terça-feira, 26 de abril de 2016

Ian Gillan Band - Biografia

Ian Gillan Band - Biografia


Ian Gillan Band foi uma banda de jazz-rock fusion formada pelo vocalista do Deep Purple em 1975.

Depois de sair do Deep Purple em 1973, Ian Gillan deu um tempo da indústria musical para se aventurar em outras coisas, que incluíam motocicletas, um hotel de campo (com uma piscina em forma de guitarra), um restaurante, e um estúdio de gravação, o Kingsway Recorders, do qual era o feliz proprietário. Foi nesse estúdio que, em abril de 1974, ele começou a trabalhar em suas primeiras faixas solo. Todas essas aventuras não deram em nada, exceto pelo estúdio de gravação, e isso, combinado à recepção calorosa a sua participação como convidado no show “butterfly Ball”, de Roger Glover, no qual foi substituto de Ronnie James Dio, o incentivaram a seguir em sua carreira solo e formar uma nova banda.

Inicialmente chamou-se Shand Grenade, uma combinação de Shangri-La e Grenade, mas não demorou muito para que Gillan fosse convencido a mudar o nome para Ian Gillan Band. Ray Fenwick foi recrutado para a guitarra; John Gustafson para o baixo; Mike Moran para os teclados e o baterista do Elf, Mark Nauseef. Roger Glover compareceu como produtor e músico de estúdio, e foi com esta formação que a banda gravou o primeiro disco “child in time”, entre dezembro de 1975 e janeiro de 1976. Em fevereiro de 1976, Moran foi substituído por Micky Lee Soule (ex-integrante do Elf e do Rainbow), mas para a gravação do álbum seguinte, “clear air turbulence”, ele foi demitido, em maio de 1976, e Colin Towns entrou em seu lugar.

A banda obteve sucesso no Japão, e nenhum nos EUA, ao passo que na Europa nunca passou de uma “cult band”, por causa de seu jazz-rock fusion ser desprovido de qualquer apelo aos fãs do rock e do pop. O álbum seguinte, “scarabus”, já tinha uma sonoridade mais próxima do rock, ainda que mantivesse o direcionamento jazz-rock fusion. Lançado no auge do punk rock, a banda não teve mais nenhum reconhecimento fora do Japão, e por causa disso acabou sendo dispensada pela sua gravadora, a Island.

Ian Gillan dissolveu a banda no ano seguinte, mas manteve Colin Towns e com ele formou uma nova banda, dessa vez chamada, simplesmente, Gillan. Um álbum ao vivo foi lançado depois da separação. Texto: Wikipédia, traduzido por: Alexandre Mourão.

Integrantes ao Longo do Tempo.

Ian Gillan (Vocais)
Ray Fenwick (Guitarra, Vocais)
Micky Lee Soule (Teclados, Guitarra, Vocais)
John Gustafson (Baixo, Vocais)
Mike Moran (Teclados)
Colin Towns (Teclados)
Mark Nauseef (Bateria)
Martin Frith (Saxofone)
John Huckridge (Trompete)
Phil Kenzie (Saxophone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário