonora do filme "Here we go Round the Mulberry Bush" contou com as duas bandas, Spencer David Group e Traffic. Depois da saída dos Winwoods, a Spencer Davis Group se reagrupou com a vinda do guitarrista Phil Sawyer (ex-Les Fleur de Lys) e o tecladista/vocalista Eddie Hardin (ex-A Wild Uncertainty). Essa formação gravou diversas melodias para "Here we go Round the Mullberry Bush" e lançou o single "Time Seller" em julho de 1967; o lado B, "Don't want you no more", também teve boa difusão no rádio.

Isso foi seguido por "Mr Second-Class" no fim de 1967, que tocou muito na Radio Caroline (naquele tempo um de dois navios de rádios piratas fora da costa britânica), e o álbum "With ther new face on" em 1968. Nessa época Ray Fenwick substituiu Phil Sawyer. A banda lançou o single "After tea", porém foi lançado na mesma época também pela banda alemã The Rattles, acontecendo competição que levou para uma temporária pausa de todas atividades da banda. A música foi originalmente gravada pelo grupo holandes After Tea, que incluia o guitarrista e cantor Ray Fenwick.

Após mais um single ("Short Change"), Eddie Hardin e Pete York deixaram a banda para formarem a dupla Hardin & York. Eles foram substituídos pelo futuro membro da banda do Elton John, Dee Murray, no baixo e Dave Hynes na bateria, substituido em seguida por Nigel Olsson. Com essa formação eles produziram o album "Funky" em 1969 (apenas lançado nos EUA pela DATE, um sub-selo da CBS) antes da separação.

O grupo se reuniu em 1973 com Davis, Fenwick, Hardin, York e o recém-chegado Charlie McCracken no baixo. O grupo lançou o álbum Gluggo (1973) e Living in a Back Street (1974) antes de mais uma dissolução.

Davis continuou trabalhando, produzindo alguns álbuns mais voltados ao jazz no fim dos anos 70 e começo dos 80.

A banda se reagrupo em 2006, embora somente Davis e Hardin são da formação da década de 60.

A partir de 2010, The Spencer Davis Group faz tours pelos EUA e Europa, mas com duas diferentes formações, com apenas o próprio Spencer Davis presente em ambas as formações.

Influência.

The Spencer Davis Group, particularmente na época com Steve Winwood, provou ser influente, com várias músicas da banda sendo regravadas por outros artistas com o passar dos anos. Exemplos notáveis são a versão de 1969 de Chicago de "I'm a Man"; a de The Allman Brothers Band de 1969 que usa o instrumental de "Don't Want You no More"; a gravação de 1970 da banda Three Dog Night da música "Can't Get Enough of it"; e a versão da The Blue Brothers de 1980 de "Gimme Some Lovin". The Grateful Dead também tocou material da banda ao vivo em certa ocasião, e o próprio Spencer Davis se apresentou com eles em 1989 tocando "I'm a Man" no Los Angeles Great Western Forum. Texto: Wikipédia. Traduzido por: Claudemir Padilha Júnior.

Integrantes.

Ultima Formação.

Eddie Hardin (Vocais, Teclas)
Steff Porzel (Bateria)
Colin Hodgkinson (Vocais, Baixo)
Miller Anderson (Vocais, Guitarra)
Spencer Davis (Vocais, Guitarra)

Ex-Integrantes.

Stevie Winwood (Vocais, Teclas)
Muff Winwood (Baixo)
Peter York (Bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário